Pular para o conteúdo

7 Características exclusivas das pessoas inteligentes

Por que as pessoas inteligentes pensam e agem de uma determinada maneira?

Neste artigo, apresentamos as últimas descobertas sobre o tema identificadas pelo Dr. Sandip Rop, médico e escritor de psicologia com foco em bem-estar mental, narcisismo, estoicismo e psicologia positiva.

Confira os 9 sinais de inteligência e boa leitura!

Características de pessoas inteligentes

Preste atenção aos detalhes.

1. Pessoas inteligentes têm dificuldade em ter relacionamentos amorosos

Durante uma pesquisa, os estudantes com QI acima de 100 e abaixo de 70 tinham significativamente menos probabilidade de ter tido relações sexuais do que aqueles com QI intermediário.

Aqueles com QI variando de 75 a 90 tinham a menor probabilidade de virgindade (essa é também a mesma faixa de QI onde a inclinação para o crime atinge o pico).

Cada ponto adicional de QI aumentou as chances de virgindade em 2,7% para os homens e 1,7% para as mulheres.

A pesquisa mostrou que a amizade, tanto em termos de intensidade quanto de qualidade, está positivamente ligada à satisfação com a vida. Mas em pessoas altamente inteligentes, a socialização tem o efeito inverso.

Para ser justo, as pessoas altamente inteligentes muitas vezes têm de “emburrecer” para poderem falar com potenciais parceiros. Com o tempo, isso fica muito cansativo para continuarem.

2. Pessoas inteligentes têm boas habilidades de raciocínio e reconhecimento de padrões

Um dos sinais de pessoas altamente inteligentes é a capacidade superior de reconhecer padrões. Isso lhes dá uma vantagem na luta pela sobrevivência.

É porque identificar um padrão ajuda a prever o que pode acontecer a seguir. Aqueles que não conseguem detectar sinais irregulares não percebem ameaças, como uma cobra no arbusto.

Além de tudo, nosso sistema imunológico depende fortemente do reconhecimento de padrões. Quando um micróbio nocivo nos infecta, o corpo inicia uma resposta imunológica.

Isso acontece porque o sistema imunitário possui receptores de reconhecimento de padrões que reconhecem as estruturas moleculares anormais nas bactérias e vírus e os atacam.

3. Pessoas inteligentes tomam decisões mais precisas e confiáveis

A tomada de decisões precisa da capacidade de deduzir e também de prever. As pessoas mais inteligentes são melhores em habilidades dedutivas e preditivas.

Capacidade dedutiva significa habilidades que aprendemos com nossas experiências que nos permitem ler uma situação rapidamente e decidir o que funcionará melhor.

Capacidade preditiva significa habilidades que aprendemos com nossas intuições para nos ajudar a lembrar eventos quando uma situação semelhante liderada por outras pessoas produziu certos resultados.

4. Pessoas inteligentes têm criatividade aguçada

A criatividade não pode ocorrer sem a capacidade de resolver problemas, prática de brainstorming, incubar ideias por um longo período, filtrar detalhes desnecessários etc.

No entanto, tenha isso em mente. Embora as pessoas criativas sejam inerentemente inteligentes, nem todas as pessoas inteligentes são criativas.

Assim, quando observamos pessoas criativas, podemos deduzir que são inteligentes. Mas não podemos realmente dizer se uma pessoa é inteligente ou não se nunca a vemos praticar qualquer arte ou outras atividades criativas.

Praticar arte não é o mesmo que ser criativo, mas praticar qualquer forma de arte muitas vezes pode nos ajudar a nos tornarmos mais criativos.

5. Pessoas inteligentes gostam de resolver problemas

Um dos sinais de extrema inteligência é uma mente altamente imaginativa que busca problemas para resolver.

Pessoas com QI alto gostam de aprender coisas novas e resolver quebra-cabeças. Elas são naturalmente atraídas pela adaptação a novas situações e pela tentativa de encontrar soluções para novos desafios.

Surpreendentemente, as pessoas inteligentes não começam por saber a respostaelas valorizam o processo de encontrar a resposta.

Tendem a estar genuinamente interessados ​​em ciência e tecnologia.

6. Altos níveis de percepção e intuição são sinais de pessoas inteligentes

Pessoas mais inteligentes são mais perspicazes e intuitivas.

Elas estão mais conscientes de seus próprios estados mentais e podem compreender com precisão os pensamentos e sentimentos.

Um estudo sugere que pessoas que são boas em pensar (raciocinadores de alta capacidade) podem usar a intuição, lógica e probabilidade para raciocinar mesmo quando suas crenças entram em conflito com a lógica.

No entanto, aqueles que não são tão bons a pensar (raciocinadores de baixa capacidade) tendem a confiar nas suas crenças, mesmo quando a lógica é clara.

7. Pessoas inteligentes são curiosas e abertas a novas experiências

Um dos sinais de alta inteligência é a presença de grande curiosidade e vontade de aprender coisas novas.

Pessoas com QI alto normalmente fazem perguntas sobre coisas que veem ou ouvem. Quando eles não entendem o que você está dizendo, pedem que você explique em palavras simples.

Essa característica também tem consequências negativas. Quando os investigadores questionaram mais de 8.000 pessoas, descobriram que aqueles com QI mais elevado eram mais propensos a experimentar drogas ilegais.

O estudo descobriu ainda que os motores de busca nos levam a superestimar nossa própria inteligência. Portanto, pesquisar no Google pode fazer você se sentir mais inteligente do que realmente é.

É importante notar que nem todas as pessoas inteligentes apresentam todos esses traços. Além disso, o QI é apenas uma medida da inteligência, mas não é a única.

Existem muitos outros fatores que contribuem para a inteligência, como a criatividade, a capacidade de resolver problemas e a inteligência emocional.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.