Pular para o conteúdo

Estou Pensando em Acabar com Tudo | Final explicado

Se você assistiu a Estou Pensando em Acabar com Tudo (Netflix/2020) e foi arrebatado por uma sensação de estranheza, veio ao lugar certo.

Baseado no livro de mesmo nome de Iain Reid, esse é um daqueles filmes que você acha confuso e, quando menos espera, já tá criando várias teorias na cabeça.

Continue a leitura para entender os significados dessa obra-prima intrigante, densa e hipnótica. 

>>> O que você vai ler neste artigo:

  • Estou Pesando em Acabar com Tudo: Explicação
  • O poema arrebatador
  • Mudanças bruscas na linha do tempo
  • Jake e o zelador são a mesma pessoa?
  • Lucy e Jake são a mesma pessoa?
  • Jake tem pensamentos suicidas?
  • Quem é Zemeckis?
  • Por que os pais de Jake mudam?
  • Quem são as mulheres na sorveteria?
  • Quem é o casal de dançarinos?
  • Qual o significado do porco?
  • Todos ficaram velhos?

Estou Pesando em Acabar com Tudo: Explicação

Protagonista do filme Estou Pensando em Acabar com Tudo FINAL EXPLICADO
Protagonista do filme Estou Pensando em Acabar com Tudo FINAL EXPLICADO

Pra começar, o próprio nome do filme é ambíguo: “estou pensando em acabar com tudo”.

Tudo o quê? Acabar com o relacionamento? Acabar com a vida?

É dirigido por Charles Kaufman, autor de O Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.

A mulher está com dúvidas sobre o relacionamento, daí o título do filme, mas antes de conhecer a história essa frase me levou a questionar se o tema da obra seria suicídio: “acabar com tudo”.

Pensando bem, acho que isso foi proposital. 

Jessie Buckley é Lucy e Jesse Plemons é Jake. Ela é poetisa e / ou garçonete e / ou gerontologista e / ou estudante de medicina veterinária e / ou física quântica, dependendo de como você a vê. Jake é sempre apenas Jake, no entanto.

Os dois namoram há algumas semanas. Frequentemente ouvimos os pensamentos dela narrando que não vê futuro naquele relacionamento. Mas ali estão eles, viajando para a fazenda em Oklahoma para conhecer os pais dele. 

O poema arrebatador

Durante a viagem, Lucy recita de memória um poema profundamente comovente que escreveu sobre “ir para casa” e as lágrimas escorrem pelo rosto.

Jake diz que sentiu que era sobre ele e Lucy responde que a especificidade pode ser universal. Segue um trechinho:

Voltar para casa é terrível

seja recebido com lambidas no rosto pelos cães ou não.

Tenha você uma esposa ou apenas uma solidão em forma de esposa esperando você…

... Você lamenta a dor de dias idênticos,

que é melhor aceitar de uma vez.

Bem… enfim, você voltou.

O sol sobe e desce como uma puta cansada. 

O mau tempo imóvel como um membro quebrado

enquanto você não para de envelhecer.

Nada se move além da mudança das marés de sal no seu corpo.

Mudanças bruscas na linha do tempo

Os pais de Jake são jovens ou idosos, dependendo da parte do filme que estamos assistindo.

A história se desenrola ao longo de 134 minutos em nossas vidas e uma noite na vida de Lucy e Jake ou suas vidas inteiras ou em um piscar de olhos ou possivelmente para sempre.

A mãe é interpretada por Toni Collette e o pai por David Thewlis. Ambos estão incríveis no papel.

Mas o ponto principal de toda a história é que, de forma intermitente, o filme muda para um zelador solitário de uma escola.

A certa altura, ele está em uma sala de descanso assistindo a uma comédia romântica estrelada por duas pessoas que se parecem muito com Jake e a namorada.

Outra vez, está assistindo os alunos ensaiarem uma peça no colégio. São momentos breves, mas fundamentais para o desenrolar dessa instigante obra.

Se você está se perguntando se deve ler o livro Estou Pensando em Acabar com Tudo primeiro ou assistir ao filme, a resposta é tanto faz, pois ambos têm versões diferentes para o final.  

Jake e o zelador são a mesma pessoa?

Jake é o zelador no passado. Essa informação se torna evidente quando Lucy vê os uniformes dele na lavadoura de roupas.

Lucy é uma invenção da imaginação de Jake, é alguém que Jake conheceu quando era mais novo, em uma noite de curiosidades como contam a seus pais.

Só que ele nunca pediu o número dela, então eles nunca foram um casal.

Lucy e Jake são a mesma pessoa?

O fato de estar na imaginação dele explica por que existem tantas inconsistências, como o nome de Lucy e o que ela faz para viver mudando com frequência. É como se Jake estivesse brincando com o que mais agradaria a seus pais.

E isso também explica por que, quando olham para uma foto de Jake na parede da sala de quando ele era criança, Lucy pensa que se parece com ela, porque é a imagem dela, ou seja, ela e ele são a mesma pessoa. 

Ela vagueia pelo quarto de infância. O lugar está repleto de pilhas de filmes, livros, pinturas (uma delas igual a que ela pintou) e outros materiais.

Um volume se destaca: “1.001 Noites no Cinema”, uma seleção das resenhas da ex-crítica de cinema Pauline Kael (o livro se baseia em várias coleções anteriores). 

Jake tem pensamentos suicidas?

Leia o Livro Estou Pensando em Acabar com Tudo
[ VER PREÇO ]

Mas por que Jake está pensando no que poderia ter sido? Na narração, ‘Lucy’ fala sobre como está “pensando em acabar com tudo“, o que se presume ser sobre o relacionamento deles, mas provavelmente é Jake pensando em se matar.

Durante o jantar, ‘Lucy’ recebe mensagens de telefone que sugerem que há “apenas uma questão para resolver”. Não fica claro no filme qual é essa pergunta, mas no livro é: “O que você está esperando?”

Jake está tentando imaginar que havia uma maneira de sua vida ter sido melhor, mas ele simplesmente não consegue, já que mesmo em sua imaginação Lucy está planejando terminar com ele.

Quem é Zemeckis?

Uma cena mostra Jake sentado, almoçando e assistindo a um filme na televisão. São os minutos finais de um romance ambientado em uma lanchonete. Os créditos mostram a frase: “Dirigido por Robert Zemeckis”.

Kaufman disse em entrevista que tudo aconteceu ao acaso, quando seu assistente de direção sugeriu depois de examinar uma lista de nomes de diretores online. Zemeckis é um dos maiores diretores comerciais dos últimos 30 anos.

Por que os pais de Jake mudam?

Ao longo de uma noite muito assustadora, os pais de Jake passam por uma série de mudanças físicas dramáticas, de jovens para velhos e vice-versa. Jake está basicamente vivendo os vários estágios da vida de seus pais.

Esse processo complicou a ideia de trazer a namorada fictícia para casa. Onde ele a coloca nessa linha do tempo?

Ele não consegue encontrar o momento perfeito, porque isso não existe. Por mais que queira ficar em casa, ambos acabam indo embora por insistência dela.

De volta à estrada, Lucy e Jake se envolvem em uma longa discussão que explode com referências intelectuais, de Guy Debord, “Sociedade do Espetáculo” , a Doutrina das Cores de Goethe e um ensaio de David Foster Wallace,  este disponível na Amazon apenas em inglês.

Quem são as mulheres na sorveteria?

A viagem de carro é interrompida por uma parada na Sorveteria Tusley Town, uma rede de sorvetes de cidade pequena inexplicavelmente aberta no meio de uma tempestade de neve.

No caminho, Jesse e Lucy relembram o jingle dos comerciais da sorveteria. Ela tem uma interação enigmática com três mulheres atrás do balcão de entrega. Duas delas risonhas enquanto a terceira parece apavorada.

De acordo com Kaufman, são todas referências a mulheres que Jake já viu antes. Então, é uma parada sonhadora na psiquê do protagonista em seu passado. Inclusive, há quem acredite que a moça mais tímida é um reflexo de Jake. 

Quem é o casal de dançarinos?

Depois de estacionarem na escola, Jake corre para dentro, irritado porque o zelador está observando de longe.

Quando Lucy vai atrás dele, tem um encontro caloroso com o zelador, no qual ele a manda embora. A cena sugere que o personagem finalmente aceitou que deve abandonar a fantasia. 

Lucy e Jake se encontram no corredor, onde são substituídos por dois dançarinos vestindo as mesmas roupas deles.

Ao longo dos próximos minutos, eles se envolvem em uma animada peça de coreografia padronizada após um momento semelhante no musical “Oklahoma!”

No início do filme, o zelador passa um recital escolar da peça, que inclui uma extensa sequência de “balé dos sonhos” que mostra uma menina no centro de uma briga entre dois pretendentes: Curly McLain e Jud Fry.

Essa encenação termina com a morte de Curly. Aqui, é o substituto de Jake que desce, sugerindo que Jake aceitou a impossibilidade de seu amor.

Em outras palavras, Jake fingiu ser outra pessoa e usa a estrutura narrativa de “Oklahoma!” para eliminar a ilusão.

Qual o significado do porco?

Dentro de um carro, o zelador parece sofrer algum tipo de ataque fulminante e possivelmente morre.

Como Charles Foster Kane sussurrando “Rosebud” de sua cama, o zelador-Jake vê fragmentos de sua juventude no para-brisa, incluindo o anúncio animado do sorvete mencionado anteriormente. 

Isso dá lugar a um porco animado com vermes no estômago. Um encontro sombrio que Jake relata para Lucy no início do filme, enquanto a leva para um passeio pela fazenda.

O afável animal leva Jake de volta ao momento final de introspecção.

Algo sobre a inocência do porco e sua barriga horrível traumatizou Jake no início da vida. Na velhice, ele aceitou esse desequilíbrio fundamental em seu universo.

Todos ficaram velhos no final de Estou Pensando em Acabar com Tudo?

No palco para receber um prêmio na cena final do filme, Jake está em um cenário de “Oklahoma!”, usando uma maquiagem óbvia de palco para parecer um homem velho. Mas ele não está sozinho. 

É uma casa lotada, e todos na sala, incluindo seus pais e Lucy, estão usando a mesma maquiagem.

Segundo Kaufman, todas as pessoas que estavam na plateia, com exceção dos personagens do filme, são os figurantes que interpretaram crianças do ensino médio no resto do filme.

Então, são jovens usando maquiagem envelhecida.

Quando Jake aceita o prêmio, recita o discurso sentimental do Prêmio Nobel proferido pelo economista John Nash (personagem de Russell Crowe) no final do filme Uma Mente Brilhante, vencedor do Oscar de Ron Howard. Na verdade, toda a sequência foi construída para se parecer com a conclusão do filme de 2001.

Tal como acontece com as outras referências da cultura pop no filme, é algo que Jake viu (vemos um DVD dele antes) e depois usou em suas fantasias, como o poema que Lucy recita (que vemos em um livro em seu quarto).

A imagem final do carro coberto de neve do zelador sugere essencialmente que Jake morreu ali na calada da noite. É um final trágico para a história de um homem que enfrenta os fracassos da vida ao deixar o corpo. 

É uma ligeira mudança no livro em que se baseia, mas coloca em dúvida se ele realmente se matou ou não.

Em conversa com o USA Today, Kaufman explicou porque decidiu não usar o mesmo final violento do livro em Estou Pensando em Acabar com Tudo.

“Há uma revelação que é uma espécie de final de reviravolta, e eu não queria que tudo dependesse dessa revelação. Então tentei fazer com que houvesse algo mais para explorar”, disse ele.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.