Confira os 10 erros mais comuns no marketing de redes sociais e fuja deles

Atualmente, pequenas, médias e grandes empresas estão usando as redes sociais para promover a marca de uma forma ou de outra. Infelizmente, muitas estão cometendo erros básicos na estratégia digital.

Pensando nisso, resolvi fazer uma lista dos principais deslizes para você não escorregar também. A seguir, veja quais são os erros.

1. Não estudar o perfil do cliente

Antes de publicar qualquer peça, é preciso fazer um levantamento para conhecer o perfil do público-alvo, entender as dores, necessidades e expectativas. Além disso, saber a linguagem ideal para usar na comunicação e outros detalhes.

2. Ignorar a importância do planejamento

O planejamento do Social Media Marketing inclui: canais que serão utilizados, público-alvo, sugestão de pautas relevantes, frequência das publicações, horários, datas, repostagens, orçamento para anúncios pagos etc.

3. Não usar a identidade visual

A identidade visual é como se fosse a personalidade da marca. Sem ela fica praticamente impossível se destacar da concorrência. O logotipo, a paleta de cores e todos os elementos gráficos são fundamentais na comunicação.

4. Delegar a gestão de redes sociais a amadores

Marketing é um exercício que exige conhecimentos e habilidades. Não dá para entregar uma responsabilidade tão grande a alguém sem experiência. Afinal, é o relacionamento com o público que está em jogo.

5. Postar apenas publicidade

É importante lembrar que as pessoas buscam informação e entretenimento nas redes sociais. Quem publica apenas publicidade não consegue engajar os seguidores e, ainda por cima, é ignorado.

6. Publicar textos com erros de ortografia

Uma das maiores vantagens de investir em marketing digital é ser reconhecido como autoridade no assunto. Textos incoerentes ou com erros ortográficos prejudicam a credibilidade do negócio.

7. Usar imagens de baixa qualidade

Na maioria das vezes, é a imagem que chama a atenção para a leitura do conteúdo. Hoje, existem vários bancos de imagens gratuitos na internet. Depois de escolher a foto mais adequada, é preciso editá-la.

8. Não responder aos comentários

A empresa que investe em Social Media Marketing quer ganhar visibilidade. Não faz o menor sentido querer atenção, mas não dar atenção. Portanto, responder aos comentários ou entregar essa tarefa a alguém capacitado é recomendável.

9. Evitar, excluir ou contra-atacar comentários negativos

Ninguém está livre de um feedback negativo, mas saber lidar com isso é para poucos. Em vez de fingir que não viu, apagar a mensagem ou responder com hostilidade, o ideal é ser gentil e fazer o que for possível para contornar o problema.

10. Não humanizar o relacionamento com o cliente

Por mais que a organização seja um espaço físico, as pessoas gostam de se conectar com gente de verdade. Se a sua empresa fosse humana, como seria o estilo da roupa, o jeito de falar, a maneira de viver? Veja a sua marca como um ser vivo.

Você já cometeu algum desses erros na sua estratégia de marketing de redes sociais? O que fez ou pretende fazer para melhorar? Se quiser trocar umas ideias, em contato comigo.

 

* Monique Gomes é jornalista certificada em marketing de conteúdo. Presta serviços para a Rock Content, maior agência de marketing da América Latina, mas também faz trabalhos independentes como analista de mídias sociais/freelancer.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s