Pular para o conteúdo

Paraíso: você venderia o seu tempo de vida?

A ficção científica distópica Paraíso (2023) é uma produção original da Netflix, dirigida e co-escrita por Boris Kunz. O filme é estrelado por Marlene Tanczik , Kostja Ullmann , Iris Berben e Lisa-Marie Koroll. 

>>> O que você vai ler neste post:

  • Sobre o que é o filme Paraíso 2023?
  • Por que tiraram 40 anos da Elena?
  • Por que Sophie mirou em Elena?
  • Paraíso 2023 Final Explicado
  • Grupo Adam parte para o plano B
  • Como Elena recupera a vida?
  • Max e Elena ficam juntos no final de Paraíso?
  • Paraíso é uma crítica social?

Sobre o que é o filme Paraíso 2023?

Paraíso, filme em que as pessoas vendem o tempo de vida FINAL EXPLICADO
Paraíso, filme em que as pessoas vendem o tempo de vida FINAL EXPLICADO

A produção alemã retrata uma sociedade onde o slogan “tempo é dinheiro” assume um significado muito literal. A engenharia genética foi aperfeiçoada a ponto de as pessoas poderem comprar a juventude umas das outras. 

Uma grande empresa está lucrando com o comércio, enquanto um jovem casal Max (Kostja Ullmann) e Elena (Marlene Tanzcik) tenta desesperadamente pagar uma dívida.

É que, infelizmente, eles não podem pagar a casa dos sonhos. Após a ocorrência de um acidente não coberto pelo seguro, são obrigados a usar a “garantia”.

Para a surpresa de Max, a garantia são impressionantes 40 anos de vida de Elena. Obviamente, isso efetivamente arruína a chance do casal ter um futuro juntos, incluindo formar uma família.

Como funcionário respeitado da AEON, empresa que oferece este serviço, ele tenta de tudo para recuperar os anos perdidos de Elena. No entanto, apesar da tecnologia ser reversível, rapidamente se torna evidente que isto é muito difícil.

Por que tiraram 40 anos da Elena?

No início do filme, conhecemos o conceito de moeda do tempo, onde as pessoas podem vender anos de suas vidas em troca de dinheiro. Max é quem convence as pessoas a venderem os anos.

Ele é casado com Elena, e tudo parece perfeito até que um incêndio destrói o apartamento deles, levando a uma dívida impagável. O banco reivindica 40 anos de vida de Elena, e Max, desesperado, busca outra maneira de resolver.

A trama se complica com grupos paramilitares contra o comércio de tempo, e Max, indignado com o sistema, procura uma maneira de restaurar a juventude de Elena. A história culmina em um plano ousado de sequestro.

Por que Sophie mirou em Elena?

Parece que o DNA de Sophie era extremamente raro, tornando quase impossível encontrar um compatível para ela. E a pobre Elena por acaso era compatível.

Ela mexeu alguns pauzinhos para garantir que Elena e Max só fossem aprovados para sua hipoteca. Sophie também estava por trás do incêndio que queimou o apartamento e até matou a pessoa para quem Max havia doado anteriormente, forçando Elena a doar sua vida.

A resistência planeja sequestrar Sophie. Quando ela, com seu pequeno exército liderado por Kaya e Viktor, chega ao armazém, Lilith manda Max para fora e o incumbe de convencer Sophie a entrar com ele.

O plano falha no último minuto, mas acontece que Viktor era uma toupeira para Lilith, então ele atira em Sophie antes que Kaya atire nele. Enquanto os dois lados atiram um contra o outro, Max aproveita o caos e foge com Marie e Elena.

Enquanto Elena dirige em direção à clínica ilegal, Max parece ter mudado de ideia. Como agora ele sabe com certeza que sequestrou a mulher errada, ele não se sente confortável em roubar 40 anos de uma inocente.

Mas sua esposa discorda. Ela chegou longe demais para desistir agora, então ela para o carro e exige que Max saia.

Paraíso 2023 Final Explicado

Depois de descobrir que Elena é compatível com Sophie, Max elabora um plano para sequestrar a jovem. Após uma perseguição intensa, Max atordoa “Sophie” e a coloca na van.

No entanto, o que ele não sabia é que, em vez de Sophie, acabou sequestrando Marie, a filha secreta de Sophie. Marie havia sido mantida longe dos olhos do público, mas Max presumiu que ela era apenas uma versão mais jovem da mãe

Max leva Elena e Marie a um médico clandestino que domina a tecnologia da AEON. A princípio, Elena hesita em tirar anos de vida de Marie, mas eventualmente concorda em seguir em frente.

O Grupo Adam descobre o paradeiro de Elena e Max, tentando usá-los como isca para capturar Sophie Theissen. Lilith, membro do Grupo Adam, revela os detalhes do que realmente aconteceu entre a família de Max e a AEON.

Max foi designado como gerente de doações para Elena, com a missão de receber dela os anos para Sophie. No entanto, em vez de concluir a tarefa, Max acaba se casando com Elena, complicando a obtenção dos anos por parte de Sophie, sua única doadora compatível.

Sophie esperou anos pelo momento certo e, quando precisou desesperadamente de um doador de vida, ateou fogo ao apartamento deles, colocando Elena em uma posição onde não poderia recusar a doação de anos.

A equipe da AEON chega com a polícia e cerca o galpão onde o grupo de Adam e Max estão escondidos. Seguindo o plano, Max se aproxima e pede para falar com Sophie em particular. Uma Sophie agora visivelmente mais jovem emerge, revelando que aproveitou os anos dados por Elena.

Grupo Adam parte para o plano B

Com o plano A do Grupo Adam falhando, eles fazem com que Victor atire em Sophie. Victor, que sempre esteve envolvido com o Grupo Adam, atira duas vezes em Sophie e é baleado pelo guarda-costas. O caos se instaura no galpão, e Elena foge com Marie e Max.

À medida que nos aproximamos do desfecho de “Paraíso”, Max enfrenta dilemas sobre a transferência, pois sabe que Marie é quem está presente, não Sophie. Marie, inocente e sem prejudicar a família, torna-se a escolha de Elena para recuperar os anos, especialmente após o incidente em que Sophie foi baleada.

Como Elena recupera a vida?

Consequentemente, Elena deixa Max à beira da estrada por discordarem da transferência e parte para o esconderijo do médico ilegal. Tirando os anos de Marie sem sentir remorso, Elena segue seu caminho. Enquanto isso, Sophie permanece viva, usando uma jaqueta à prova de balas o tempo todo.

No desfecho de “Paraíso” em 2023, Sophie consola Marie, que aparenta envelhecimento acelerado, indicando que não abrirá mão dos anos de sua vida, mesmo sendo sua filha.

Max e Elena ficam juntos no final de Paraíso?

Meses depois, Max e Elena não estão mais juntos. Max observa Elena de longe, silencioso, vendo que ela está grávida e feliz com outro homem. Ele desistiu do trabalho na AEON, se uniu ao Grupo Adam na missão de acabar com essa tecnologia distópica.

Embora não seja um final feliz, é o que cada um merece. Max, antes indiferente às consequências de suas ações, compreende a gravidade após ver Elena doando anos.

Elena, ressentida, decide tomar o controle, mesmo sem a presença de Max. A verdadeira vítima é Marie, conforme Lilith observa, pois ela não fez nada para evitar a atitude da própria mãe.

Paraíso é uma crítica social?

O filme explora temas complexos relacionados à comercialização da vida. Isso inclui questões éticas e morais, questiona a natureza de uma sociedade que permite a manipulação da vida humana com base em fatores financeiros.

A crítica explícita se manifesta em como a tecnologia é explorada de maneira desigual, beneficiando os ricos enquanto marginaliza os menos privilegiados. A dinâmica entre doadores e receptores destaca as disparidades socioeconômicas.

Outro ponto são as escolhas das personagens. Elena sempre foi contra o sistema, mas, quando precisa recuperar anos de vida, não hesita em roubá-la de uma inocente.

Em última análise, “Paraíso” oferece uma visão sombria de uma sociedade futurista onde a tecnologia, em vez de promover a igualdade, reforça as divisões entre classes sociais.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.