9 livros de Stephen King que viraram filmes

Stephen King é considerado não apenas um dos autores de terror mais prolíficos de nosso tempo, com mais de 60 romances e aproximadamente 200 contos em seu nome.

Ele também é um dos melhores autores de terror da atualidade. Isso faz os cineastas se coçarem para adaptar suas obras escritas para a tela.

Confira 9 livros de Stephen King que viraram filmes

1. A Zona Morta | The Dead Zone

Imagina se você acordasse de um coma de cinco anos e visse o passado das pessoas ou como elas morrerão no futuro? Essa é a história de Johnny Smith, o herói de Zona Morta, ou herói por obrigação, já que ele evita essa nova habilidade sobrenatural como uma maldição.

Um dos muitos bestsellers nacionais de King, A Zona Morta é um thriller atemporal que ainda é relevante décadas depois da publicação. Um livro fácil, mais acessível, de linguagem direta, é o romance de nível básico perfeito para leitores que dizem que odeiam trabalhos do gênero.

King fica mais forte quando seus personagens e histórias estão enraizados em um mundo realista povoado por pessoas normais, principalmente lidando com circunstâncias incríveis. É um livro surpreendentemente atual para o presente político.

🎬 Filme: The Dead Zone | A Zona Morta (1984)
Direção: David Cronenberg | Produção: Debra Hill, Dino De Laurentiis | Roteiro: David Cronenberg | Stephen King.
Elenco: Helene Udy, Ken Pogue, Nicholas Campbell, Sean Sullivan, Anthony Zerbe, Brooke Adams e outros.

📕 Livro: A Zona Morta | Stephen King | Capa comum ou Kindle 

2. It, a Coisa

Durante as férias escolares de 1958, em uma pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram a Coisa pela primeira vez, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.

Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry.

O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em ‘It – A Coisa’, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

🎬Filme: It, a Coisa (2017)
Direção: Andy Muschietti | Produção: Roy Lee, Dan Lin, Seth Grahame-Smith, David Katzenberg, Barbara Muschietti
Roteiro: Chase Palmer, Cary Fukunaga, Gary Dauberman
Elenco: Jaeden Lieberher, Bill Skarsgård, Finn Wolfhard, Sophia Lillis e outros.

🎬It Capítulo 2 (2019)
Direção: Andy Muschietti | Roteiro: Gary Dauberman
Elenco: James McAvoy, Jessica Chastain, Jay Ryan, Bill Hader, Isaiah Mustafa, James Ransone, Andy Bean, Bill Skarsgård e outros.

📕 Livro: It, a Coisa | Stephen King | Capa comum ou Kindle

3. Dolores Claiborne

O thriller psicológico de Taylor Hackford, Dolores Claiborne, de 1995, não é mencionado com frequência quando as pessoas listam as grandes adaptações de King, mas deveria ser. A atriz Kathy Bates volta para interpretar a titular Dolores Claiborne, uma empregada acusada de matar seu patrão idoso.

Embora alguns possam até chamar isso de drama, e outros categorizá-lo como terror, e outras ainda classificá-lo como um romance gótico, o importante é que Dolores Claiborne não apenas entrega seu roteiro de Tony Gilroy baseado no romance de mesmo nome, mas também apresenta um elenco fenomenal.

🎬 Filme: Dolores Claiborne (1995)
Direção: Taylor Hackford | Roteiro: Tony Gilroy
Elenco: Kathy Bates, Jennifer Jason Leigh, Christopher Plummer e outros.

📕 Livro: Indisponível em português no momento.

4. Carrie

O primeiro grande sucesso de Stephen King é uma história relativamente simples que toca cada leitor em uma ferida universal: o inferno da adolescência. Ele mostra seu talento para identificar pontos de dor e exagerá-los apenas o suficiente para torná-los aterrorizantes, desde a mãe religiosa sem humor de Carrie até os colegas cruéis.

Isso ajuda a construir o momento clássico em que uma garota sofredora com poderes estranhos faz com que todos se arrependam de como a trataram. Quando alguém pensa em Sissy Spacek, pensa primeiro em seu papel icônico como a titular Carrie no filme Carrie de 1976, baseado no romance de King de 1974 com o mesmo nome.

Embora Carrie tenha sido o quarto romance que King escreveu, foi seu primeiro livro publicado, e a adaptação para o cinema saiu apenas dois anos após o romance epistolar. A partir daí, o resto é história.

Muitos fãs de terror ainda se lembram com carinho de Carrie como um de seus filmes de terror favoritos dos anos 70, lembrando calorosamente de Carrie encharcada de sangue em seu baile, usando seus poderes telecinéticos para atormentar seus algozes.

🎬 Filme: Carrie (1976)
Direção: Brian De Palma | Roteiro: Lawrence D. Cohen
Elenco: Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving, William Katt, Nancy Allen, John Travolta e outros.

🎬 Filme: Carrie (2013)
Direção: Kimberly Peirce | Produção: Kevin Misher | Roteiro: Roberto Aguirre-Sacasa,
Stephen King
Elenco: Selena Gomez, Julianne Moore, Gabriella Wilde, Ansel Elgort, Portia Doubleday, Judy Greer, Alex Russell, Yuri Lee Gandra.

📕 Livro: Carrie | Stephen King | Capa comum ou Kindle

5. Louca Obsessão (Misery)

Louca Obsessão de Stephen King é um romance sobre dor, obsessão e escrita. Paul Sheldon, o protagonista, tem 42 anos. É um escritor famoso, casado e divorciado duas vezes, alcoólatra e fumante. Ele está encrencado com muitos problemas.

”Mesmo em meio à névoa de drogas e dor, ele sabia que algo estava errado; algo estava errado. Havia dor, muita dor. A dor estava em algum lugar abaixo dos sons. A dor estava a leste do sol e ao sul de seus ouvidos. Era tudo o que ele sabia.”

Sua memória está nebulosa. Ele se lembra de um acidente, que parou de respirar e respirou novamente. Uma boca sem saliva, seca e tensa o agarrou como um torno com seu hálito. Era “um cheiro horrível de mistura de biscoitos de baunilha, sorvete de chocolate, molho de frango e calda de manteiga de amendoim”.

Foi horrível, Paul implorou e implorou para ser deixado em paz. Mas a ex-enfermeira Annie não podia deixá-lo sozinho… Muito da Louca Obsessão de Stephen King é terror psicológico e turbulência interna. Annie Wilkes pode ser a vilã mais assustadora que você já viu.

🎬 Filme: Louca Obsessão (1990)
Direção: Rob Reiner | Roteiro: William Goldman
Elenco: James Caan, Kathy Bates, Richard Farnsworth e outros.

📕 Livro: Louca Obsessão (Misery) | Stephen King | Capa comum ou Kindle

6. O Iluminado

O livro é sobre a família Torrance atuando como zeladora do Hotel Overlook no auge do inverno. Lá estão Jack e Wendy Torrance, além de seu filho de seis anos, Danny, que é vidente e pode ver vislumbres do futuro. O hotel, no entanto, é assombrado pela energia do mal de fantasmas do passado … os fantasmas de pessoas que se mataram ou foram assassinadas.

O Overlook quer Danny Torrance e usará o alcoolismo do pai para criar o caos dentro da família e, eventualmente, matá-los. À medida que a hora da morte se aproxima, o hotel cresce em força psíquica, ganhando vida com memórias do passado, oferecendo falsas promessas a Jack se ele bater nas cabeças de Wendy e Danny com um taco de roque.

O Iluminado elevou a escrita do autor a um estado extremamente elevado e resultou no estrelato para ele. Ninguém nunca tinha visto algo como O Iluminado antes. É um romance único que simplesmente tira o leitor da zona de conforto e o leva a lugares dentro de sua própria mente que normalmente estavam fora dos limites. De muitas maneiras, isso também definiu os padrões para outros autores, mostrando-lhes o que a nova geração de leitores desejava.

🎬 Filme: O Iluminado (1980)
Direção: Stanley Kubrick | Produção: Stanley Kubrick | Roteiro: Stanley Kubrick, Diane Johnson
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers e outros.

📕 Livro: O Iluminado | Stephen King | Capa dura ou Kindle

7. Doutor Sono

Doctor Sono é a sequência de O Iluminado que nos conta a história da vida adulta de Danny (agora Dan) Torrance, sua luta contra o álcool e a tentativa de encontrar estabilidade e usar o poder para bons propósitos. E isso pode ter feito uma colina íngreme a subir, exceto que King imediatamente começa onde o final do primeiro livro parou e nos revela que para Dan, não passou muito tempo psíquico.

Ele vive de biscates no setor de saúde e carrega consigo para todos os lugares as cicatrizes psíquicas daquele inverno terrível nas Montanhas Rochosas. Qualquer fã de O Iluminado seguirá Dan com grande interesse e concentração.

Certamente a ameaça do mal avassalador, apenas insinuada no livro, vem ao palco rapidamente e quase cheio na pessoa de Rose com o Chapéu. Ela é a líder de um grupo de criaturas extra-humanas semelhantes a vampiros de longa duração que se alimentam de seres humanos dotados do poder do brilho.

🎬 Filme: Doutor Sono (2019)
Direção: Mike Flanagan | Produção: Jon Berg, Trevor Macy
Roteiro: Mike Flanagan
Elenco: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Cliff Curtis e outros.

📕 Livro: Doutor Sono | Stephen King | Capa comum ou Kindle

8. A espera de um milagre

Um dos mais bem-sucedidos de uma série de “experimentos de publicação” de King, A Espera de Um Milagre foi originalmente lançado como um “romance em série” em seis parcelas. É a história de um homem negro chamado John Coffey, que em 1932 chega ao corredor da morte em uma penitenciária apelidada de Green Mile, após ter sido condenado pelo assassinato de duas meninas brancas.

King magistralmente mistura questões de raça, sadismo e misericórdia na história conforme a inocência de Coffey se torna clara em paralelo à percepção entre alguns dos guardas mais compassivos de que ele possui incríveis poderes de empatia e cura.

A Espera de um Milagre é um filme de fantasia? É um filme sobrenatural, ou um filme de terror, ou talvez um thriller? É um drama policial? A resposta para todas essas perguntas é sim! É uma história absolutamente maluca que foi adaptada em um filme absolutamente maluco, ambos verdadeiramente fenomenais de uma forma que poucas histórias são.

🎬 Filme: A Espera de um Milagre (1999)
Direção: Frank Darabont | Produção Frank Darabont, David Valdes
Roteiro: Frank Darabont
Elenco: Tom Hanks, David Morse, Bonnie Hunt, Michael Clarke Duncan, James Cromwell e outros.

📕 Livro: A Espera de Um Milagre | Stephen King | Capa comum ou Kindle

9. Cemitério Maldito

Um dos maiores pontos fortes de King como escritor é a capacidade de se concentrar em experiências humanas fundamentais, como a perda de um animal de estimação, o anseio poderoso que todos experimentamos quando perdemos qualquer criatura de quem cuidamos, o estado de medo em que os pais vivem para a segurança de seus filhos.

O que você faria para trazer algo (ou alguém) de volta? King faz essa pergunta e, em seguida, oferece uma história que poderia ter sido meio boba, mas torna absolutamente aterrorizante quando o local titular mágico realmente traz os mortos de volta à vida.

🎬 Filme: Cemitério Maldito (1989)
Direção: Mary Lambert | Produção: Richard P. Rubinstein
Roteiro: Stephen King
Elenco: Denise Crosby, Fred Gwynne, Dale Midkiff e outros.

🎬 Filme: Cemitério Maldito (2019)
Roteiro: Stephen King
Elenco: Amy Seimetz, Jason Clarke, John Lithgow e outros.

📕 Livro: O Cemitério | Stephen King | Capa comum ou Kindle

E aí, gostou de conhecer alguns livros do Stephen King que viraram filmes? Qual desses você já leu e qual pretende ler? Eu amei Misery! O filme também é excelente! Não é à toa que King disse em uma entrevista que Annie era a personagem que ele mais sentiria medo na vida real! Que mulé doida!

[ Confira outros livros imperdíveis de Stephen King ]

 

 

 

 

 

 

 

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon
e isso não afeta o preço que você pagará no caso
de realizar uma compra por meio deles. 
A administração do Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda.

Um comentário sobre “9 livros de Stephen King que viraram filmes

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s