Antes que 2015 termine, quero deixar uma dica de leitura que vai fazer você rir ao mesmo tempo em que vai causar um reboliço nas suas ideias a respeito da “condição do macho dos trópicos nesse perigo da hora”, como diz o jornalista e escritor Xico Sá sobre o seu recente livro Os Machões Dançaram – Crônicas de amor e sexo em tempos de homens vacilões.
Confira a sinopse:
Os machões dançaram – crônicas de amor & sexo em tempos de homens vacilões apresenta uma galeria de personagens que ilustram as grandes transformações do homem. Do macho-jurubeba – como o autor define o cara à moda antiga – aos sensíveis macunaemos – garotos que têm a preguiça sentimental de um Macunaíma e a choradeira de um roqueiro estilo emo. A fase alfa do macho e o metrossexualismo também são alvos da escrita picaresca desta edição. Em sua narrativa sobre a tragicomédia dos relacionamentos, Xico Sá entrega os segredos masculinos do cotidiano dos botequins sem esquecer a devoção permanente pelas mulheres, traço que tem marcado a sua escrita como um dos principais cronistas do país.
Diz aí se não é um objeto de extrema necessidade?
No site da Livraria da Travessa o livro está com um preço realmente camarada: R$ 26,24. Você pode conferir aqui (não sei se a oferta é por tempo ilimitado). Se preferir, pode adquirir a versão digital e receber o livro na hora.
Vou deixar um trechinho de um artigo que Xico escreveu para o Jornal El País – como tem gostinho de ‘quero mais’, você pode ler na íntegra aqui.
O que querem os machos?
Óbvio que melhoramos como rapazes, óbvio que o macho-jurubeba(*) é cada vez mais apenas um personagem do machão nostálgico que faz contraponto histórico com o homem mais sensível e delicado nos meus livros. Que diabo querem os marmanjos?
Continuamos repetindo, no boteco da esquina, as mesmas teses ou piadas sobre as “mal-comidas”, as gostosas óbvias, o giselismo gazeloso de um Brasil eurocêntrico (vide Bündchen), a mulher-mignon etc? Sim, de certa forma, continuamos.
(*) Macho jurubeba: o macho com todos os defeitos de fábrica.
Compre agora! Os Machões Dançaram – Crônicas de amor e sexo em tempos de homens vacilões. De Xico Sá / Editora Record
Monique Gomes é blogueira, jornalista freelancer certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.
.