Pular para o conteúdo

Qual a história real do filme A Culpa é das Estrelas?

No verão de 2014, o mundo conheceu A Culpa é das Estrelas. O drama foi baseado no romance best-seller homônimo de John Green. Conta a história de dois jovens pacientes com câncer que se apaixonam.

O filme foi um grande sucesso, tanto comercial quanto crítico. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ele foi baseado em uma história real. Vamos dar uma olhada em alguns fatos que talvez você não saiba.

>>> O que você vai ler neste artigo:

  • Do que se trata o filme A Culpa é das Estrelas?
  • Qual é a mensagem central do filme?
  • Qual o câncer de Hazel?
  • Qual o câncer de Guz?
  • Qual o câncer de Isaac?
  • Qual o livro preferido de Hazel Grace?
  • Quem é a atriz de A Culpa É das Estrelas?
  • Onde foi o primeiro beijo de Hazel e Augustus?
  • Como Augustus Waters morreu?
  • O que acontece com Hazel Grace no final do livro?
  • Qual a história real do filme A Culpa é das Estrelas?
  • Conexão de Esther com John Green
  • Esther Grace e Hazel Grace
  • Esther escreveu uma carta para seu “eu do futuro”

Do que se trata o filme A Culpa é das Estrelas?

Os personagens principais são Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters. Ambos são pacientes com câncer que se reúnem em um grupo de apoio. Os dois rapidamente se apaixonam e embarcam em uma jornada juntos.

Outros personagens importantes do filme incluem Peter Van Houten, Isaac e a mãe de Augustus. Shailene Woodley, Ansel Elgort , Nat Wolff, Laura Dern, Sam Trammell e Willem Dafoe são alguns dos atores do filme.

Qual é a mensagem central do filme?

A Culpa é das Estrelas é sobre dois jovens que se apaixonam apesar das probabilidades. É uma história de esperança, coragem e resiliência diante da adversidade. A mensagem principal do filme é que mesmo que a vida às vezes seja difícil, ainda vale a pena vivê-la.

Onde se passa a história?

A história se passa em Indianápolis, nos Estados Unidos.

Quantos anos Hazel Grace tem no livro?

16 anos

Qual o câncer de Hazel?

Hazel Grace Lancaster é a personagem principal de ‘The Fault In Our Stars’. Ela é uma paciente com câncer de 16 anos que foi diagnosticada com câncer de tireoide em estágio IV.

O câncer se espalhou para os pulmões, forçando-a a usar um tanque de oxigênio. Hazel é forçada a participar de um grupo de apoio ao câncer, onde conhece Augustus Waters.

O papel de Hazel foi interpretado por Shailene Woodley, mais conhecida por seus papéis na série ‘Divergente’ e ‘A vida secreta do adolescente americano’.

Qual o câncer de Gus?

Augustus Waters é o protagonista masculino de ‘The Fault In Our Stars’. Ele é um paciente com câncer de 17 anos que conhece e se apaixona por Hazel Grace Lancaster.

Ele era uma estrela do basquete antes de perder a perna devido a um tipo de câncer ósseo chamado osteossarcoma. Ansel Elgort interpreta Augusto no filme.

Qual o câncer de Isaac em A Culpa das Estrelas?

Isaac tinha retinoblastoma, um câncer que afeta a retina dos olhos.

Qual o livro preferido de Hazel Grace?

O livro preferido de Hazel Grace é “Uma Aflição Imperial”, que desempenha um papel significativo na trama de “A Culpa é das Estrelas”. Esse livro é escrito por Peter Van Houten, e Hazel o aprecia profundamente.

Quem é a atriz de A Culpa É das Estrelas?

Shailene Diann Woodley, atriz de A Culpa É Das Estrelas

Shailene Diann Woodley é uma atriz norte-americana nascida em 15 de novembro de 1991 em San Bernardino, Califórnia. Alguns dos filmes em que ela atuou incluem: Os Descendentes (2011), Divergente (2014), Vidas à Deriva (2018) e outros.

Onde foi o primeiro beijo de Hazel e Augustus?

O primeiro beijo entre Hazel Grace e Augustus Waters aconteceu na Casa Anne Frank durante a viagem a Amsterdã. Foi um momento especial e significativo para ambos os personagens.

Como Augustus Waters morreu?

Augustus Waters morreu em uma data próxima ao final do livro, pouco antes do epílogo, devido a complicações relacionadas ao câncer, que afetou vários órgãos, incluindo os ossos. Sua saúde deteriorou-se rapidamente.

Livro de John Green, A Culpa é das Estrelas

O que acontece com Hazel Grace no final do livro?

Hazel sobrevive e continua a viver com a dor da perda de Augustus. Ela também se aproxima de sua mãe e de outros personagens, encontrando formas de seguir em frente.

Qual a história real do filme A Culpa é das Estrelas?

Esther Grace Earl

Segundo a This Star Won’t Go Out (organização fundada em memória de Esther), Esther Grace Earl era uma “jovem destemida, cheia de energia e criatividade, repleta de amor por seus irmãos e uma confidente próxima de suas irmãs. Reconhecida por seus olhos azuis, sorriso com covinhas e cabelos loiros esvoaçantes, ela adorava barras de macaco e cordas de escalada, resgatar gatos abandonados, esquiar nos Alpes, participar de sessões de fotos improvisadas com suas irmãs, criar páginas da web, ensinar-se a tocar piano e fazer sua família rir de felicidade.”

Ela recebeu o diagnóstico de câncer papilar de tireoide metastático aos 12 anos e lutou corajosamente até agosto de 2010. Faleceu pouco depois de completar 16 anos.

Conexão de Esther com John Green

Na introdução de A Culpa é das Estrelas, livro que conta a história de Esther, John Green fala sobre o encontro com a garota em 2009 e como a amizade deles floresceu a partir daí. Ele escreve sobre como Esther era uma grande fã dele desde o início, e ele, por sua vez, tornou-se um grande fã dela. 

Esther Grace e Hazel Grace

Você pode ver muito de Esther Grace Earl na adolescente fictícia de John Green, Hazel Grace Lancaster. Ambas usam a cânula nasal que os conecta a um tanque de oxigênio, claro, mas é mais profundo do que isso.

O próprio John Green escreveu sobre Esther no Tumblr , dizendo: “Ela era jovem, abençoada com um senso de humor genuinamente do segundo ano, boba, empática… seu charme e sarcasmo inspiraram o romance.”

É claro que o humor sardônico de Hazel vem direto de Esther.

Ele também disse: “Mas uma coisa era verdade, pelo menos até onde eu a conhecia: ela era generosa, amorosa e cheia de graça – que era, afinal, seu nome do meio.” Torna ainda mais adorável o fato de Hazel também ter o nome de Grace.

Esther escreveu uma carta para seu “eu do futuro”

Talvez a parte mais incrível da história de Esther seja que ela enviou uma carta para seu futuro eu (e para seus pais) um ano após a morte por meio de um site chamado FutureMe.org. Embora a carta completa tenha sido retirada do ar, aqui está um trecho comovente:

“Esta é uma carta para a futura Esther. Futura eu, espero que você esteja melhor do que me presente. Espero que, se você ainda tiver câncer, pelo menos ele tenha desaparecido o suficiente para que você fique sem oxigênio… lembra como você sempre quis fazer algo pelo mundo? lembra disso? Se você não fez algo incrível, não se esqueça de tentar. O pior que pode acontecer é você falhar, e então você pode tentar novamente até ter sucesso … essas palavras não funcionam comigo agora, mas apenas tente lembrá-las… apenas seja feliz. E se você não pode ser feliz, faça coisas que te façam feliz, ou não faça nada com pessoas que te façam feliz”.

‘A Culpa é das Estrelas’ foi eleito o livro de ficção número 1 da revista TIME em 2012, depois de estrear em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.