Pular para o conteúdo

Explicação do filme Intruso: o que aconteceu com Júnior?

Intruso (Prime Video) é um filme de ficção científica gravado em um único cenário que conta com apenas três atores, basicamente.

Mas é impossível você terminar de assisti-lo e não sentir o seu cérebro meio bugado. Então, calma, estou aqui para resolver o seu problema.

>>> O que você vai ler neste post:

  • Sobre o que é o filme Intruso 2023?
  • Afinal, Intruso é sobre tecnologia ou relacionamento?
  • Intruso: explicação do filme
  • Pistas no filme ao longo da história
  • Sabemos que Junior é um robô no final de Intruso explicado
  • Intruso: explicação do filme
  • Hen se apaixona pelo Júnior não-humano
  • Hen volta para ficar com Junior?
  • Livro Intruso, de Iain Reid

Intruso tem Paul Mescal e Saoirse Ronan no elenco

Os indicados ao Oscar Saoirse Ronan e Paul Mescal estrelam como um casal, Hen e Junior. Aaron Pierre interpreta Terrance, o funcionário do governo.

Sobre o que é o filme Intruso 2023?

EXPLICAÇÃO Final explicado do filme Intruso no Prime Video, o que aconteceu com Junior?

Intruso é um thriller psicológico de ficção científica do diretor Garth Davis (Lion) baseado no livro homônimo de 2018 de Iain Reid, autor de ESTOU PENSANDO EM ACABAR COM TUDO, que também foi adaptado para Netflix.

O ano é 2065 e as alterações climáticas estão a tornar a Terra inabitável..

Hen e Junior são um casal que vive na fazenda em uma distopia futura, onde o planeta está se tornando cada vez mais árido.

Uma noite, um representante da empresa aeroespacial OuterMore chamado Terrance (Aaron Pierre) os visita e afirma que Junior foi selecionado para viajar para uma estação espacial em órbita da Terra e viver lá por alguns anos.

Junior está relutante, mas o homem insiste que será um importante pioneiro de um futuro melhor. Para que Hen não se sinta só, a OuterMore diz que Junior será substituído por um robô realista.

Afinal, Intruso é sobre tecnologia ou relacionamento?

Logo no começo do filme, percebemos que Hen está se sentindo infeliz. Ela chora durante o banho e, enquanto a água do chuveiro cai, descobrimos que está insatisfeita no casamento.

Ela demonstra ter saudades de quando os dois estavam apaixonados, de quando riam e conversavam mais. “Ele não me vê mais, é como se ele estivesse me substituído por outra pessoa”, pensa.

Hen abandonou seu amor pelo piano porque o som do instrumento incomodava Junior. Isso parece ter sido a gota d´água que fez com que ela perdesse a individualidade. “Perdi as partes de quem eu sou ou de quem poderia ser”… reflete.

Filme Intruso Final Explicado

O Junior que vimos DESDE O INÍCIO DO FILME é, na verdade, o substituto robô de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, uma vez que o verdadeiro Junior já estava testando o assentamento espacial. 

A primeira cena é o primeiro encontro deles, o primeiro dia da IA ​​em casa.

O filme dá várias pistas ao longo da história:

  • Hen se queixa que Junior (humano) não olha mais para ela, no entanto, na cena seguinte, Junior (robô) a observa com atenção e a câmera foca em partes do rosto dela.
  • Hen parece nervosa perto de Junior (robô), mas imaginamos ser o resultado do comportamento agressivo habitual de Junior (humano). 
  • Terrance pede a Junior (robô) para cuidar de Hen antes de ele partir.
  • Hen pede a Junior (robô) para dormir no quarto de hóspedes, porque ainda não se acostumou com a ideia de conviver com o protótipo.
  • Quando Junior (robô) diz que Hen não deveria usar a camiseta que estava usando no dia em que se conheceram para não gastá-la, isso desperta o amor adormecido dela, que entra no quarto de hóspedes para fazer amor e diz: “Que saudade!”.

Sabemos que Junior é um robô no final de Intruso explicado

Junior fica fascinado pelo besouro morto

Hen vê um besouro muito diferente e chama Junior (robô) para matá-lo, mas, em vez disso, ele é gentil com o inseto.

Junior corre em direção ao incêndio

Hen e Junior (robô) estão no campo e, enquanto ela se diverte com um cavalo que surgiu ali, ele corre alucinadamente em direção a um celeiro em chamas.

Junior não quer deixar Hen

Sem muito aviso, o verdadeiro Junior é trazido de volta. O substituto de IA é desumanamente despojado e colocado para dormir – uma cena horrível que prova ser um fardo pesado para todos na casa, especialmente Hen.

Isso leva a como o filme termina.

Hen se apaixona pelo Júnior não-humano

Qualquer pessoa percebe como Junior e Hen são instáveis, lógico, principalmente depois que o robô é “morto”. Mas, com o Junior robô, ela voltou a se apaixonar pelo homem que conheceu.

Então, quando o robô é eliminado, isso cobra um preço. Como seria de esperar, a sua ligação com esse outro homem se revela problemática para o Junior original, e as discussões habituais recomeçam.

Hen percebe que precisa vivenciar o mundo da mesma forma que ela e o marido robótico fizeram. Ela acha que essa é uma boa maneira de homenageá-lo e então vai embora, deixando apenas uma carta em branco.

Hen volta para ficar com Junior?

Não. No final, depois que Hen deixa a carta, vemos ela cuidando da casa novamente, toda simpática com Junior (humano), apanhando uma cerveja pra ele e tudo mais. Acontece que não é a verdadeira Hen, mas um protótipo de IA.

A princípio, Junior parece não saber. Mas então, Hen (robô) fica admirada com um besouro e comenta o fato de que nunca viu inseto parecido. Ou seja, aquele protótipo não tinha memória do bicho.

Junior (humano) acha estranho, mas não faz nada. Afinal, essa é sua esposa perfeita. Enquanto isso, a verdadeira Hen vive sua vida e embarca nas aventuras que sempre quis vivenciar.

Para saber mais, leia Intruso, de Iain Reid

Para saber mais: leia o livro Intruso, de Iain Reid.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.