Pular para o conteúdo

Explicação do filme Intruso: o que aconteceu com Júnior?

Intruso (2023/Prime Video) é um filme de ficção científica gravado em um único cenário que conta com apenas três atores, basicamente.

Mas é impossível você terminar de assisti-lo e não sentir o seu cérebro meio bugado. Então, calma, estou aqui para resolver o seu problema.

>>> O que você vai ler neste post:

  • Filme Intruso Final Explicado
  • Por que Hen chora no banho?
  • Explicação do filme Intruso
  • Pistas que você pode ter perdido
  • Junior fica fascinado pelo besouro morto
  • Junior corre em direção ao incêndio
  • Junior não quer deixar Hen
  • Hen se apaixona pelo Júnior não-humano?
  • Hen tem uma robô substituta?

Filme Intruso Final Explicado

Filme Intruso Final Explicado: o que aconteceu com Junior e Hen?

Intruso é um thriller psicológico de ficção científica do diretor Garth Davis (Lion) baseado no livro homônimo de 2018 de Iain Reid, autor de ESTOU PENSANDO EM ACABAR COM TUDO, que também foi adaptado para Netflix.

O ano é 2065 e as alterações climáticas estão prestes a tornar a Terra inabitável. Os indicados ao Oscar Saoirse Ronan e Paul Mescal estrelam como um casal, Hen e Junior. Aaron Pierre interpreta Terrance, o funcionário do governo.

Hen e Junior vivem na fazenda em uma distopia futura, onde o planeta está se tornando cada vez mais árido. Uma noite, um representante da empresa aeroespacial OuterMore os visita e afirma que Junior foi selecionado para viajar para uma estação espacial em órbita da Terra e viver lá por alguns anos.

Junior está relutante, mas o homem insiste que será um importante pioneiro de um futuro melhor. Para que Hen não se sinta só, a OuterMore diz que Junior será substituído por um robô realista.

Por que Hen chora no banho?

Logo no começo do filme, percebemos que Hen está se sentindo infeliz. Ela chora durante o banho e, enquanto a água do chuveiro cai, descobrimos que está insatisfeita no casamento.

Acontece que, nesse momento, o Júnior robô já está na casa, mas só descobrimos depois. Ela sofre pelo fato de conviver com uma versão mais amável do marido, pois tem saudades de quando os dois estavam apaixonados, de quando riam e conversavam mais.

“Ele não me vê mais, é como se ele estivesse me substituído por outra pessoa”, pensa.

Hen abandonou o amor pelo piano porque o som do instrumento incomodava Junior. Isso parece ter sido a gota d´água que fez com que ela perdesse a individualidade.

“Perdi as partes de quem eu sou ou de quem poderia ser”… reflete.

Explicação do Filme Intruso

O Junior que vimos DESDE O INÍCIO DO FILME é, na verdade, o substituto robô de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, uma vez que o verdadeiro Junior já estava testando o assentamento espacial. 

A primeira cena é o primeiro encontro deles, o primeiro dia da IA ​​em casa.

Pistas que você pode ter perdido

  • Hen se queixa que Junior (humano) não olha mais para ela, no entanto, na cena seguinte, Junior (robô) a observa com atenção e a câmera foca em partes do rosto dela.
  • Hen parece nervosa perto de Junior (robô), mas imaginamos ser o resultado do comportamento agressivo habitual de Junior (humano). 
  • Terrance pede a Junior (robô) para cuidar de Hen antes de ele partir.
  • Hen pede a Junior (robô) para dormir no quarto de hóspedes, porque ainda não se acostumou com a ideia de conviver com o protótipo.
  • Quando Junior (robô) diz que Hen não deveria usar a camiseta que estava usando no dia em que se conheceram para não gastá-la, isso desperta o amor adormecido dela, que entra no quarto de hóspedes para fazer amor e diz: “Que saudade!”.

Junior fica fascinado pelo besouro morto

Hen vê um besouro muito diferente e chama Junior (robô) para matá-lo, mas, em vez disso, ele é gentil com o inseto.

Junior corre em direção ao incêndio

Hen e Junior (robô) estão no campo e, enquanto ela se diverte com um cavalo que surgiu ali, ele corre alucinadamente em direção a um celeiro em chamas.

Junior não quer deixar Hen

Sem muito aviso, o verdadeiro Junior é trazido de volta. O substituto de IA é desumanamente despojado e colocado para dormir – uma cena horrível que prova ser um fardo pesado para todos na casa, especialmente Hen.

Isso leva a como o filme termina.

Hen se apaixona pelo Júnior não-humano?

Sim. Qualquer pessoa percebe como Junior e Hen são instáveis, lógico, principalmente depois que o robô é “morto”. Mas, com o Junior robô, ela voltou a se apaixonar pelo homem que conheceu.

Então, quando o robô é eliminado, isso cobra um preço. Como seria de esperar, a ligação dela com esse outro homem se revela problemática para o Junior original, e as discussões habituais recomeçam.

Hen percebe que precisa vivenciar o mundo da mesma forma que ela e o marido robótico fizeram. Ela acha que essa é uma boa maneira de homenageá-lo e então vai embora, deixando apenas uma carta em branco.

Hen tem uma robô substituta?

Sim. No final, depois que Hen deixa a carta, vemos ela cuidando da casa novamente, toda simpática com Junior (humano), apanhando uma cerveja pra ele e tudo mais. Acontece que esta não é a verdadeira Hen, mas um protótipo de IA.

A princípio, Junior parece não saber. Mas então, Hen (robô) fica admirada com um besouro e comenta o fato de que nunca viu um inseto parecido. Ou seja, aquele protótipo não tinha memória do inseto.

Junior (humano) acha estranho, mas não faz nada. Afinal, essa é sua esposa perfeita. Enquanto isso, a verdadeira Hen embarca nas aventuras que sempre quis vivenciar.

Para saber mais, leia Intruso, de Iain Reid

Para saber mais: leia o livro Intruso, de Iain Reid.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.