Pular para o conteúdo

Noite Passada em Soho Explicado

O final de Noite Passada em Soho (2021/Netflix), do diretor Edgar Wright, tem algumas grandes reviravoltas e revelações surpreendentes de identidade que funcionam para unir o thriller psicológico de época.

Este é um filme sombrio e misterioso que brinca com nossas expectativas sobre o que é real e o que não é. Portanto, aqui está o final de Noite Passada em Soho Explicado.

Final de Noite Passada em Soho Explicado

Thomasin McKenzie e Anya Taylor-Joe no artigo Noite Passada em Soho Explicado para o Blog da Monique
Thomasin McKenzie e Anya Taylor-Joe no artigo Noite Passada em Soho Explicado para o Blog da Monique

O filme conta a história de Eloise (Thomasin McKenzie), uma aspirante a estilista que se muda do interior para Londres com objetivo de começar um curso de moda. Infelizmente, sua vida vai de mal a pior depois que ela chega à cidade.

Ela não apenas luta para fazer amizade com qualquer uma das garotas da faculdade, mas também viaja de volta no tempo, até a década de 1960, onde conhece Sandie (Anya Taylor-Joe), uma jovem cuja vida está em perigo.

Além do dispositivo narrativo central do filme – que Eloise tem visões de pessoas mortas – há muitas reviravoltas enquanto o filme faz ela mergulhar mais fundo no passado e alternar para o presente.

Eloise tem um dom misterioso?

Desde o começo do filme, fica claro que Eloise tem uma habilidade única: ela consegue ver o que parecem ser visões de pessoas que morreram. No começo, parece que isso está relacionado apenas à sua mãe, que faleceu alguns anos antes dos eventos do filme. No entanto, fica evidente que Eloise tem visões há muito tempo.

Por que Eloise vê pessoas que já morreram?

O filme não explora profundamente o estado mental de Eloise ou por que ela tem essas visões, mas sugere que sua mãe sofria de esquizofrenia.

Estar no mesmo quarto onde ocorreram tantas coisas ruins só alimenta essa sensação de sobrenatural, especialmente quando se descobre que os fantasmas que Eloise vê são de homens assassinados por Sandie.

De qualquer forma, Eloise claramente tem alguma conexão com o mundo dos mortos, especialmente quando há uma forte ligação emocional com eles, seja um parente real ou uma conexão emocional com Sandie.

Quem é Sandie?

Sandie é a Sra. Collins quando era jovem. A grande reviravolta no final revela que a senhoria de Ellie, a Sra. Collins, é na verdade a Sandie que Eloise viu em suas visões. Ela acreditava que as visões mostravam Sandie sendo morta no quarto em que vive, mas na verdade foi algo diferente. Isso se relaciona com o modo como a Sra. Collins lidou com sua situação, fechando-se para a dor e tentando seguir em frente.

Quem é Jack?

Jack (Matt Smith) é um rapaz da noite que se oferece para ajudar Sandie a se tornar uma estrela, mas quando Eloise faz uma viagem de volta ao passado, descobre que ele mentiu para ela.

Depois que Eloise tem uma visão de Jack assassinando Sandie, seu cadáver ensanguentado – junto com os homens zumbis – a segue por toda parte. Finalmente, ela não aguenta mais e decide deixar Soho.

Quando explica isso para a Sra. Collins enquanto toma uma xícara de chá, a grande reviravolta é revelada: a Sra. Collins é Sandie. Os zumbis são as almas dos homens que ela assassinou como vingança por explorá-la.

O que há no quarto de Eloise?

Embora Sandie tenha “morrido” de uma forma metafórica, houve diversos assassinatos no quarto: Sandie matou e enterrou os homens que abusaram dela. Essa reviravolta no enredo inverte as visões de Eloise e explica por que não havia registros de assassinato no endereço. Sandie passa de vítima a sobrevivente, mas ainda assim uma assassina.

Por que Sandie tenta matar Eloise?

A reviravolta na identidade de Sandie revela uma outra surpresa: ela tenta matar Eloise para proteger seu passado e evitar que a polícia descubra a verdade. Isso condiz com as ações de Sandie, mas também mostra o medo dela de ser descoberta, tanto pela polícia quanto pela própria Eloise.

O que acontece com Eloise?

Eloise finalmente sobrevive, assim como John (Michael Ajao), que Sandie esfaqueia na tentativa desesperada de encobrir rastros e evitar que seu segredo seja revelado.

No final das contas, Sandie vive com fantasmas há muito tempo para que seja de outra forma; ela está presa naquele lugar, e é por isso que seu instinto – de matar aqueles que ela vê como uma ameaça – entra em ação.

É também por isso que ela tenta tirar a própria vida e depois permanece no prédio em chamas. O filme sugere uma sensação distorcida de que ela acredita que merece e quer se arrepender (como observado em sua fala de que ela “nunca quis” nada disso).

Quem é o homem misterioso que olha para Eloise?

Claro, a revelação de Sandie não é a única reviravolta de identidade no final de Noite Passada em Soho, já que há também o homem que Eloise continua encontrando no bar.

Eloise acredita firmemente que é Jack, mas ele revela ser Lindsay (Terrence Stamp), um policial do esquadrão que conhecia Sandie na década de 1960.

A morte de Lindsay no final o filme é prenunciada: Eloise quase é atropelada por táxis em duas ocasiões, e então ele é atropelado e morto por um.

Por que Sandie reaparece para Eloise?

Mesmo que a Sra. Collins morra, não é a última vez que os espectadores veem Sandie. O filme avança para o final do primeiro ano na universidade, onde ela apresenta seu design finalizado em um desfile de moda.

O trabalho de Eloise ainda é muito influenciado pelos anos 60 e por Sandie, e no final do filme, Sandie aparece para Eloise no espelho. Essa é a versão idealizada da personagem, a cantora com a cabeça cheia de sonhos, uma estrela em ascensão.

Em certo sentido, isso pode ser visto como Eloise mostrando perdão a Sandie, entendendo o que ela fez e por quê. Mas também está relacionado com a ideia de se agarrar ou ser incapaz de escapar do passado.

O que o fim da noite passada no Soho significa

O retorno de Sandie no espelho no final de Noite Passada em Soho se encaixa em um dos temas centrais do filme, que é o perigo de viver ou se apegar ao passado, e que a obsessão pela nostalgia não é necessariamente bom.

A maneira como a personagem de Anya Taylor-Joy aparece para Eloise é dando um brilho, que é como o passado é frequentemente lembrado: as partes ruins são esquecidas ou mantidas fora de foco e, em vez disso, as imagens e a iconografia evocam saudade de um lugar e tempo perfeitos que nunca existiram de verdade.

Isso é verdade para o arco de Eloise em todo o filme, desde sua mudança para Londres em primeiro lugar e as realidades de como são realmente a cidade grande e a vida universitária até o ponto fraco do mundo dos sonhos dos anos 1960 que ela imagina.

Há também uma sensação de Noite Passada em Soho tentando abordar questões de masculinidade tóxica, comportamento sexista e abuso de mulheres (inclusive na indústria do trabalho sexual), tanto no passado quanto no presente.

Isso pode ser visto na apresentação de Jack, um homem zombeteiro e malicioso que serve como o vilão de fato do filme, o velho do Tucano (antes de sua revelação) e os comentários inadequados do motorista de táxi em relação a Eloise.

É sugerido que todos os corpos estejam escondidos nas paredes da sala, e Sandie tenta impedir que a verdade seja revelada envenenando Eloise e esfaqueando seu amigo John, que veio para ajudá-la.

Enquanto tenta escapar de Sandie, Eloise continua vendo os fantasmas dos homens que ela matou. De maneira perturbadora, eles pedem para serem salvos, até mesmo atendendo ao telefone para ela. Durante todo o filme, os fantasmas podem ter tentado revelar a verdade a Eloise por meio de suas visões.

No entanto, Sandie muda de ideia rapidamente e decide não matar Eloise, optando por tirar sua própria vida. Antes de ser impedida por Eloise, Sandie lamenta suas ações, dizendo que “não queria nada disso” e que os homens mereciam. Enquanto a casa pega fogo, Sandie escolhe ficar para trás.

O filme então avança para o final do primeiro ano de Eloise na London College of Fashion, onde ela exibe seus designs inspirados na década de 1960. Apesar de tudo o que aconteceu, Eloise e John sobreviveram e parecem não guardar rancor.

Ao ver sua mãe no espelho, Eloise também vê Sandie antes dos eventos dos assassinatos, quando ela era apenas uma aspirante a cantora.

Por que o final de Noite Passada em Soho causa divisão (funciona?)

A revelação de que Sandie matou todos aqueles homens, depois suas tentativas de matar Eloise e John, minaram alguns dos temas mencionados acima e tornaram Noite Passada em Soho divisivo.

Isoladamente, poderia ter funcionado melhor, mas é pior quando os cadáveres das vítimas – mas também, não devemos esquecer, dos seus agressores – fazem Eloise vingar as suas mortes.

O filme inverte um pouco demais o roteiro ao transformar Sandie em uma vilã, confundindo completamente as mensagens. É possível que o filme ganhe uma sequência.

Sandie, Lindsay e os fantasmas das vítimas de Sandie dos dias atuais podem ter desaparecido, mas Eloise ainda pode aparentemente ver fantasmas – principalmente a mãe.

Uma sequência poderia, portanto, ver Eloise continuar a lidar com a história da mãe com ainda mais detalhes, seja descobrindo um enredo específico que ela nunca conheceu ou simplesmente aprendendo sobre a doença mental da mãe enquanto navega em sua própria experiência semelhante.

Em uma nota completamente diferente, Eloise também poderia descobrir mais mistérios não relacionados da história de Londres, até mesmo alguns tão famosos como Jack, o Estripador.

Leitura recomendada

As Melhores Histórias de Viagens no Tempo

Livro: As Melhores Histórias de Viagens no Tempo, contos de diversos autores.

Monique Gomes, editora-chefe da Revista de Entretenimento Blog da Monique

Por Monique Gomes

Empreendedora digital,
copywriter, analista de SEO
on-page, gestora de tráfego.