Há uma luz no fim do fogo!

luz_fogoO sistema carcerário no Brasil é deficiente. Isso não é novidade. A infraestrutura dos presídios é caótica e a forma com que são administrados, idem. A falta de investimento e o descaso do poder público agravam ainda mais o problema. Quem cumpre pena em nosso país dificilmente estará pronto para se ressocializar e isso promove consequências danosas para a sociedade.

“A punição de um homem deve servir a um propósito. Assim que um homem é enforcado ele se torna inútil”. Com essa citação de Voltaire, o personagem de Cuba Gooding Jr. começa um diálogo com uma das presidiárias, menor de idade, para que ela compreenda a necessidade de amadurecer. O filme se chama Luz de Fogo. A garota é incentivada a mergulhar no universo da leitura, se interessa pelo Mito da Caverna, de Sócrates, e essa metáfora é muito bem retratada em alguns momentos do filme.

Advogado, Cuba Jr. atua sobretudo como uma espécie de amigo, conselheiro, psicólogo e tutor de um grupo de mulheres que participa de um projeto no presídio que é, nada mais, nada menos, que a única forma de recuperar o ser humano: alimentando a dignidade. Elas trabalham como voluntárias encarregadas de apagar incêndios florestais e auxiliam pessoas em desastres naturais. Salvam a vida de outros ao mesmo tempo em que salvam as próprias vidas.

“Eu criei a Equipe 9 porque queria mudar a forma com que essas garotas se enxergam. Fiz isso porque queria que elas se sentissem fortes e que elas vissem outras pessoas respeitarem essa força. E não dá para sentir isso trancado em uma sela”, justifica o personagem de Cuba Jr.

Se a dignidade não recuperar o ser humano, o que mais poderá recuperá-lo?

Luz de Fogo é mais um filme da série: “Coisas que gostaríamos de ver no Brasil”…

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s