Pare, feche os olhos e veja

buddy1Está em cartaz nos cinemas o Filme ‘Ensaio sobre a Cegueira’, com direção de Fernando Meirelles – e eu não vou assistir, porque o cinema está lá na capital e eu aqui… mas enfim, li o livro. O filme é baseado no livro de José Saramago com o mesmo título, uma obra que eu jamais vou esquecer.

A história começa com uma cena trivial: pessoas no trânsito esperando o sinal abrir. Subitamente, um dos motoristas é acometido por uma cegueira. Desesperado, ele sai do carro e pede ajuda a alguém que possa levá-lo para casa. Ao chegar, relata o acontecimento para a mulher. Minutos depois, constata que a pessoa que o ajudou se aproveitou do momento infeliz e lhe roubou o carro. Horas depois, o ladrão cega. Há uma epidemia de cegueira sem fim e uma, apenas uma mulher é capaz de enxergar todo o caos que se alastra na cidade. “A responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”.

A partir daí, ocorre o desmoronamento de tudo que uma sociedade considera como civilização. A história revela ainda uma incrível metáfora sobre a miséria e a precariedade que vive a sociedade contemporânea.
“Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem”.

Originalidade parece ser uma constante nas obras de Saramago. Não sei se o filme carrega a mesma característica, mas os personagens do Livro não têm nome. O autor se refere a eles como: A Mulher do Médico, A Rapariga dos Óculos Escuros, O Ladrão, O Médico, etc, o que dá mais veracidade e completude à história. “Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”, diz uma personagem.

 

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s