Entrevista concedida aos alunos da Escola Profissional Marta Giffoni

Os alunos do segundo ano, do curso técnico de eletromecânica, entrevistaram a minha humilde pessoa a respeito da tecnologia. Confira:

O que você sabe a respeito das novas tecnologias digitais em relação às bibliotecas?
mnqpMonique – As palavras tecnologia e biblioteca logo me remetem aos tablets. Há alguns dias, eu estava fechando a compra de uns livros na livraria virtual da Submarino, quando me veio a ideia de cancelar o pedido e comprar um tablet. Existem diversos sites na internet que oferecem e-books gratuitos, que você pode baixar diretamente para o tablet. Percebi que seria mais vantajoso comprar o aparelho e ter uma quantidade infinita de possibilidades de leitura, como uma espécie de biblioteca “ambulante”.
.
Na sua opinião, os alunos dependem demais do Google?
mnqpMonique – Sim, mas os professores também… o bom professor deve sempre se colocar na posição de aprendiz: nunca sabemos o suficiente, e essa curiosidade é saudável e produtiva. Não vejo a dependência do google como algo negativo. Ele é uma biblioteca virtual. O que deve ser evitado são as cópias e é preciso que o aluno saiba utilizar corretamente essa ferramenta, pois na internet também tem muito lixo.
.
A internet interfere no interesse dos jovens de ler um livro hoje em dia?
mnqpMonique – Sim, com certeza. Ao navegar na internet, o jovem muitas vezes tem a oportunidade de ler o comentário de um livro, ler a sinopse de um filme, assistir ao trailer, tudo isso colabora para que alimente nele uma expectativa de ler mais sobre um determinado assunto. Até mesmo o facebook, que tem algumas coisas bem banais, existem comunidades de leitura que postam comentários constantes sobre livros, as histórias, as personagens, isso ajuda muito na disseminação do hábito de ler.
.
Você é contra ou a favor da digitalização de livros disponibilizados pelo google, postados na internet como um tipo de biblioteca virtual?
mnqpMonique – Eu sou veementemente a favor da democratização da cultura e da informação. Hoje já existe uma quantidade considerável de obras literárias disponíveis na internet, mas como seria bom se tivesse mais. Poderia ter uma legalização geral, que protegesse os direitos autorais, ou seja, sem prejuízo para os autores.
.
Você acha que as bibliotecas estão se tornando obsoletas?
mnqpMonique – O livro tradicional ainda é um objeto caro. O tablet, assim como outros leitores de e-book, também tem um preço que não é acessível a todos. Por isso eu acho que as bibliotecas não podem ser consideradas obsoletas. Elas são importantes no ambiente escolar porque o acesso é fácil, os livros estão todos ali, pertinho, para despertar nos alunos o gosto pela leitura e alimentar a fome de informação daqueles que já se contagiaram pela magia de ler.
Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s