Pular para o conteúdo

Spoilers de Torto Arado que você pediu

Se você está pesquisando Spoilers de Torto Arado, veio ao lugar certo. O livro foi publicado em 2019, mas rapidamente se tornou um grande sucesso, recebeu prêmios literários importantes – como Oceanos, Leya e Jabuti – e é aclamado pela crítica.

Continue a leitura para saber tudo.

Resumo com spoilers de Torto Arado

O romance de Itamar Vieira Junior apresenta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia.

Elas moram com a avó, Donana, uma senhora que está sempre com a mala pronta para deixar a fazenda Água Negra e voltar à sua terra de origem.

Um dia, encontram uma faca antiga e de aparência enigmática envolta em um pano ensanguentado enquanto procuravam por objetos na mala guardada sob a cama da avó.

Um acidente ocorre e mutila a língua de uma delas. A partir daí as suas vidas ficam para sempre conectadas, com uma tendo que ser a voz da outra.

Onde se passa a história do Torto Arado?

Os eventos acontecem em algum lugar da Chapada da Diamantina. Os principais fatos que corroboram essa conclusão são:

  • a citação frequente das festas de Jarê (religião de matriz africana praticadas apenas na Chapada);
  • a menção de que os primeiros moradores chegaram ali atrás de diamantes.

Em entrevista a Leandro Karnal, o autor afirmou que Jarê é uma religião voltada para a cura do corpo e do espirito das pessoas em uma época que não existiam médicos.

O que trata o livro Torto Arado?

O livro fala de problemas do passado que ainda persistem na sociedade. As duas irmãs crescem num contexto de trabalhadores descendentes de escravos em uma fazenda no sertão da Bahia.

Continuam vivendo em um regime próximo à servidão, no qual os donos da terra permitem que as pessoas morem ali desde que trabalhem e não ergam casas de tijolos.

A narrativa apresenta a rotina árdua das personagens que passam grande parte da vida trabalhando na terra, enfrentando a seca, a fome e a falta de recursos.

Quais os temas abordados no livro?

Spoilers de Torto Arado: imagem ilustrativa duas mulheres na roça
Imagem meramente ilustrativa

Além de retratar a vida no campo, o livro também mostra temas como desigualdade social e racismo. A cor da pele é um fator determinante para a vida dos personagens.

Bibiana e Belonísia são negras e, por isso, são alvo de preconceito e discriminação por parte dos brancos da região que, apesar de serem pobres, possuem mais recursos e oportunidades que os primeiros.

Torto Arado também aborda a luta pela terra e a resistência negra no Brasil. A fazenda em que Bibiana e Belonísia trabalham é propriedade de um latifundiário branco que explora os trabalhadores rurais da região.

Quais são as 3 partes do livro?

O livro possui 3 narradoras – Bibiana, Belonísia e Santa Rita Pescadeira.

Parte 1 Fio de Corte

Acompanhamos a história da família sobre o ponto de vista de Bibiana. Nessa parte, as irmãs passam por uma situação de perigo que irá marcar suas vidas para sempre.

Parte 2 Torto Arado

Os eventos são revisitados na perspectiva de Belonísia, que tem uma maneira única de ver o mundo devido ao acidente que sofreu. Ela também mostra detalhes do relacionamento com Tobias.

Parte 3 Rio de Sangue

A terceira parte do livro, chamada Rio de Sangue, introduz uma nova narração de uma entidade “encantada” que rege a vida dos protagonistas, chamada Santa Rita Pescadeira.

Este personagem se cruza com os protagonistas, ajudando-os a lutar contra a perversidade dos homens e a luta pela terra. A força do oculto é revelada, e se torna uma forma de as irmãs atacarem suas dificuldades.

Enquanto a narração de Bibiana é cativante, a de Belonísia acrescenta uma força pulsante à história. Através da conexão mística com seu povo, terra e ancestralidade, ela fornece uma visão realista da comunidade.

Quem é Santa Rita Pescadeira?

Entidade do Jarê e a única personagem real do livro. O autor trabalhou na personagem para conduzir a vida dos outros personagens, e no final ela toma a palavra e termina de contar a história.

Qual das irmãs de Torto Arado perdeu a língua?

Essa resposta nos é dada já na conclusão da primeira parte do livro. Quem perde a língua é Belonísia, fato essencial para entender o motivo do nome da obra.

Qual o significado do título Torto Arado?

Só é possível compreender o origem do título Torto Arado e seu significado na metade da parte 2 da obra.

Belonísia perdeu parte da capacidade de fala quando foi mutilada por uma faca e as pessoas passam a não compreender mais o que sai de sua boca.

Inconformada, decide  treinar uma palavra para começar a recuperar a fala, e uma das que ela mais gosta é  “Arado”, mostrando a sua relação forte com a terra.

Após treinar várias vezes a palavra, a protagonista não consegue pronunciar corretamente, e a palavra sai “torta”. Assim, Torto Arado.

A Importância da Literatura Negra Brasileira

Torto Arado é uma obra importante para a literatura negra brasileira, que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos.

A obra de Itamar Vieira Junior nos mostra a importância de dar voz às pessoas que são marginalizadas e oprimidas, e de contar histórias que muitas vezes são esquecidas.

O livro é uma excelente opção para quem deseja compreender melhor a realidade do nosso país.

A literatura negra brasileira tem muito a ensinar sobre a nossa própria história e a luta por justiça e igualdade. Se você ainda não leu o livro, não perca mais tempo e adquira já o seu exemplar.

Gostou dos spoilers de Torto Arado?

Aproveite para ler também:

Mulherzinhas: conheça a história que inspira gerações


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
  • Afinal, o que é um Beekeeper?
    Com a direção de David Ayer, o filme Beekeeper: Rede de Vingança (2024/Prime Video) entrega a Jason Statham um papel que é ao mesmo tempo novo e familiar. A jornada de Adam Clay (Jason Statham) tem início como um pacato apicultor na fazenda de Eloise. Contudo, a vida tranquila é abalada quando um grupo rouba… Leia »Afinal, o que é um Beekeeper?
  • The Bye Bye Man é real ou ficção?
    O filme de terror The Bye Bye Man (2017/MAX) traz um gancho assustador e intrigante. Há quem diga que o homem assustador existiu de verdade, mas será? Baseado em um capítulo de “O Vampiro do Presidente”, do autor Robert Damon Schneck, o filme mergulha em uma das várias lendas urbanas investigadas pelo escritor. A entidade… Leia »The Bye Bye Man é real ou ficção?
  • The 8 Show: todos ganham o prêmio em dinheiro?
    Imagine um jogo onde quanto mais alto você está, mais dinheiro você ganha? – literalmente. The 8 Show (2024/Netflix) mergulha fundo na psique humana, além de oferecer uma experiência de entretenimento intrigante. A série Netflix é um reality show fictício bem semelhante a Round 6. Oito jogadores que estão endividados por causa de problemas financeiros.… Leia »The 8 Show: todos ganham o prêmio em dinheiro?
Torto Arado
spoilers de torto arado

Se você está pesquisando Spoilers de Torto Arado, veio ao lugar certo. O livro foi publicado em 2019, mas rapidamente se tornou um grande sucesso, recebeu prêmios literários importantes – como Oceanos, Leya e Jabuti – e é aclamado pela crítica.

URL: https://amzn.to/42Bp1oD

Autor: Itamar Vieira Junior

Classificação do editor:
5