Pular para o conteúdo

Por que The Housemaid termina de forma trágica?

Em The Housemaid (2010/Prime Video), ou A Empregada, em português, nos deparamos com a dinâmica complexa de uma família rica e seus empregados.

O filme do diretor Im Sang-soo é um remake do original lançado em 1960 (com direção de Kim Ki-young), uma das obras mais importantes e influentes da história do cinema sul-coreano e um marco do cinema mundial.

O que você vai ler neste post:

  • The Housemaid Final Explicado
  • The Housemaid 2010 começa e termina com cena de suicídio
  • Hoon usa vinho para abusar e intimidar mulheres
  • Por que Eun Yi não quis abortar?
  • O filho da Sra. Cho é do Hoon?
  • Revoltante, Feio, Nojento e Sem-vergonha
  • Qual a explicação do final de The Housemaid?
  • Por que Eun-Yi se enforca no lustre?
  • A Empregada 2010 é baseado em fatos reais?

The Housemaid Final Explicado

Atriz principal no filme A Empregada ( The Housemaid Final Explicado para o Blog da Monique )
Atriz principal no filme A Empregada ( The Housemaid Final Explicado para o Blog da Monique )

Aqui vai um resumo do filme: Hoon (Lee Jung-jae) é o patriarca autoritário que espera obediência irrestrita a seus caprichos. A esposa Hae-ra (Seo Woo) vive um cotidiano de luxo ocioso enquanto aguarda o nascimento dos gêmeos.

Ela parece desinteressada em qualquer coisa que não sejam compras, bem-estar e revistas de moda. A matriarca da família, interpretada por Park Ji-young, apenas se satisfaz com o casamento próspero da filha.

Quando Eun-yi (Jeon Do-youn) é contratada como a nova babá, Hoon começa a agir de forma estranha e isso desencadeia uma série de eventos inesperados. Ela fica fascinada por Hoon, pois ele a olha interessadamente, é bonito, bem-sucedido, e toca piano divinamente bem.

Eun-yi parece não entender a sua condição de “mulher descartável”. A Sra. Cho (Yun Yeo-jong), a governanta mais velha, apesar de desprezar a família para quem trabalha, mostra-se implacável e extremamente eficiente em suas funções.

The Housemaid 2010 começa e termina com cena de suicídio

Logo no início do filme, a personagem principal, Lee Eun Yi, chega com a amiga; segundos depois, alguém salta de uma varanda, seguido pelo grito de mulher.

Algumas pessoas vão em direção à janela e ficam olhando para baixo. Dois homens juntam-se aos amigos, um deles dizendo: “Ela pulou”, repetidamente.

Apenas uma pequena cena dos pés da mulher e a sirene da ambulância comprovam que o suicídio havia acontecido.

É notável porque prenuncia o acontecimento do final de The Housemaid, quando a empregada se enforca com uma corda pendurada no lustre.

NOTA: Na Coreia do Sul, 36 pessoas cometem suicídio por dia, segundo dados da BBC.

Hoon usa vinho para abusar e intimidar mulheres

O vinho parece ligar Hoon ao sexo – ele sempre serve vinho para a mulher antes de “atacar”.

Apesar de toda a política doméstica ser manipulada pelas mulheres, a única pessoa que se beneficia com isso é Hoon, o macho alfa da família.

Depois que Hae-ra descobre a traição, durante o banho juntos, ela diz a ele: “você é impuro”.
Ele responde: “mesmo assim, me diga quando você tiver preparada para o quarto e o quinto filho”.

Por que Eun-Yi não aceita abortar?

A gravidez resultante de encontro abusivo pode ser uma fonte de grande angústia e trauma para a mulher. Eun Yi ficou em choque com a notícia, mas não cogitou abortar porque, apesar das situações adversas, encontrou propósito na ideia de ter um filho.

É importante lembrar que a empregada se sentia culpada, isso fica evidente quando ela diz a Hoon: “Desculpe por ter engravidado de alguém como você”.

O filho da Sra. Cho é do Hoon?

Tudo indica que sim. Quando a mãe de Hae-ra troca confidências com a Sra. Cho, celebra com alegria que o filho da governanta se tornará promotor da República da Coreia.

Isso sugere que Eun-Yi não foi a primeira mulher abusada por Hoon e que, possivelmente, a Sra. Cho também foi vítima dele.

Ela descobre o namoro da dupla e até percebe que Eun-yi está grávida antes de qualquer outra pessoa (incluindo Eun-yi!)

Outro ponto que justifica essa teoria é que a mulher demonstra uma forte empatia com a empregada, uma solidariedade típica de quem já sofreu o mesmo.

“Revoltante, Feio, Nojento e Sem-vergonha”

É assim que a Sra. Cho descreve o trabalho naquela casa: revoltante, feio, nojento e sem-vergonha. Ou seja, mais um motivo que confirma que ela também foi vítima do patrão.

Quando Eun-yi está no hospital depois de ter sido empurrada do lustre, a governanta lhe entrega um envelope e diz: “É seu pagamento de consolação. É assim que essa família resolve qualquer problema, certo? Conveniente para eles e nada mal para nós também”.

Por que Eun-Yi se enforca no lustre?

Eun-Yi não se conforma com o fato de ter perdido o bebê por envenenamento criminoso. O fato de ela decidir se enforcar no lustre parece uma ação drástica, mas simbólica.

Isso porque foi ali, na mesma luminária, que a mãe de Hae-ra a empurrou, causando um grave acidente que a deixou hospitalizada.

Sendo assim, Nami (Seo-Hyeon Ahn), que ainda é uma criança, é testemunha do suicídio , assim como as duas crianças na cena de abertura veem o suicídio da mulher.

Qual a explicação do final de The Housemaid?

No final do filme, vemos a família de Hoon comemorando mais um aniversário de Nami. A menina ganha um quadro valioso (oi?) e finge estar feliz, enquanto os gêmeos estão aos cuidados da nova babá. Ou seja, para os poderosos, a vida continua na mesma. Nada mudou.

A Empregada 2010 é baseado em fatos reais?

Quando o primeiro The Housemaid foi filmado em 1960, o diretor Kim Ki-young se inspirou em uma notícia da época: “Empregada doméstica comete suicídio por que engravidou do chefe”.

Na verdade, é o contexto que torna esse filme tão interessante. Na época, a estrutura cultural e socioeconômica da Coreia do Sul passava por uma grande reformulação.

As transições novo-velho/Leste-Oeste estão representadas nos trajes dos personagens (a matriarca usa o tradicional Hanbok coreano, enquanto o marido e os filhos sempre usam roupas ocidentais modernas) e também na paisagem da cidade.

Ele exibe com sucesso um retrato maravilhoso da sociedade sul-coreana em 1960, quando novas ideias (principalmente ocidentais) penetravam num país comparativamente conservador.

The Housemaid é sobre opressão feminina?

O filme aborda de forma persuasiva as questões de gênero e classe, mostra a luta de uma jovem empregada doméstica contra a opressão social e sexual perpetrada pelo empregador.

Eun-yi é uma jovem vulnerável que entra na casa de uma família rica em busca de trabalho, mas rapidamente se vê presa em um ambiente tóxico.

O chefe representa a elite privilegiada da sociedade sul-coreana da época. Ele exerce um controle rígido sobre ela, impondo-lhe uma série de demandas e regras arbitrárias.

O fato da empregada começar a desenvolver sentimentos pelo patrão é um aspecto que demonstra a complexidade das relações interpessoais e a maneira como o poder e a manipulação podem distorcer as emoções e percepções das pessoas envolvidas.

The Housemaid coloca em foco as injustiças e desigualdades que permeiam a vida das mulheres, especialmente aquelas em posições sociais mais baixas.

Livros citados no filme

O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir

O Idiota, de Dostoiéviski

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.