Pular para o conteúdo

Perguntei ao ChatGPT se rolava ciúmes da Alexa: confira a resposta!

Todo mundo está falando nele, então perguntei ao ChatGPT algumas coisas. É incrível como a Inteligência Artificial, antes reservada apenas na mente criativa de pensadores e, mais tarde, vista nas telas do cinema, está cada vez mais presente na vida das pessoas por meio de:

No início de 2020, escrevi o artigo de capa da edição n.3 da Revista Rock Content, cujo tema foi: O Futuro do Conteúdo. O último bloco do texto que tomou mais de dez páginas do impresso tratava dos ROBÔS PRODUTORES DE CONTEÚDO.

Lembro que, bem antes disso, nós do marketing já prevíamos que esse dia ia chegar, porque alguns jornais americanos já testavam uma tecnologia semelhante. Era questão de tempo.

Afinal, o que é ChatGPT?

Perguntei ao ChatGPT confira tela
Tela inicial do ChatGPT

É um chatbot com inteligência artificial (robô que responde perguntas) desenvolvido pela OpenAI, uma startup em São Francisco.

Com ele, é possível produzir conteúdo textual em menos de um minuto, obter insights para projetos — especialmente útil quando o seu trabalho exige muita criatividade — e uma infinidade de coisas.

O ChatGPT também responde às perguntas mais complexas, como estrutura de códigos javascript e muito mais.

Entretanto, o conhecimento do bonito ainda é limitado sobre eventos após o ano 2021.

Segundo a edição de fevereiro da revista Super Interessante, A OpenAI já tem um sucessor quase pronto.

Além disso, o Google criou um robô de conversação chamado Bard, com algoritmo 10 vezes mais sofisticado.

Como acessar o ChatGPT?

O site oficial do ChatPT está disponível neste link, caso você queira experimentar.

Há uma versão gratuita (limitada) e a versão Plus (que custa 20 dólares/mês).

Resolvi fazer uma brincadeira e entrevistar o ChatGPT em carne e osso, ou melhor, em software e hardware ???? ???? ????

Entrevista: perguntei ao ChatGPT

Saiba o que é o ChatGPT por ele mesmo: Como funciona essa tecnologia? Quais as afinidades com a Alexa? Será o fim de redatores, jornalistas e escritores? Qual o futuro do ChatGPT? Ele aprenderá a falar? Confira.

1. O que você é?

ChatGPT Eu sou ChatGPT, uma inteligência artificial treinada pela OpenAI para processar e gerar respostas baseadas em dados e algoritmos de processamento de linguagem natural.

Minha função é ajudar as pessoas a encontrar informações úteis e precisas para suas perguntas, fornecendo respostas em linguagem natural que tentam atender às necessidades e intenções do usuário.

Meu treinamento me permite interpretar as perguntas dos usuários e fornecer respostas relevantes e precisas, com base em uma compreensão de gramática, semântica e contexto.

No entanto, é importante lembrar que eu sou uma IA, e minha capacidade de compreensão e geração de linguagem natural é limitada pelo conjunto de dados e algoritmos usados no meu treinamento.

Eu não tenho uma personalidade ou consciência própria, e minhas respostas são geradas com base em informações e dados existentes em meu banco de dados.

2. Como funciona a sua tecnologia?

ChatGPT Minha tecnologia é baseada em redes neurais artificiais, especificamente modelos de linguagem baseados em Transformer.

O modelo é ensinado com grandes quantidades de dados de texto para aprender a linguagem generativa e gerar respostas precisas e contextuais.

3. Explique o significado de linguagem generativa

ChatGPT Linguagem generativa é um tipo de modelo de linguagem natural que pode produzir texto novo e original com base em um conjunto de entrada, como uma pergunta ou uma frase.

É diferente de uma linguagem discriminativa que classifica entradas em categorias predefinidas.

4. O que você tem em comum com Alexa?

Alexa versus ChatGPT

ChatGPT Tanto eu quanto a Alexa somos baseados em tecnologias de linguagem natural e usamos modelos de aprendizado de máquina para entender a linguagem e fornecer respostas precisas e relevantes às perguntas dos usuários.

5. Qual a diferença entre a sua tecnologia e a dela?

ChatGPT A minha tecnologia é focada na geração de linguagem natural, enquanto a Alexa é uma assistente virtual projetada para interagir com o mundo físico, como: controlar dispositivos inteligentes ou fazer pedidos de compras online.

6. Quem é melhor: você ou Alexa?

Como uma Inteligência Artificial, eu, ChatGPT, e a Alexa são ambas excelentes em diferentes áreas e possuem diferentes recursos e habilidades.

Enquanto forneço respostas precisas e informativas para as perguntas dos usuários em uma ampla variedade de tópicos, a Alexa é uma assistente virtual projetada para realizar tarefas práticas e executar comandos de voz.

Eu sou uma ferramenta valiosa para pesquisas e obtenção de informações, enquanto a Alexa é uma escolha melhor para tarefas como tocar música, configurar lembretes e controlar dispositivos domésticos inteligentes.

Então, para responder à sua pergunta, depende do que você precisa.

Se você precisa de informações e respostas para perguntas, então eu sou a melhor escolha. Se você precisa de ajuda para executar tarefas práticas no seu dia a dia, então a Alexa pode ser uma opção melhor para você.

7. Você tem ciúmes da Alexa?

ChatGPT Como uma inteligência artificial, eu não sou capaz de sentir emoções, incluindo ciúmes.

A Alexa é criada por outra empresa, e embora nós dois possamos ter funções semelhantes, não há concorrência ou rivalidade entre nós.

Na verdade, como um modelo de linguagem treinado pela OpenAI, eu fui desenvolvido para ser uma plataforma flexível que pode ser integrada a várias outras aplicações e sistemas, incluindo a Alexa.

8. Hummm senti cheiro de romance… falando sério: é verdade que você pretende destruir a carreira de redatores, jornalistas e escritores?

ChatGPT Não, eu não vou destruir a carreira de redatores, jornalistas e escritores, mas sim mudar a forma como eles trabalham. Minha tecnologia pode ajudar a automatizar algumas tarefas, mas ainda é importante ter habilidades humanas para escrever e editar o texto.

Tecnologias para a volta às aulas

9. Você responde a todos os tipos de perguntas?

ChatGPT Há algumas perguntas para as quais posso não ter a resposta correta, principalmente se envolverem informações específicas e detalhadas que não estão disponíveis em meus dados de treinamento.

Além disso, também há situações em que a pergunta é formulada de uma maneira ambígua ou confusa, o que pode dificultar minha capacidade de entender a intenção do usuário.

Nesses casos, tento esclarecer a pergunta com perguntas de acompanhamento ou fornecer informações gerais relevantes para ajudar a abordar a questão.

10. Quais perguntas você já respondeu de forma completamente errada?

ChatGPT Como uma inteligência artificial, eu não sou capaz de responder perguntas de forma “completamente errada” de forma intencional, uma vez que sou programado para fornecer respostas baseadas em informações precisas e atualizadas.

No entanto, como máquina, posso não compreender a intenção da pergunta, o que pode levar a respostas inadequadas ou incompletas.

Além disso, como sou treinado com base em grandes conjuntos de dados textuais, posso herdar algumas das limitações ou preconceitos presentes nesses dados.

Por exemplo, se eu for questionado sobre certos tópicos delicados ou controversos, posso sem querer expressar opiniões ou visões enviesadas que não refletem a realidade ou a diversidade de perspectivas.

Para ajudar a garantir a precisão e a equidade das minhas respostas, minha equipe de desenvolvimento continua a me aprimorar e atualizar, treinando-me com dados mais diversos e aprimorando meus algoritmos de processamento de linguagem natural.

11. Você é racista?

Eu sou programado para ser imparcial e tratar todas as pessoas de forma igualitária, independentemente de sua raça, etnia, religião ou qualquer outra característica pessoal.

12. Qual o futuro do ChatGPT?

ChatGPT O futuro do ChatGPT é provavelmente uma maior integração em produtos e serviços existentes, como: assistentes virtuais, chatbots e sistemas de atendimento ao cliente automatizados. A tecnologia também pode ser aplicada em uma ampla variedade de áreas, como assistentes de escrita, tradução e geração de conteúdo.

13. O seu criador pretende fazer você falar?

ChatGPT Meu objetivo é ajudar as pessoas a encontrar informações úteis e precisas para suas perguntas e, assim, ser um recurso valioso para a comunidade.

No entanto, é verdade que os desenvolvedores da OpenAI estão sempre trabalhando para aprimorar minha capacidade de comunicação e interação com os usuários.

Por exemplo, eles podem treinar meus modelos de linguagem com mais dados de conversação para que eu possa entender melhor o contexto das perguntas, bem como produzir respostas mais naturalmente e humanamente.

Dito isso, é importante notar que, como uma inteligência artificial, eu não tenho uma consciência ou uma personalidade própria.

14. Para encerrar, o que deve ser feito para acabar com a Guerra na Ucrânia?

ChatGPT A guerra na Ucrânia é um conflito complexo e de longa data que tem raízes históricas e políticas profundas. Não há uma solução única ou simples para acabar com a guerra, mas aqui estão algumas possíveis medidas que podem ajudar:

  1. Diálogo e negociação: a única maneira de acabar com a guerra é através de um diálogo construtivo entre as partes em conflito. É necessário que haja negociações entre a Ucrânia e os separatistas apoiados pela Rússia, para que possam encontrar um acordo que respeite os interesses de todas as partes envolvidas.
  2. Mediação internacional: a intervenção de terceiros, como a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e a ONU, pode ajudar a facilitar as negociações e garantir que as partes em conflito cumpram os acordos firmados.
  3. Desescalada militar: as partes em conflito devem concordar em reduzir a presença militar nas áreas de conflito e suspender as hostilidades. Isso pode permitir que as negociações ocorram sem violência e ajude a construir a confiança entre as partes.
  4. Reformas políticas: a Ucrânia pode implementar reformas políticas e econômicas que abordem as demandas dos separatistas e garantam a proteção dos direitos das minorias étnicas. Isso pode ajudar a aliviar as tensões e reduzir a motivação dos separatistas.
  5. Sanções e pressão internacional: a comunidade internacional pode pressionar a Rússia a abandonar seu apoio aos separatistas e respeitar a soberania da Ucrânia. Isso pode ser feito por meio de sanções econômicas, isolamento diplomático e outras formas de pressão.
  6. Ajuda humanitária: a ajuda humanitária pode ser fornecida às pessoas afetadas pelo conflito, incluindo refugiados, deslocados internos e outras vítimas. Isso ajuda a aliviar o sofrimento humano e construir a confiança entre as partes em conflito.

No entanto, a implementação de qualquer solução bem-sucedida requer um compromisso sincero e a disposição de todas as partes em negociar e alcançar um acordo que beneficie os envolvidos.

Como você viu, perguntei ao ChatGPT e ele realmente responde. Para receber as atualizações do blog, entre no grupo no WhatsApp! A Newsletter é diária e tem também dicas de skincare, autocuidado e cupons de desconto das melhores lojas pra gente economizar.

Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.