Pular para o conteúdo

Ubajara celebra a fundação da Academia de Letras e Artes

Luciano Jácome de Melo

Luciano Jácome de Melo é filho de Raimundo Jácome de Melo e Maria Vilani de Melo. Formado em licenciatura em Estudos Socias com especialização do ensino do português e informática na educação. Tem licenciatura em português, é bacharel em teologia e atualmente estuda administração pública.

Técnico em contabilidade e professor de educação em linguagens e códigos, foi correspondente dos seguintes jornais: O Renascente, Folha da Ibiapaba, Filhos da Terra. É coautor do livro Ubajara, Uma História, Uma Herança, de Francisco Iweltman Mendes Vasconcelos.

Recebeu menção honrosa na Assembleia Legislativa por meio da Comissão de Redação/Correção. É Cavaleiro do Real Machado (Grau 22) reconhecido no Supremo Conselho da República Federativa do Brasil.

Francisco Iweltman Vasconcelos Mendes — por Luciano Jácome

O sobralense de nascimento Francisco Iweltman, ubajarense de coração, escolheu Parnaíba para realizar seus grandes sonhos, familiares, educacionais e políticos.

Graduado em história pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1988), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará (1989), graduado em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Acaraú (1988), especialista em Metodologia do ensino superior pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestre em educação pela Universidade Federal do Piauí, mestre em educação pela Universidade Federal do Piauí (1999) e doutor em educação – Universidade de La Empresa (2011).

Trabalhou como secretário da educação na prefeitura municipal de Parnaíba (2001 a 2004) e, em seguida, foi eleito vereador de Parnaíba (2005 a 2008). Membro da Academia Paraibana de Letras e sócio fundador do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Paranaíba. Recebeu o mérito da Renascença do Estado do Piauí em 2011.

Autor de 16 livros, entre eles: “Paranaíba: Educação e Sociedade: da colonização ao fim do Estado Novo”, “Parnaíba: Educação e Sociedade — da colonização à primeira república”, “Associação Comercial de Parnaíba: Lutas e conquistas”, entre outros.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13