Pular para o conteúdo

Descubra como se tornar a sua melhor amiga

Você sabe quem é a sua melhor amiga, ela sempre aparece com aquela voz crítica dentro da sua cabeça que fala com você o dia todo…

Normalmente, não são exatamente as coisas que você precisa ouvir, por exemplo: que você não é suficiente e precisa ser mais – mais rica, mais magra, mais bem-sucedida, mais bonita…

Autoconhecimento tornará você a sua melhor amiga

Seja sua melhor amiga!

O quanto realmente conhecemos a nós mesmas? Às vezes, parece que passamos o dia todo trocando de máscaras. Como se estivéssemos constantemente tentando ser alguém diferente.

Podemos usar a máscara da trabalhadora esforçada ou a da preguiçosa. Podemos alternar para a máscara social ou para a máscara de “pessoa interessante”.

Talvez depois passemos para a máscara de “pareço inteligente” ou a de “estou fingindo estar interessada”. Existem tantas opções.

Esperam que sejamos de determinada maneira, e é essa máscara que colocamos. Precisamos questionar isso. Nossa participação nesse jogo de aparências pode se tornar tão natural que mal percebemos.

Mas de vez em quando nos perguntamos: qual delas é o meu verdadeiro eu?

Além de todas essas aparências, quem sou eu de verdade? Será que realmente sei? Será que quero saber? Talvez tenhamos medo do que poderíamos descobrir. Ou não.
Continue a leitura para saber o que fazer para você mudar pra melhor.

Seja consciente de si

Preste atenção nas palavras que você usa consigo mesma e observe se são duras ou negativas.

Identifique as situações em que você é mais autocrítica, como quando come certos alimentos ou tenta algo novo. Conhecer a fonte desse julgamento ajuda a diminuir o impacto com o tempo.

Trate-se com gentileza

Em vez de se repreender, trate seu crítico interno como um amigo gentil. Reconheça suas preocupações, mas repita que ser gentil consigo mesma é mais benéfico.

Sendo assim, troque pensamentos negativos por uma abordagem mais amigável. Lembre-se de apreciar seu corpo e trabalhar em hábitos saudáveis.

Pratique a gratidão

A gratidão diária pode aumentar sua felicidade e bem-estar mental. Reserve um momento todos os dias para escrever três coisas pelas quais você é grata.

Isso ajuda a desviar o foco das coisas negativas e realinhar sua atenção para as coisas boas. Mesmo as pequenas bênçãos da vida merecem ser reconhecidas.

Use afirmações

Considere encontrar uma afirmação ou mantra para repetir para si mesma quando sentir que está se tornando autocrítica.

Escreva algumas afirmações em post-its e coloque-os em lugares visíveis para se lembrar delas regularmente.

Meditações guiadas e até medidas de autocuidado no Instagram são muito úteis.

Cuide-se!

O autocuidado é essencial para o bem-estar mental. Reserve um tempo para fazer atividades que lhe tragam alegria, como: ler um livro ou fazer uma caminhada.

Viu como é possível se tratar como a melhor amiga? Reconheça que você não precisa ser perfeita e seja gentil para se recuperar de situações desafiadoras que sempre chegam sem avisar.

Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.