Pular para o conteúdo

Conheça os 5 estágios do relacionamento, segundo terapeuta

Será que existe um padrão no amor? Segundo Linda Carroll, terapeuta de casais, os 5 estágios do relacionamento dizem que sim! (mais detalhes abaixo).

A teoria foi desenvolvida pela Dra. Susan Campbell durante um estudo com centenas de casais.

O fato é que, tecnicamente, quando você se apaixona, seu cérebro libera um coquetel de substâncias químicas com nomes sofisticados (incluindo: oxitocina, feniletilamina, serotonina e dopamina).

O que acontece depois disso? Continue a leitura para saber se você concorda ou não.

5 estágios do relacionamento amoroso

Estágio 1: Romance

Mais conhecida como lua de mel, é o início do romance arrebatador que geralmente consome as pessoas que ficam juntas pela primeira vez.

Assim como estar drogado, apaixonar-se permite que você veja seu novo parceiro por meio de belos óculos cor-de-rosa. Ou seja: enxerga apenas o que faz você se sentir bem e filtra todas as coisas ruins.

A cortina de fumaça do amor o força a perceber as semelhanças com o mozão. Uma maneira útil de entender a importância dessa fase é olhar para ela por meio das lentes da evolução.

A natureza precisava garantir a gente se reproduzisse. Então, não é raro alguém achar que encontrou o par perfeito na primeira semana de namoro.

Estágio 2: Dúvida e Negação

No segundo estágio, a terapeuta diz que, finalmente, as pessoas começam a perceber suas diferenças.

“Acordamos do transe da paixão com um baque, descobrindo que as mesmas qualidades que antes pareciam tão perfeitas começaram a nos incomodar:

a confiabilidade dele(a) agora parece esnobe;

a generosidade dela(e) agora parece irresponsável;

a natureza aventureira dele (a) parece um risco desnecessário”.

À medida que pequenas decepções aumentam, também crescem as respostas biológicas ao estresse. Dependendo da nossa personalidade e circunstâncias, podemos querer lutar ou nos retirar.

Por exemplo, você pode sentir a necessidade de lutar para defender seus valores quando, na verdade, está impondo demais no desejo de fazer tudo do seu jeito.

Não faz muito sentido esperar que outra pessoa seja como nós, mas, em algum nível, muitos de nós tendemos a perguntar: “Por que você não é como eu?”

Como é o estágio em que você começa a reconhecer as diferenças, também é um bom momento para aprender suas linguagens de amor.

Segundo Gary Chapman, existem cinco linguagens do amor e é importante que cada pessoa saiba como o parceiro deseja receber amor.

Estágio 3: Desilusão

As lutas pelo poder no relacionamento veem à tona. Alguns casais se tornam perpetuamente vigilantes, prontos para enfrentar uma batalha à menor provocação.

Enquanto isso, outros podem se separar discretamente, colocar menos energia na manutenção do casamento e/ou investir mais fora dele.

É comum haver muita energia negativa no relacionamento nessa fase. As pessoas tendem a ignorar o que está dando certo e as coisas que estão erradas chamam mais atenção.

“Tente compensar esse processo com uma prática intencional de gratidão”, diz a especialista.

Estágio 4: Decisão

O quarto estágio de um relacionamento é chamado de Decisão porque a pessoa está em um ponto de ruptura.

Colapsos emocionais, sair de casa por horas para fugir um do outro depois de uma briga e comportamentos de autoproteção são comuns.

O mesmo acontece com a indiferença e o distanciamento.

Você sabe que está aqui quando começa a pensar se deveria sair do relacionamento. É o momento de tomar uma decisão: partir, ficar e não fazer nada ou ficar e realmente trabalhar para resgatar a harmonia do início do relacionamento.

“Quando vejo casais nessa fase, sempre os encorajo a pensar em seguir um novo caminho, que é decidir trabalhar antes de fazer uma escolha sobre o relacionamento.

Muitas vezes, os casais sentem que querem sair do relacionamento, mas quando aprendem as habilidades para se comunicar de forma eficaz , anos de ressentimento ou distanciamento podem desaparecer”, revela Linda.

Estágio 5: Amor de todo o coração

casal com aspecto feliz amoroso

Acontece quando o relacionamento é mais saudável e gratificante. É o verão do amor, quando os frutos do trabalho de um casal estão totalmente maduros e prontos para serem saboreados.

Os casais experimentam a verdadeira autodescoberta e aceitação da imperfeição em si mesmos e em seus parceiros, reconhecendo que não existe uma “combinação perfeita”.

Ainda há muito trabalho envolvido para chegar nesse estágio, mas a boa notícia é que as pessoas aprendem a se ouvir e se inclinam para conversas incômodas sem se sentirem ameaçadas ou agredidas um ao outro.

É aqui também que elas voltam a brincar juntas. Afinal, têm liberdade de rir, relaxar e desfrutar profundamente uma da outra. Assim, podem experimentar o sexo da fase inicial à medida que cada um se redescobre de maneiras que os permitem se apaixonar novamente.

O estágio Amor Total é alimentado pelas qualidades de duas pessoas honestas: generosidade, humor, flexibilidade, resiliência, bons limites, autocuidado e uma vida com significado e propósito.

Os casais são capazes de permanecer nesse estágio desde que sejam capazes de sustentar continuamente sua própria integridade como pessoas.

Por fim, os 5 estágios do relacionamento são cíclicos: caminha de uma etapa para outra de forma não linear. Você acredita nisso ou acha exagero?


Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.