Pular para o conteúdo

Carta aberta pede pausa da Inteligência Artificial

Especialistas em tecnologia, incluindo o CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, e o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, assinaram carta aberta que pede pausa da Inteligência Artificial (IA) para avaliar os riscos potenciais e desenvolver medidas de segurança contra possíveis ameaças.

???????????????? Resumo da Notícia

Carta aberta pede pausa da Inteligência Artificial

  • A inteligência artificial é uma tecnologia avançada que foi integrada à nossa vida cotidiana de forma extraordinária. Uma das últimas formas de IA é o ChatGPT, um sistema de chatbot construído para facilitar o trabalho humano.
  • Apesar dos muitos benefícios dessa tecnologia, ela também pode causar impactos negativos à sociedade. Um deles é a disseminação desenfreada de notícias falsas, ou fake news.
  • O caso mais recente de fake news envolvendo tecnologia foi uma imagem do Papa Francisco vestido com um casaco fashion gerada por inteligência artiticial que viralizou na internet.
  • De acordo com o jornal “Estadão”, a carta foi enviada à Conferência Internacional Conjunta sobre Inteligência Artificial (IJCAI) e destaca os riscos de segurança apresentados por sistemas de IA, incluindo a possibilidade de serem usados para espionagem, ciberataques e manipulação de dados.
  • O documento foi assinado por mais de 1.000 especialistas em tecnologia, além de líderes de grandes empresas de tecnologia, organizações de defesa dos direitos humanos e outros representantes da sociedade civil.
  • Os autores alegam que a IA poderia se tornar uma ameaça existencial à humanidade se não for desenvolvida com cuidado e regulamentada de forma adequada.
  • Segundo a revista “Veja”, a carta pede uma pausa na pesquisa em IA até que haja garantias de que as preocupações com segurança foram resolvidas. A carta também pede maior cooperação internacional na regulação da tecnologia.
  • Apesar da carta pedir uma pausa na pesquisa em IA, ela também enfatiza a importância da tecnologia para melhorar a qualidade de vida e resolver problemas globais, como a mudança climática e a pobreza.

destaca os riscos de segurança apresentados por sistemas de IA, bem como a possibilidade de se tornarem uma ameaça existencial à humanidade.

Os impactos negativos da IA

Inteligência Artificial é um perigo para fake news

A primeira preocupação em relação às fake news é o fato de que o ChatGPT é capaz de gerar notícias falsas de forma muito convincente.

Alguns dos principais meios de comunicação nos quais essas informações são disseminadas são os noticiários, as redes sociais e os meios de comunicação eletrônicos.

A TV, salvo raras exceções, ainda é um dos meios mais confiáveis de dados porque privilegia a apuração da notícia em campo.

Fake News podem influenciar decisões políticas e econômicas e criar grandes perturbações na sociedade.

Elas também geram um sentimento de insegurança entre os cidadãos, que muitas vezes não confiam nas notícias verdadeiras que estão recebendo.

Criação de imagens geradas por IA

Outra preocupação relacionada à inteligência artificial é a criação de imagens geradas por IA que são cada vez mais realistas.

O ChatGPT consegue gerar imagens de pessoas em que parecem reais, o que pode enganar o olho humano. Isso pode ser usado no marketing em larga escala, com o objetivo de enganar os consumidores ou influenciar decisões políticas.

Efeitos negativos nas relações humanas

Por causa da criação de chatbots muito realistas, as relações humanas podem ficar prejudicadas. Por exemplo, é difícil para as pessoas identificarem se estão falando com um computador ou com um ser humano.

Aumento da identificação de padrões

Além disso, a inteligência artificial é capaz de detectar padrões. Isso pode levar a prejuízos na área da privacidade, pois os ChatGPTs são capazes de coletar informações pessoais dos usuários e analisá-las para criar padrões de comportamento.

Consequências emocionais

Além dos efeitos financeiros e econômicos, a inteligência artificial ChatGPT também pode causar efeitos emocionais. Por exemplo, as pessoas correm o risco de desenvolver relacionamentos com os chatbots, e quando descobrirem que estão falando com um computador, serão desapontadas ou frustradas.

Como lidar com os impactos negativos da inteligência artificial ChatGPT

Para minimizar os efeitos negativos da inteligência artificial, para começar, os governos devem criar regulamentações para restringir o uso de chatbots com supervisão inteligente, rápida e eficaz contra fake news.

Além disso, é importante que as pessoas estejam atentas à origem das notícias e informações que recebem, para se certificarem de que são originais.

Entender os efeitos dessa tecnologia e conhecer as regulamentações existentes são fundamentais para se proteger contra os impactos da inteligência artificial.

Compartilhe essa informação com os seus amigos e aproveite também para assinar a newsletter gratuita e receber novos resumos de notícias no seu celular.

Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.