Como ensinar um ser humano a ser mais humano?

A pergunta retórica que não quer calar.

Os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo – em especial o nosso governo desgovernado, políticos picaretas que roubam o dinheiro público descaradamente, o descaso com a saúde, o desastre ambiental em MG causado pela ganância do homem, o terrorismo, enfim, a nossa atual realidade aponta para esse questionamento: como pode o ser humano ser tão desumano?


[ Humano é uma palavra com origem no latim humanus e designa o que é relativo ao homem como espécie. O termo humano é utilizado como adjetivo com o significado de bondoso ou generoso, compreensivo ou tolerante].


Mas não é preciso assistir ao noticiário para fazer essa observação. Basta conviver com outros seres humanos – menos sensíveis – para perceber que eles deveriam participar de um curso intensivo APRENDA A TER ATITUDES DE UM HUMANO. Vou contar um causo que me aconteceu hoje.

Estava eu na fila do caixa eletrônico de um banco, quando alguém esbarrou na mulher que estava na minha frente. Os óculos escuros que ela usava presos na testa sofreram os efeitos da lei da gravidade e foram parar no chão, próximos a mim. Imediatamente eu me abaixei e peguei o Ray Ban. Ela, no entanto, recebeu os óculos das minhas mãos sem ao menos olhar para o meu rosto. Não agradeceu ou sequer sorriu. Simplesmente pegou o objeto e voltou a sua atenção para o caixa – e ainda não era a vez dela utilizar a máquina, ou seja, não havia motivos para distrações.

De repente ela poderia ser banguela, pensei. Ou quem sabe ter uma cárie cavernosa no dente da frente. Vai ver era muda. Mas com certeza não era cega. Um sinal de legal com o polegar e eu teria ficado satisfeita em receber um feedback simpático, mas não. Apenas presenciei a frieza de um ser humano no turbilhão de um dia quente.

Nossos pais não precisam nos dizer coisas do tipo: “Filha, quando você estiver na fila de um banco qualquer e uma desconhecida fizer a gentileza de pegar os seus óculos que acabaram de cair no chão, simplesmente agradeça”. Não precisam!

A gentileza justifica a máxima de que você deve tratar as pessoas como gostaria de ser tratado. O mesmo vale por ‘não fazer com os outros aquilo que não gostariam que fizessem com você’. Simples assim.

Anúncios

4 comentários sobre “Como ensinar um ser humano a ser mais humano?

  1. Algumas pessoas são rudes, mesmo. Ela, acredito, pense não te dever um obrigado pq não pediu para apanhar o óculos. Tem gente pragmática. Alguns se reclamam quando tu não cumprimenta alguém na rua. Às vezes por estar distraído com as abstrações que alimentam as reflexões diárias. Mas as pessoas esquecem que o ato de cumprimentar tem uma bifurcação de disparo. Eu mesmo não falo muito com as pessoas na rua, não as percebo, sempre estou ocupado amadurecendo alguma ideia. Quando reclamam, eu respondo: “Pq vc não me cumprimentou? A obrigação é só minha?”. Tu deverias ter entregado o óculos falando “De nada!”. Teria sido um grande efeito educativo.

    Curtir

    1. Eu tb sou extremamente distraída nas ruas, meu pensamento voa. Quando estava aprendendo a dirigir a minha maior dificuldade era manter o foco na segurança, minha e dos pedestres. Essa coisa de cumprimentar é engraçado, porque quando eu falo com alguém, muitas vezes eu recebo o silêncio de volta ou a indiferença. Outras, eu fico na minha e depois que passo pela pessoa ouço um bom dia ou boa tarde, e aí respondo encabulada porque não dei atenção no início . Enfim, procuro dar um sorriso ou dizer um oi se alguém me olha nos olhos. Mas se alguém segura a porta pra eu passar, olho diretamente para a pessoa e agradeço. Já aconteceu de eu segurar a porta para alguém passar e ela nem agradeceu. Sandra Annemberg diria: “que deselegante”!

      Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s