Bolo de milho, paçoca, pamonha, amendoim, pinhão, quentão… Essas delícias típicas das festas juninas tomam conta do Brasil todos os anos nos meses de junho e julho.
Originadas das antigas festas pagãs que celebravam a chegada do verão na Europa, as festas juninas são hoje uma lembrança das diversas tradições culturais e gastronômicas que se entrelaçam.
Origem das festas juninas

As festas juninas têm raízes na comemoração do Solstício de Verão e na crença de afastar maus espíritos e pragas que poderiam prejudicar as colheitas.
Como explica Robson Ghedini, coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, essas festas, realizadas nos séculos XV e XVI na Europa, são amplamente consideradas como a origem das populares festas juninas no Brasil.
Elas existiam em diversos países europeus e eram celebradas de maneiras distintas por diferentes povos.
A incorporação pela Igreja Católica
Ao longo do tempo, as celebrações pagãs foram gradualmente incorporadas pela Igreja Católica e passaram a ser realizadas em honra a três santos católicos: São João, Santo Antônio e São Pedro.
Foi por meio do processo de colonização portuguesa, ainda no século XVI, que a tradição foi trazida ao Brasil.
Inicialmente conhecida como Festa Joanina, em referência a São João, posteriormente passou a ser chamada de Festa Junina, em alusão ao mês em que é realizada.
Algumas pessoas estendem a comemoração e promovem as Festas Julinas, já durante o mês de julho.
Tradição cultural relevante
A Festa Junina, celebrada em todo o país, adquire características distintas dependendo da região em que é realizada. Geralmente, os eventos têm início em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e se estendem até 29 de junho, dia de São Pedro.
No entanto, atualmente o calendário começa mais cedo e termina mais tarde.
Especialmente no Nordeste brasileiro, essas festas possuem uma profunda ligação com a cultura e as tradições locais, sejam elas religiosas, gastronômicas ou até mesmo relacionadas a vestimentas.
“As festas juninas têm características peculiares relacionadas ao que é produzido e colhido em cada região, mas existem alimentos que são bastante típicos, como o milho, o quentão e o amendoim”, destaca Ghedini.
Além das comidas típicas, há também danças, fogueiras, trajes e brincadeiras.
É importante ressaltar que todos esses elementos contribuem para a preservação de costumes e heranças imateriais, transmitidos ao longo dos últimos cinco séculos de geração em geração.
“As festas juninas desempenham um papel fundamental ao resgatar as origens e fortalecer os costumes de cada região do país. Elas são extremamente importantes para a essência brasileira, pois refletem as diversas peculiaridades de cada parte de nossa nação”, conclui ele.
Aproveite para ler também:
Como fazer festa DIY com tema O Poderoso Chefinho
Fantasias de Halloween para você se inspirar e arrasar na festa
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Não Solte! O mal é real ou alucinação?No thriller psicológico Não Solte! (2024, Prime Video), dirigido por Alexandre Aja, a linha entre realidade e alucinação se desfaz em um pesadelo angustiante. A trama acompanha uma mãe desesperada que luta para proteger os filhos de uma força sombria. E se a verdadeira ameaça estiver dentro dela mesma? À medida que eventos inexplicáveis tomam
- Morbius: por que ele se torna um vampiro?Morbius (2022, Netflix) traz Jared Leto no papel do Dr. Michael Morbius, marcando a segunda aposta da Sony em dar um filme solo a um vilão do Homem-Aranha, após o sucesso de Venom (2018) e a sequência Venom: Tempo de Carnificina (2021). Na trama, o brilhante cientista Michael Morbius sofre de uma rara doença sanguínea
- Adolescência: qual a motivação do crime?Adolescência conta a história de como o mundo de uma família vira de cabeça para baixo quando Jamie Miller (Owen Cooper), de 13 anos, é preso pelo assassinato de uma adolescente onde ambos estudavam. O longa foi filmado em um único plano-sequência, ou seja, sem cortes aparentes, aumentando a tradição do espectador. O diretor Philip





