Pular para o conteúdo

Google cria provador virtual de roupas via IA

O Google Shopping nos Estados Unidos lançou uma tecnologia que permite aos usuários uma experiência de provador virtual ao visualizar peças de roupa em modelos humanos reais.

Inicialmente, a nova funcionalidade da IA do Google está disponível apenas para tops femininos de marcas selecionadas, mas em breve será expandida.

Os modelos representam uma variedade de tons de pele, etnias, tipos de cabelo e formas de corpo, abrange tamanhos que variam do XXS ao 4XL.

Como funciona o provador virtual do Google

Modelos apresentam visualização da roupa no provador virtual do Google
A mesma peça apresentada em vários tipos de corpos

Para treinar a ferramenta Virtual Try-On, a empresa utilizou imagens de modelos reais. Durante as sessões de fotos, o Google identificou as tabelas de tamanhos de diversas marcas.

O processo envolveu a combinação de fotos das modelos vestindo camisas em poses diferentes e a geração de imagens adicionais dessas camisas a partir de ângulos diferentes.

Em seguida, o Google fundiu as imagens das roupas fornecidas pelos varejistas com as imagens dos modelos, resultando em diversas e realistas representações da roupa.

Agora, ao buscar por camisas no Google Shopping, os compradores encontrarão um distintivo “Experimente” ao lado dos itens de vestuário aplicáveis.

Ao clicar nele, eles terão acesso a uma lista de modelos para visualizar a peça. Para cada camisa, todos os 40 modelos femininos mostram várias opções de modelos para cada tamanho.

Isso é especialmente útil, pois duas pessoas podem usar o mesmo tamanho, mas ter formas diferentes, o que faz com que as roupas tenham uma aparência diferente em cada uma delas.

Tecnologia usa pessoas reais

Shyam Sunder, gerente de produto do Google responsável pelo recurso de teste virtual, revelou em uma coletiva de imprensa que a empresa contratou 80 modelos, sendo 40 mulheres e 40 homens, para desenvolver essa opção de compra.

Ela explicou que o Google precisa apenas da imagem de uma peça de roupa do site de um varejista para criar uma representação gerada por IA desse item em um modelo.

A tecnologia do Google é capaz de mostrar como o material se ajusta, dobra, agarra, estica e forma rugas e sombras, como mencionado por Lilian Rincon no blog da empresa.

Dentro dessa nova experiência de compra, você pode ver refinamentos guiados.

Se está procurando uma camisa no modelo que selecionou, mas quer uma versão mais acessível, ou gosta do formato, mas quer em uma cor ou estampa diferente, pode selecionar algumas opções nos menus suspensos e o Google produz opções semelhantes.

Brasil terá provador virtual do Google?

O Google planeja em breve expandir o Virtual Try-On para outros países, onde poderá utilizar novos modelos que representem melhor a população local.

A empresa quer expandir rapidamente e atender milhares de vendedores, desde pequenos lojistas até grandes redes de roupas.

O provador virtual será gratuito tanto para compradores quanto para vendedores, pois o objetivo é aumentar o engajamento dos usuários do Google Shopping e, consequentemente, impulsionar as vendas.

Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.