Entenda os superpoderes do e-mail marketing

Muitas empresas estão ignorando uma poderosa ferramenta no mundo do marketing digital: o e-mail.

Cerca de 92% dos usuários tem no mínimo uma conta de e-mail e 72% checam a caixa de entrada seis vezes ao dia ou mais – com essa informação eu já poderia parar esse artigo por aqui.

Ora, que outro meio de comunicação oferece tamanha eficiência por um custo praticamente zero?

Observe as pessoas ao seu redor. Elas estão acessando a internet de seus smartphones nas filas de atendimento, nas salas de espera do médico, nos bancos da praça, em qualquer lugar – 48% dos usuários acessam o e-mail também de aparelhos móveis.

É importante que o seu site/blog ofereça um conteúdo relevante, original e mantenha uma assiduidade nas publicações – não é necessário ser um escritor para produzir conteúdo: você pode contratar o serviço de um redator freelancer.

 [ Se ainda não conhece as peripécias do Marketing de Conteúdo, leia: Afinal, o que é Marketing de Conteúdo? ]

Como começar uma lista de E-mail

Caso você ainda não possui uma lista e não tem ideia de como conseguir essa façanha, comece pela base de contatos que você já tem. Isso mesmo. Seus clientes. Complete o cadastro de cada um com a informação de endereço eletrônico. Isso pode ser feito com um diálogo quando eles estiverem presentes na sua empresa (se ela for física) e também através de celular.

Feito isso, crie estratégias para atrair potenciais clientes que poderiam se interessar pelo seu negócio, mas ainda não têm conhecimento que você existe. Guest Post, Landing Page e Call to Action representam excelentes estratégias para captura de e-mails.

Guest Post é tipo uma parceria que você faz com outro blogueiro do mesmo nicho: você publica seu artigo no blog dele e/ou vice-versa. O maior benefício é conseguir mais tráfego, aumentar o engajamento.

Landing Page é uma página simples de captura de e-mails na qual você pode oferecer um produto (artigo, e-book, vídeo) em troca da assinatura daquela pessoa que se interessou pela sua oferta.

Call to Action é uma chamada que contém um link para algum tipo de ação: “Assine a nossa newsletter clicando aqui”, “cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações”,etc.

Evite comprar pacotes com listas de endereços. Além de ser considerada spam, essa prática pode colocar em risco a imagem da sua empresa.

Não tem experiência com marketing digital? Converse com um especialista. Ele vai orientar você a analisar o seu público para identificar quais as necessidades deles e então viabilizar as estratégias de conteúdo.

 

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Que tipo de conteúdo enviar por e-mail

Apesar do e-mail ser uma correspondência virtual, você deve se comportar como se estivesse visitando pessoalmente o remetente da mensagem. Se você conseguir manter essa similaridade, a ética será uma premissa, ou seja, você jamais será tentado a lotar a caixa de entrada dos seus assinantes apenas com promoções – é claro que uma boa promoção pode converter em vendas, mas deve ser utilizada com moderação.

O conteúdo que você vai produzir depende muito do seu tipo de negócio. Por exemplo, se o seu produto é moda feminina, por que não enviar dicas e informações sobre as tendências da moda?

Qual a melhor ferramenta de E-mail Marketing

É bem possível que um dia algum serviço de correio eletrônico, a exemplo do G-mail do Google, ofereça entrega de e-mail em grande escala, mas hoje isso não é possível. Para enviar e-mails para uma lista grande é necessário um software específico para essa finalidade.

Diversos especialistas recomendam o MailChimp para campanhas de E-mail Marketing porque a navegabilidade dele é muito simples, mas você pode simpatizar com outros. O serviço do MailChimp é gratuito para o disparo de até 12 mil e-mails por mês, permite personalizar a mensagem com modelos prontos, emite relatório de e-mails abertos, cliques recebidos, etc.

Enfim, você vai continuar duvidando do poder do e-mail?

Monique Gomes é jornalista freelancer, blogueira, certificada em Marketing de Conteúdo pela Rock Content, Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

 

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