A internet deu voz a uma legião de imbecis?

Nessa entrevista realizada por Marília Gabriela, Leandro Karnal falou sobre a psicanálise gratuita nas redes sociais, o comportamento das pessoas com a dependência da tecnologia. Ele afirma que tão desafiador para a geração dele se adaptar ao mundo virtual é a geração virtual se adaptar ao mundo real. Viver o mundo real.

A internet deu voz a uma legião de imbecis, como afirmou Humberto Eco?
Não, se pensar que o saber é direito apenas dos intelectuais. E sim, porque antes o racista e o preconceituoso expressavam suas opiniões em uma mesa de bar, hoje qualquer um pode dizer o que pensa com base apenas em um critério, sem um estudo, sem uma análise.

Karnal lembrou a violência celebrada nas marchinhas de carnaval de antigamente: “o seu cabelo não nega mulata…” ou “olha a cabeleira do Zezé, será que ele é… ” o preconceito e a cultura machista sempre existiram, mas as pessoas, segregadas, não percebiam. Não era ofensivo. Uma das características da cultura é achar natural o que não é natural.

Grifo meu -> Não é à toa que muita gente reclama que o mundo está ficando muito chato, que tem preconceito em tudo. Mas a porra é que tem mesmo. Existe uma cultura preconceituosa tão arraigada que não é todo mundo que consegue enxergar. Só uma mente liberta consegue. Precisamos ouvir o que esse cara tem a dizer. Se todos os seres humanos se respeitassem como tal, não seria necessária a existência de movimentos em defesa das mulheres, dos gays, dos negros, dos indígenas, enfim.

“É fácil ser tolerante com uma ideia parecida com a sua, difícil é ser tolerante com uma ideia contrária à sua”.

monique-tmMonique Gomes é blogueira, jornalista freelancer certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 143 outros seguidores

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s