Osho (1931 – 1990) era um cara polêmico, sem dúvidas. Um filósofo que se definia como um “místico espiritualmente incorreto”. Como guru, falou diretamente para quem alimenta o seu ego e conquistou pessoas que desejavam conhecer o mundo espiritual sem incluir religiões.
Seus livros foram escritos a partir de palestras e entrevistas registradas. Temas como a importância da liberdade, do autoconhecimento e da relação do homem com ele mesmo e com o planeta são recorrentes. Segundo o professor de teologia da PUC-SP, Frank Usarski, Osho usava práticas de zen-budismo, tantrismo e sufismo.
Entre os principais escândalos que envolvem o nome do guru estão o fato de ele ter uma coleção de 93 Rolls-Royces (carros doados por discípulos milionários para ajudar a construir a comunidade) e ser acusado de libertinagem sexual por dizer que o orgasmo é uma espécie de meditação, entre outras pérolas.
Enquanto você alimenta o seu ego, a sua felicidade morre de fome
* Frase de Arthur Alemida (não me pergunte quem é)
Em O livro do ego: Liberte-se da ilusão, Osho aborda a questão do autoconhecimento e fala que, quando nascemos, “temos nosso eu autêntico. Depois, a sociedade cria um falso eu: você é cristão, você é católico, você é branco, você é alemão, faz parte da raça escolhida por Deus e deve governar o mundo e assim por diante”.
A sociedade cria uma falsa ideia de quem são as pessoas. Ela lhes dá um nome e, em torno do nome cria ambições, condicionamentos. Pouco a pouco, trabalha ego dos indivíduos por meio da escola, igreja, faculdade…no momento em que volta da faculdade, você já esqueceu completamente o seu ser inocente.
Agora, você é um grande ego com medalha de ouro, é o primeiro da classe, está no topo, pronto para ir ao mundo. O homem é explorado por esse ego e isso nunca lhe permite nem mesmo um vislumbre do seu eu autêntico, real.
A pessoa que busca a verdade tem de começar exatamente a partir deste ponto: descartar tudo o que lhe foi dito pela sociedade em relação a quem ela é. Com certeza ela não é nada disso, pois ninguém pode saber quem o outro é, exceto ele próprio.
É possível optar pela frustração, pelo sofrimento, pela infelicidade e, então, continuar a alimentar o ego. Ou você pode escolher a paz, o silêncio, a felicidade, mas, nesse caso, é preciso recuperar a inocência.
3 Dicas para superar o ego
Se achou esse assunto interessante, aqui estão as 3 principais dicas de especialistas para você controlar o seu ego.
1 . Não se ofenda
Se está procurando motivos para se ofender, vai encontrar a todo momento. Essa mentalidade o enfraquece, forçando-o a ficar na defensiva, desperdiçando muita energia e concentração mental em confrontos desnecessários. Ao se soltar, você se abre para muito mais oportunidades de ser feliz.
2 . Livre-se da necessidade de vencer
Vencer é um método infalível para evitar o contato com seu verdadeiro eu. A necessidade de vencer é uma corrida sem fim que nunca permite que você se afaste e reflita sobre suas ações. Ninguém pode vencer o tempo todo. Deixe de lado a necessidade de reconhecimento e a sua vida vai melhorar da noite para o dia.
3. Supere o desejo de se sentir superior
O ego tende a julgar tudo e a todos com base na aparência, realizações, posses, valores e outras métricas que fazem sentido apenas do ponto de vista do ego. Ele adora dividir as pessoas entre vencedores e perdedores. Esse tipo de sentimento leva ao ressentimento, confronto e hostilidade um contra o outro.
Quando você vê a diferença entre a voz do ego e a realidade, esse é o começo do despertar. Geralmente é um momento, um flash que vem e desaparece.
No começo você ainda se perde de novo e os velhos pensamentos surgem. Mas, aos poucos, ganha consciência e os pensamentos disfuncionais diminuem. É uma transição lenta que traz a consciência de volta, porque o ego não quer mudar. Para saber mais, leia também O livro do ego: Liberte-se da ilusão
Aproveite para ler também:
51% dos brasileiros associam felicidade à aparência física
A filosofia de Epicuro e os efeitos colaterais dos prazeres vazios
É possível ser feliz sem postar nas redes sociais?
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Pearl: Howard também é assassinado?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Pearl (2022, Prime Video), terror com direção de Ti West, revela as origens de uma personagem perturbadora, uma garota chamada Pearl, vivida por Mia Goth. A história se aprofunda em como a jovem se torna uma assassina em série, além de ser um estudo de personagem brilhante sobre… Leia »Pearl: Howard também é assassinado?
- Trilogia X: qual a conexão dos filmes?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO A Trilogia X se destaca por reinventar o subgênero slasher com abordagens inovadoras e mistérios cheios de tensão. Além disso, o papel transformador de Mia Goth é um ponto alto: em X, ela é Maxine Minx, uma aspirante a estrela de filmes adultos, e também assume o papel de… Leia »Trilogia X: qual a conexão dos filmes?
- Os Assassinatos de Buckingham ExplicadoRevista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Os Assassinatos de Buckingham (2024, Netflix) é um thriller policial de Hansal Mehta estrelado por Kareena Kapoor Khan no papel principal. O filme é ambientado em uma pequena cidade no condado de Buckinghamshire, na Inglaterra. Uma detetive britânica-indiana recebe o caso do assassinato de um menino de 10… Leia »Os Assassinatos de Buckingham Explicado