Pular para o conteúdo

Ubajara celebra a fundação da Academia de Letras e Artes

A cidade de Ubajara testemunhou um marco histórico na trajetória cultural do município com a posse dos primeiros membros da Academia Ubajarense de Letras e Artes (AULA).

A solenidade aconteceu às 19h do dia 16 de Dezembro, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).

A abertura, conduzida pelas mestres de cerimônia Terezinha Moura e Vandelândia Mulato, foi enriquecida pelo “Poema de Sete Faces” de Carlos Drummond de Andrade.

Figuras notáveis compuseram a mesa de honra:

  • Gilton Barreto de Castro, presidente do Instituto Viçosense de Viçosa do Ceará;
  • Francisco Jácome Sobrinho, empossado como o primeiro presidente da Academia Ubajarense de Letras e Artes;
  • Filipe de Andrade Costa, presidente da Câmara de Vereadores de Ubajara;
  • Francisco Silva Rodrigues, artista conhecido pela contribuição à cultura popular por meio da literatura de cordel.
  • Phylippe Gomes de Lima, coordenador de pesquisa e extensão do IFCE Ubajara.

A Academia Ubajarense de Letras e Artes tem como objetivos: difundir a cultura das letras, fomentar a música, as artes visuais, o patrimônio linguístico, histórico e cultural.

Isso inclui, ainda, incentivar a produção literária, ajudar o engrandecimento cultural do município, do Estado e do país, bem como elevar a dignidade do escritor ubajarense, cearense e brasileiro.

O padre Monsenhor Francisco Tarcísio Melo (in memoriam) foi lembrado como o primeiro a se manifestar a favor da instalação da Academia Ubajarense de Letras.

A posse e instalação da diretoria se concretizou da seguinte forma:

  • Francisco Jácome Sobrinho – presidente
  • Monique Gomes – vice-presidenta
  • Teresinha Araújo Moura – tesoureira
  • Manuel Messias Costa – secretário
  • Joaquim Aristides Neto – diretor de publicações e de comunicação
  • Luciano Jácome de Melo – conselheiro fiscal
  • Vandelândia Gomes Mulato – conselheira fiscal

Em um gesto simbólico, o grupo fez um juramento solene com a promessa de exercer o pensamento com dignidade e liberdade de expressão em defesa da cultura e da produção humana por meio da fala literária e de outras formas de artes.

Como reconhecimento aos esforços dedicados à efetivação da Academia, o presidente da AULA convidou Joaquim Aristides Neto, sócio fundador e presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ubajara, a receber uma merecida moção de reconhecimento pelos serviços prestados à Academia.

A formação da Academia Ubajarense de Letras e Artes marca um novo capítulo na história cultural de Ubajara, promete ser um farol de luz para as futuras gerações, inspirando a produção literária e artística. Que a poesia, as letras e as artes floresçam e se multipliquem.

Acadêmicos eleitos na Academia Ubajarense de Letras

Confira informações detalhadas sobre os novos imortais da Academia Ubajarense de Letras e os dados biográficos de seus respectivos patronos.

Os ubajarenses Augusto Eufrásio, Clara Leda de Andrade Ferreira e Walter de Carvalho Parente, entre outros nomes, tomarão posse em breve na Academia Ubajarense de Letras e Artes.

Agradecimentos da Academia Ubajara:

José Alberto Torquato Pinheiro, Francisco Barros Alves, José Edmar Filho.

Membros da Academia Ubajarense de Letras e Artes da cidade de Ubajara, no Ceará
Membros da Academia Ubajarense de Letras e Artes da cidade de Ubajara, no Ceará
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13