Pular para o conteúdo

O que acontece no final do filme Meu Pai?

Eu amo quando um filmão de responsa entra no catálogo de uma Netflix da vida porque isso significa que mais pessoas vão assistir.

Se você viu The Father (2021) com os monstros da dramaturgia Anthony Hopkins e Olivia Colman, provavelmente ficou confuso e se perguntou: o que acontece no final do filme Meu Pai?

De uma maneira extraordinária, a degradação da personalidade em consequência do Alzheimer é mostrado não do ponto de vista de um observador externo — médico, parentes, amigos — mas de dentro, através dos olhos do próprio paciente.

Nas cenas iniciais tudo é bastante simples – o personagem principal, a filha e os cuidados médicos.

Depois de alguns minutos, o espectador, assim como o velho Anthony, fica confuso com a mudança repentina de lugares e personagens.

O espectador é obrigado a ocupar o lugar do protagonista, vivendo a agonia dele.

A sensação de ter um pai com Alzheimer

O Alzheimer é uma doença que afeta o cérebro e causa problemas progressivos de memória e pensamento.

É a forma mais comum de demência, uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa realizar atividades diárias, além de ter impacto na comunicação, personalidade e habilidades motoras.

Os sintomas do Alzheimer incluem a perda de memória recente, dificuldade em realizar tarefas simples, desorientação em relação ao tempo e espaço, problemas de comunicação, alterações de humor e comportamento.

Infelizmente, ainda não há cura para a doença, mas existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Mais sobre Meu Pai, na Netflix

Meu Pai é baseado na peça teatral Le Père de 2012, escrita pelo diretor do filme, o próprio Florian Zeller.

Juntos, Anthony Hopkins e Olivia Colman prendem sua atenção e levam você a um passeio emocional que gira em torno do envelhecimento e da perda de memória.

Todas as tentativas de racionalizar de alguma forma o que está acontecendo terminam em fracasso.

Isso porque o significado de The Father não está apenas em mostrar a demência senil, mas em transmitir sensações que permitem mergulhar fundo na consciência do protagonista.

A combinação da imagem de Anthony Hopkins com um enredo ambíguo e difícil de entender dá ao filme “O Pai” uma sensação assustadora.

O que também assusta é o realismo do que é apresentado, sugerindo que isso pode acontecer com qualquer um de nós.

Falando sobre um problema importante e frequente, os autores não tentam avaliar as ações dos personagens.

O diretor do filme, Florian Zeller, conseguiu evitar declarar moralidade, transformando a trama em uma experiência pessoal vivida pelo espectador junto com o herói.

Anthony Hopkins | Filmes

O que acontece no final do filme Meu Pai? Anthony Hopkins é um idoso com alzheimer.

Hopkins é considerado um dos maiores atores da geração.

Começou a carreira no teatro, trabalhou em várias produções em Londres e se tornou conhecido internacionalmente pelo papel como Hannibal Lecter no filme “O Silêncio dos Inocentes” (1991).

O trabalho lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator. Anthony também é conhecido por papéis em outros filmes de sucesso, como “Thor”, “Remains of the Day”, “Legends of the Fall”, “Meet Joe Black” e “The Elephant Man”.

Em 1993, foi nomeado Cavaleiro pela Rainha Elizabeth II por seus serviços às artes cênicas. Recentemente, ganhou o segundo Oscar de Melhor Ator pela atuação em Meu Pai.

Olivia Colman | Filmes

Olivia Colman atuando em The Father

Olivia é conhecida por performances versáteis em filmes, séries de TV e produções teatrais.

Trabalhou em várias produções antes de fazer a estreia no cinema em 2005, no filme “Água Negra”.

Ela ganhou mais destaque na TV britânica, atuando em séries como “Peep Show”, “Green Wing” e “Broadchurch”, que lhe rendeu o prêmio BAFTA de Melhor Atriz em 2014.

É famosa por papéis em filmes de sucesso, como “A Dama de Ferro”, “Tyrannosaur”, “O Lagosta” e “A Favorita”, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2019.

Em 2020, estrelou como a Rainha Elizabeth II na terceira e quarta temporadas da série “The Crown”, papel que lhe rendeu mais elogios e indicações a prêmios.

Onde assistir a Meu Pai

Netflix (para assinantes) e Prime Video (disponível para aluguel).

O que acontece no final do filme Meu Pai? Final explicado.

Ele se sente como se estivesse "perdendo todas as suas folhas" , explicação do final do filme MEU PAI, na Netflix.

No desfecho de “O Pai”, o apartamento de Anthony passa por diversas transformações e se torna uma casa de repouso, onde o idoso é cuidado pela enfermeira Catherine e seu assistente Bill.

O filme é a representação temática da demência, em que os atores interpretam diferentes personagens, incluindo Catherine e Bill, que são rostos familiares para Anthony.

À medida que a história chega ao fim, fica evidente que a capacidade de Anthony de discernir a realidade está diminuindo.

Então, ele não consegue mais distinguir entre as memórias verdadeiras e as que foram distorcidas ou criadas pela doença.

Em uma cena emocionante que serve como o clímax do filme, o homem se lembra da mãe e começa a chorar, desejando voltar para casa.

Ele se sente como se estivesse “perdendo todas as suas folhas” e desapegando-se das coisas que antes valorizava. Enquanto chora, a enfermeira o acalma, promete que farão um passeio e que tudo ficará bem.

No final, a câmera do filme se afasta pela janela, mostrando as árvores cujas folhas se movem com o vento.

É um momento sensível que acentua os aspectos emocionais da história de Anthony, marcadas por confusão, memórias fragmentadas e incertezas.

Além disso, a música final, “My Journey”, é uma trilha sonora arrepiante e apropriada para a história do filme, que evoca sentimentos de perda, saudade e nostalgia.

Enfim, The Father é um filme maravilhoso que todos deveriam assistir: é um filme sobre tristeza e como é chorar por alguém que ainda está vivo.

Ao mesmo tempo, a história nos ajuda a entender como a vida é preciosa e a importância de apoiar e amar nossa família, mesmo que um deles não nos reconheça.

Gostou de saber o que acontece no final do filme Meu Pai? Aproveite para conferir os spoilers de outros filmes bastante complexos:


Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.