Pular para o conteúdo

O que realmente aconteceu no final de Saltburn?

Um garoto supostamente pobre faz amizade com uma família rica e o que assistimos diante da tela é uma espécie de Parasita (filme coreano) às avessas. Saltburn (Prime Video) é um filme picante, carregado de tensões sexuais, jogos mentais e manipulações. Prepare-se para uma reviravolta insana.

O final do filme certamente deixa qualquer espectador perplexo.

>>> O que você vai ler neste artigo:

  • Resumo Saltburn?
  • Antes de tudo, aqui vai um resumo da trama
  • Saltburn Final Explicado
  • Como Felix morreu? Quem matou Felix?
  • Como Venetia morreu?
  • Como James Catton morreu?
  • A motivação de Oliver era Felix ou o dinheiro?
  • Cena Final: Oliver estava mentindo o tempo todo?

Resumo de Saltburn

PERSONAGENS principais DO FILME Saltburn Felix Catton (Jacob Elordi) e Oliver Quick (Barry Keoghan).
Felix Catton (Jacob Elordi) e Oliver Quick (Barry Keoghan)

Oliver Quick (Barry Keoghan) é um “garoto bolsista” que convive lado a lado com a nata da classe alta da Inglaterra na Universidade de Oxford.

Ele rapidamente percebe o insuportavelmente lindo Felix Catton (Jacob Elordi), um garoto rico, mas ostensivamente legal, com um título e uma mansão chamada ‘Saltburn‘.

Felix convida Oli para passar o verão na casa da família, onde o amigo conhece o resto da tripulação:

  • a mãe de Felix, Elspeth (Rosamund Pike),
  • pai, Sir James (Richard Grant),
  • irmã Venetia ( Alison Oliver ),
  • amiga Pamela ( Carey Mulligan ),
  • primo Farleigh (Archie Adekwe)
  • e mordomo Duncan (Paul Rhys).

O filme satiriza amplamente o privilégio e o comportamento de classe e tenta mostrar como o sexo e a ascensão social se encontram na busca de Oli para vencer o jogo de classe.

A mãe de Felix e Venetia tratam Oliver como uma espécie de brinquedo de estimação, enquanto Farleigh zomba dele por sua falta de posição social.

Mas quando Felix surpreende o amigo com uma viagem para visitar a mãe em seu aniversário, as elaboradas mentiras que Oliver contou são reveladas. A mãe dele não é dependente química, o pai está vivo, a família não é pobre e ambos moram em uma bela casa no subúrbio.

SPOILERS À FRENTE!

Se você assistiu ao filme, sabe que os Cattons têm um fim bastante sombrio. As questões de como e por que são um pouco menos claras. Vamos examinar, certo?

Saltburn Final Explicado: o psicopata estava mentindo o tempo todo.

Com um desfecho dramático, Saltburn mostra os Cattons morrendo, um por um, muitas vezes na presença de Oliver Quick. O que muita gente não consegue aceitar é que, como Oliver, na qualidade de apaixonado por Felix, poderia cometer crimes tão hediondos? Isso ainda gera dúvidas em torno de quem matou Felix.

Como Felix morreu?

Oliver tenta encontrar Felix para desculpas pelas mentiras durante a festa. Suas tentativas falham e Oliver deixa Felix no meio de um labirinto de jardim em Saltburn.

Embora não seja imediatamente óbvio como Felix morreu, mais tarde fica claro que Oliver o envenenou com a bebida.

Parece que adicionou veneno a uma garrafa de champanhe, que ele mesmo bebeu antes de vomitar, entregando a garrafa para Felix.

Naturalmente, Felix tomou um gole e a família descobre seu corpo na manhã seguinte, caído no labirinto.

Como Venetia morreu? (Att: spoilers Saltburn)

O corpo de Venetia aparece sem vida na banheira. Na grande revelação do filme, vemos apenas Oliver colocando lâminas de barbear ao lado dela.

Embora o filme sugira que ele a convenceu a se ferir, é igualmente possível que ele mesmo tenha feito o trabalho completo.

Como o pai de Felix morreu?

A morte de James foi apenas uma coincidência? Parece provável. Oliver fica sabendo da morte de Sir James no jornal, anos depois do verão em Saltburn.

Isso parece colocar seu grande plano de volta em ação, com Oli encenando um encontro com Elspeth em um café de Londres e orquestrando seu retorno à mansão.

É claro que Elspeth sofreu uma longa doença antes de morrer, outra coisa que presumimos que Oliver causou.

De qualquer forma, Elspeth perde a maior parte de suas faculdades, permanecendo “viva o suficiente” para entregar Saltburn a Oli.

Oliver então revela seu grande plano com os Cattons para Elspeth em seu leito de morte, onde ele remove o tubo de ventilação que a mantém viva.

No final de Saltburn , Oliver consegue exatamente o que deseja: Saltburn.

A cena final o mostra dançando pelas grandes salas da mansão completamente pelado, fazendo movimentos ao som do hit pop de Sophie Ellis Bextor, ‘Murder On The Dancefloor’.

A motivação de Oli era Felix ou dinheiro?

Enquanto o início da história estabelece o desejo do Talentoso Sr. Ripley de Oliver de ‘ser’ e ‘ter’ Felix, a cena final sugere que Oli simplesmente fez tudo isso pelo dinheiro.

É justiça de classe ou é apenas um psicopata matando uma família inteira para poder curtir a discoteca dos anos 90 na privacidade de seu castelo?

De qualquer forma, o filme certamente termina com um estrondo doentio e um número de dança que certamente entusiasmará os espectadores, pelo menos.

Barry Keoghan é uma revelação em Saltburn

O jovem ator irlandês Barry Keoghan vem recebendo muitos elogios desde a atuação impactante no filme de suspense cerebral de Yorgos Lanthimos, O Sacrifício do Cervo Sagrado, lançado em 2017.

Desde então, ele se destaca em filmes desafiadores, como o drama de guerra Dunkirk, dirigido por Christopher Nolan, o documentário policial American Animals, de Bart Layton, e a fantasia surreal A Lenda do Cavaleiro Verde, de David Lowery.

A performance corajosa no filme Eternos, dirigido por Chloé Zhao e parte do Universo Cinematográfico da Marvel, despertou muitas paixões, enquanto seu papel comovente em Os Banshees de Inisherin chamou a atenção da Academia.

Saltburn: 4 cenas picantes

1. Na banheira

Uma das cenas mais comentadas de Saltburn é quando Oliver espiona Felix se masturbando no banho e depois começa a lamber a água suja da banheira depois que Felix sai do quarto.

2. No cemitério

Na chuva, Oliver chora sobre o túmulo fresco de Felix. De bruços na terra, começa a abaixar as calças e a movimentar o corpo como se estivesse fazendo amor.

3. No pátio

Depois de descobrir que Venetia tem problemas de saúde com transtorno alimentar, Oliver a seduz com sexo oral enquanto ela está menstruada — é quase uma pista de que ele é um ‘vampiro’ ou sanguessuga.

4. Na varanda

O número de dança encerra o filme muito estiloso com vibrações precisas de Oliver: ligeiramente desequilibrado, perturbadoramente atraente e confusamente agradável.

Explicação do final de Saltburn

Oliver furou o pneu da bicicleta do Felix para provocar o encontro de ambos, incriminou Farleigh por roubar relíquias da família Catton e foi responsável pelas mortes de Felix e Venetia.

Envenenou Felix no labirinto e forneceu a Venetia uma lâmina de barbear, sabendo que ela era suscetível a pensamentos suicidas.

Ele também planejou o encontro com Elsbeth anos depois, após descobrir que o marido havia morrido.

A morte da família Catton deixa Saltburn nas mãos de Felix. O filme termina com um momento selvagem de Oliver nu dançando “Murder on the Dance Floor” da Sophie Ellis-Bextor enquanto aproveita a nova casa.

Análise psicológica de Saltburn

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
  • Por que The Housemaid terminou de forma trágica?
    Em The Housemaid (2010/Prime Video), ou A Empregada, em português, nos deparamos com a dinâmica complexa de uma família rica e seus empregados. O filme do diretor Im Sang-soo é um remake do original lançado em 1960 (com direção de Kim Ki-young), uma das obras mais importantes e influentes da história do cinema sul-coreano e… Leia »Por que The Housemaid terminou de forma trágica?
  • O Talentoso Ripley Final Explicado
    Nos últimos anos, uma onda de thrillers, dramas, comédias de humor ácido e estudos de personagens envolvendo pessoas queer em atividades criminosas tem conquistado os cinéfilos. Por exemplo, O Talentoso Ripley, filme de 1999 que agora está disponível no catálogo da Netflix, tem as mesmas características que resultou no sucesso estrondoso de Saltburn. O filme… Leia »O Talentoso Ripley Final Explicado
  • Quem é o assassino em A Estranha Perfeita?
    A Estranha Perfeita é um thriller psicológico de 2007 estrelado por Bruce Willis e Halle Berry disponível na Netflix. A premissa do filme envolve Rowena Price como uma jornalista que se disfarça para solucionar o misterioso assassinato de uma amiga de infância. A história brinca o tempo todo ao apontar os suspeitos, engana propositalmente o… Leia »Quem é o assassino em A Estranha Perfeita?
  • Desvendamos Rebel Moon Parte 1 e 2
    Uma narração lida por Anthony Hopkins logo no começo de Rebel Moon informa aos espectadores que o filme é basicamente Star Wars 2.0: “Um governante tirânico chamado Regente Balisarius do “Mundo Mãe” está tentando reprimir as forças rebeldes que ameaçam usurpar seu governo… No desfecho de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo,… Leia »Desvendamos Rebel Moon Parte 1 e 2
  • O Exorcista – O Devoto Explicado
    O Exorcista de William Friedkin, lançado em 1973, é um marco indiscutível do terror cinematográfico. Com uma bilheteria impressionante e influência que transcende gerações, o filme se tornou um clássico instantâneo. Agora, décadas depois, surge O Exorcista – O Devoto (2023/Prime Video), uma sequência que busca honrar o legado do original, mas parece falhar em… Leia »O Exorcista – O Devoto Explicado