Pular para o conteúdo

O Abismo: filme Netflix é uma história real?

O filme sueco de ação sobre desastres da Netflix, O Abismo (título original: ‘Avgrunden’), traça a história de uma enorme atividade sísmica em uma cidade mineira que resulta em destruição.

Enquanto a cidade de Kiruna se prepara para uma grande mudança para Nova Kiruna devido à aproximação potencialmente perigosa com a mina Kiirunavaara, uma explosão aleatória de rochas sacode toda a cidade.

Vamos descobrir se essa história realmente aconteceu?

>>> Você vai ler neste post:

  • O Abismo: Resumo
  • Onde O Abismo foi filmado?
  • Como Frigga descobre o desastre na mina de Kiruna?
  • Quem É Dabir?
  • Ondem Simon estava?
  • Como Frigga salva Simon?
  • O Abismo é uma história real?
  • Qual a causa do terremoto em Kiruna 2020?

O Abismo Resumo

Frigga (Tuva Novotny) é a gerente de segurança da infame  mina Kiruna. Ela tem uma dedicação total ao trabalho, levando em conta que tem de conciliar a vida profissional com a complexa vida particular.

Tem dois filhos, está prestes a se divorciar de  Tage (Peter Franzén), que não quer deixá-la, e tem um novo parceiro,  Dabir (Kardo Razzazi). A filha mais velha de Frigga, Mika (Felicia Maxime), é uma adolescente envolvida em protestos contra a mina, cujas atividades ameaçam a sobrevivência da cidade onde nasceu e sempre viveu. 

De acordo com a matriarca, a montanha muda continuamente, causando pequenos tremores, mas as atividades de mineração parecem estar ligadas a esses eventos sísmicos. 

Enquanto monitora um evento relacionado, ela fica presa no subsolo. Mika procura desesperadamente pelo irmão Simon (Edvin Ryding), que desapareceu após comemorar o aniversário com amigos.

Onde O Abismo foi filmado?

protagonistas do filme Netflix O Abismo: conheça a história real

O Abismo foi filmado em quatro países diferentes: Finlândia, Suécia, Espanha e Bélgica, com locações específicas em Tampere, Estocolmo, Kiruna, Ilhas Canárias e Bruxelas.

Na região de Tampere, Finlândia, o elenco e a equipe técnica exploraram a mina de testes da Sandvik para capturar cenas que retratam a cidade mineira de Kiruna no show. A região de Tampere, conhecida por suas paisagens naturais encantadoras e charme nórdico, proporcionou um cenário autêntico.

A Suécia desempenhou um papel crucial nas filmagens, com locais, incluindo Estocolmo, sendo utilizados para dar vida à história ambientada em Kiruna. A equipe de filmagem aproveitou ao máximo o local vazio de Kiruna para capturar a maior parte da ação nesse ambiente real.

Já nas Ilhas Canárias, Espanha, a equipe viajou para Las Palmas, capital da Gran Canaria, para filmar sequências subaquáticas em mar aberto, destacando as paisagens pitorescas da cidade.

Bruxelas, Bélgica, foi escolhida como cenário adicional para cenas do filme.

Além de ser um local de filmagem para produções suecas, Bruxelas já serviu de cenário para diversos filmes e programas de TV ao longo dos anos, incluindo ‘Luther: O Cair da Noite (2023), ‘No Limit’, Erased (2016) e Noite Adentro (2020).

Como Frigga descobre o desastre na mina de Kiruna?

A mineração criou cavidades ocas na região, enfraquecendo assim as muralhas das montanhas Kiruna. Foi por isso que não conseguiram sustentar os tremores frequentes, o que levou a um enorme buraco na cidade vizinha.

Frigga, junto com o marido, Tage, e a amiga Erika, foram para uma área de mineração que estava fechada há cerca de 20 anos. Possivelmente, foi a mesma região onde a protagonista perdeu o pai, Bo Vibenius.

Há cerca de 30 anos, ela insistiu que o pai a levasse para uma operação explosiva, onde ele morreu tragicamente enquanto tentava salvá-la. Por esse motivo, ela dedicou a vida a manter as minas seguras.

No entanto, à medida que Frigga e outros se aprofundam na área fechada da mina, encontram uma enorme cavidade em direção a Kiruna, sugerindo que toda a cidade estava prestes a afundar-se nela.

Mas antes que ela pudesse soar o alarme de emergência, fica presa nas minas.

2661f82cd1ba9172.16386413

produtos de skincare

em oferta na amazon

Quem É Dabir?

Frigga sai da vida de Tage depois de pedir o divórcio. Ela iniciou um novo relacionamento com um homem chamado Dabir Ayobi, que foi transferido de Uppsala para se estabelecer em Kiruna.

Mas quando o novo homem chega à cidade, descobre que ela ainda não assinou o papel do divórcio porque não queria partir o coração de Tage.

Onde Simon estava?

Simon, sendo um adolescente conflituoso, não conseguiu compreender o relacionamento complicado dos pais e, portanto, brigou com a mãe dela um dia antes de seu aniversário.

Mais tarde, a senhora que trabalhava em um café chamado Ovttass disse a Mika que Simon havia pedido um bolo com o nome Verdansk escrito.

A velha senhora acredita que Simon pretendia deixar a cidade e se estabelecer em Verdansk, mas no final, a família descobre que não é um local real, mas uma Zona de Guerra da Morte em um jogo pelo qual Simon é fã.

Desde o início de O Abismo, o filme tenta aumentar a tensão sugerindo que Simon caiu na Zona Rift de Kiruna e provavelmente morreu lá.

Mas no final, uma menina no hospital conta que o menino estaria jogando videogame com os amigos na escola, Hjalmar Lundbohm, fechada há algum tempo.

Como Frigga salva Simon?

Frigga, Tage, Dabir e Mika chegam à escola e a encontraram em ruínas. Ao entrarem, os cadáveres de jovens adolescentes cobertos de sangue os horrorizam profundamente.

Frigga não quer que o filho tenha o mesmo destino e por isso continua procurando por Simon, que finalmente foi localizado em uma grande sala onde os jovens montaram um projetor para jogar videogame.

Simon ficou preso perto da beira de um buraco e não conseguia chegar à superfície, por isso a mãe usou uma mangueira de incêndio para alcançá-lo. No processo, ela perfurou a perna, causando sangramento excessivo.

Foi quando Simon e Mika reuniram coragem para ajudar a mãe. Dabir e Tage tentaram puxar a família para um local seguro com a ajuda da mangueira de incêndio, mas de repente a borda começou a rachar e, portanto, Frigga, Simon e Mika pularam em uma estrutura de metal pendurada em um arame no meio do buraco.

Como esperado, os cabos elétricos que sustentavam a estrutura começaram a se soltar, e foi quando Tage segurou os cabos desencapados para dar à sua família tempo suficiente para chegar à superfície.

No final, ele sacrificou a vida para salvar sua família porque era a única coisa que mais importava para ele. Momentos depois, a equipe de resgate chegou à escola para atender os feridos e procurar outros sobreviventes.

O Abismo é uma história real?

Sim, mas até certo ponto. O filme se inspira no desastre da mina Kiruna na vida real , mas a narrativa é fictícia e muitos dos eventos retratados foram inventados para fins dramáticos.

Em maio de 2020, Kiruna estaria em processo de realocação devido à atividade sísmica que ameaçava a área, quando ocorreria um terremoto devido às práticas de mineração. 

Anteriormente, a natureza dos danos que poderiam ocorrer foi muito bem documentada pelos envolvidos na mina e levaria a um projeto de redesenvolvimento em curso, com o centro da cidade a ser lentamente deslocado três quilómetros para leste, com mais de 20 grandes edifícios na área que estão sendo realocados.

Qual a causa do terremoto em Kiruna 2020?

O terremoto que ocorreu em Kiruna não foi natural, mas sim uma consequência da atividade mineira excessiva. A cidade possui o maior depósito de metais de terras raras da Europa, e a operação de mineração baseada nele era a maior e mais moderna mina de minério de ferro do mundo.

O filme culturalmente o chama de Útero Sueco porque proporciona sustento a centenas de pessoas que se estabeleceram perto das minas e lançaram as bases da cidade mineira de Kiruna.

No entanto, a extensa operação de mineração causou tremores frequentes, que eventualmente levaram a um terremoto de magnitude cerca de 4,8 em 18 de maio de 2020.

O trágico incidente é marcado como a maior explosão de rocha na história sueca, devido à qual a área circundante ao redor da mina rachou e desmoronou, trazendo horror para toda a comunidade.

Logo após o desastre, toda a cidade velha foi transferida para um novo local.

Na vida real, a mina Kiruna é propriedade da maior empresa mineira estatal da Suécia, que atende pelo nome de Luossavaara-Kiirunavaara AB (LKAB).

Porém, para evitar qualquer conflito com a empresa da vida real, o filme não apresentou o nome da empresa e, em vez disso, mencionou brevemente que a mina é propriedade do governo.

Uma versão fictícia do órgão regulador, SMC, foi apresentada no filme de Richard Holm, no qual a protagonista, Frigga Vibenius, trabalha como chefe da segurança.

No entanto, com exceção do trágico desastre ocorrido em 2020 na Suécia, nenhuma das histórias apresentadas em O Abismo é verdadeira, e pode-se dizer que a narrativa é vagamente baseada nos incidentes da vida real que ocorreram após o terremoto.

Frigga é um personagem fictício que foi escrito para dar ao espectador uma perspectiva sobre os acontecimentos à medida que eles se desenrolam.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.