Pular para o conteúdo

Homens trans enfrentam dificuldades no acesso à saúde

A luta pela inclusão e igualdade de direitos da comunidade LGBTQIA+ é um tema cada vez mais importante na sociedade. Um exemplo disso é a dificuldade de acesso à saúde relatadas por homens trans.

Apesar dos avanços em termos de reconhecimento e respeito, ainda existem muitas barreiras e desafios a serem enfrentados por essas pessoas, como mostrado em um artigo publicado recentemente pela Folha de S. Paulo.

Resumão

Homens trans enfrentam dificuldades no acesso à saúde

  1. Homens trans não conseguem encontrar profissionais de saúde que entendam e respeitem sua identidade de gênero, muitas vezes sendo tratados de forma discriminatória ou inadequada;
  2. Muitos homens trans enfrentam dificuldades no acesso a tratamentos hormonais e cirurgias de redesignação sexual, que são fundamentais para sua saúde e bem-estar;
  3. A falta de informação adequada sobre saúde trans e a escassez de serviços especializados também são apontados como problemas frequentes enfrentados por essa população;
  4. As consequências dessas barreiras para a saúde dos homens trans incluem problemas físicos e emocionais, bem como a falta de acesso a tratamentos que podem ser vitais para sua qualidade de vida.
  5. A luta pela inclusão dos homens trans na saúde também se estende para a conscientização e reconhecimento da sociedade como um todo. Muitas vezes, a discriminação e o preconceito são resultado de uma falta de compreensão e informação por parte daqueles que os cercam.
  6. O acesso a tratamentos hormonais e cirurgias de redesignação sexual é um direito fundamental de todo indivíduo trans e deve ser garantido pelo sistema de saúde. A falta de acesso aos tratamentos pode levar a consequências graves, incluindo: depressão, ansiedade e riscos de suicídio.

O relato dos homens trans sobre a exclusão e dificuldades no acesso à saúde é um lembrete importante de que ainda há muito trabalho a ser feito para garantir a igualdade de direitos e oportunidades para a comunidade LGBTQIA+.

É essencial que os profissionais de saúde estejam preparados e capacitados para atender as necessidades específicas de cada paciente, independentemente de sua identidade de gênero.

Além disso, é fundamental que sejam criados mais serviços especializados e que a informação sobre saúde trans seja amplamente divulgada e acessível. Somente assim será possível garantir uma saúde justa e equitativa para todos.

Você sabe o que é ser transgênero?

homens trans posa pra foto

Entender como é ser transgênero pode ser difícil, especialmente se você nunca conheceu uma pessoa transgênero.

  • Transgênero é um termo amplo usado para descrever pessoas cuja identidade de gênero é diferente do gênero que se pensava ter quando nasceram. “Trans” é frequentemente usado como abreviação de transgênero.

Para tratar uma pessoa trans com respeito, você a trata de acordo com sua identidade de gênero, não com seu sexo de nascimento.

Então, alguém que vive como mulher hoje é chamado de mulher transgênero e deve ser chamado por “ela”. Um homem transgênero vive como um homem hoje e deve ser mencionado como “ele”.

Identidade de gênero

A identidade de gênero é o conhecimento interno do próprio gênero – por exemplo, o entendimento de que você é homem, mulher ou outro gênero. Expressão de gênero é como uma pessoa apresenta seu gênero externamente.

Isso pode incluir características de comportamento, roupas, penteado, voz ou corpo. Todo mundo tem uma identidade de gênero, incluindo pessoas cisgênero – ou não transgênero.

Se a identidade de gênero de alguém corresponder ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento, então ela é cisgênero , ou “cis” para abreviar.

Sexo

O sexo é frequentemente usado em contextos médicos ou científicos: é um rótulo [ masculino ou feminino ] que lhe é atribuído no nascimento com base na aparência dos órgãos genitais com os quais você nasceu.

Não define quem a pessoa é ou qual pode ser sua identidade.

Em suma, a exclusão e dificuldades no acesso à saúde enfrentadas pelos homens trans são uma realidade que precisa ser abordada e combatida. A igualdade de direitos e oportunidades para a comunidade LGBTQ+ é um objetivo fundamental de uma sociedade justa e equitativa.

Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.

Intruso: mais um filme polêmico Por que esta comédia fez sucesso no exterior? Meu Cunhado É Um Vampiro é bom? Guerra de Ricos e Pobres em Saltburn Saltburn e Parasita: entenda a semelhança