Pular para o conteúdo

O que é uma pessoa sapiosexual? Entenda conceito e controvérsias

A palavra sapiosexual tem raiz latina ‘sapien’, que significa sábio, e ‘sexualis’, em tradução, sexual. O primeiro uso do termo foi feito por Merriam-Webster em 2004.

Mas, afinal, o que é uma pessoa sapiosexual?

Antes de conceituar o termo, é bom lembrar que a sexualidade tenta descrever, de forma quase exclusiva, com quem uma pessoa deseja interagir sexualmente.

Portanto, o sapiosexual é alguém que se sente atraído sexualmente pela inteligência do parceiro ou parceira.

Ou seja, quando ele procura um relacionamento, se concentra mais no intelecto do candidato em potencial do que na aparência.

Isso significa que qualidades superficiais como formato do corpo, tamanho ou características faciais ficam em segundo plano. O sapiosexual geralmente valoriza muito o envolvimento em atividades intelectuais junto com o parceiro.

Isso pode incluir compartilhar notícias, falar sobre política, assistir a documentários ou simplesmente ter conversas profundas, entre outras coisas relacionadas à cultura.

Observando como alguns dos melhores escritores e artistas fizeram as pessoas se sentirem, pode haver algum progresso confiável na compreensão da sapiosexualidade.

Em termos evolutivos, as pessoas sempre foram atraídas para parceiros inteligentes – a inteligência é uma das formas pelas quais os humanos se adaptaram para sobreviver.

A caça e a recolha de alimentos exigiam inteligência, tal como a construção de alianças e comunidades, a procura de abrigo e a minimização do perigo. Cada cultura celebrou a sabedoria de uma forma ou de outra.


Estudo de Geoffrey Miller

O professor Geoffrey Miller, da Universidade do Novo México, testou 400 homens quanto à sua inteligência geral e depois pediu a todos uma amostra de esperma.

O que ele descobriu foi que os homens com as pontuações mais altas nos testes cognitivos tinham os espermatozoides mais saudáveis.

O pesquisador acredita que a qualidade do cérebro está diretamente ligada à qualidade do esperma e, portanto, é uma característica genética que pode ser transmitida de geração em geração.

Ele explica que “traços como linguagem, humor e inteligência evoluíram em ambos os sexos, porque eram sexualmente atraentes para ambos os sexos”.

Então, basicamente, a linguagem e o humor, no que se refere à inteligência, foram desenvolvidos como uma forma de anunciar que o homem tinha um bom esperma.

Se você pensar nisso em termos de evolução humana, nossos ancestrais teriam desejado um parceiro inteligente simplesmente para fins de sobrevivência. Um parceiro burro significaria uma existência menos segura.

É verdade que agora somos criaturas mais evoluídas, mas acho que os mesmos instintos básicos existem em nós. Queremos um parceiro engraçado, inteligente e capaz porque isso contribui para uma vida melhor.

Veja também:

sapiosexual x demisexual


Muitas vezes, a sapiosexualidade é confundida com a demisexualidade, uma orientação caracterizada por só sentir atração sexual por alguém depois de estabelecer uma conexão emocional com a pessoa.

A sapiosexualidade é a necessidade de construir uma atração intelectual antes que uma atração sexual ocorra, enquanto a demisexualidade é a necessidade de construir uma conexão emocional antes que uma atração sexual ocorra.

Controvérsias em torno do tema

Alguns argumentaram que a sapiosexualidade não se trata de uma orientação legítima, mas de um tipo de atração.

As pessoas que se descrevem como sapiosexuais sugerem que a inteligência é mais do que apenas uma qualidade que apreciam num parceiro – é o principal fator que impulsiona a atracção sexual, tal como alguns podem ser atraídos por um corpo ou rosto bonito.

Outros acham que a sapiosexualidade é pretensiosa e discriminatória. Nesse caso, o foco na inteligência implicaria que as pessoas baseiem a atração nas capacidades cognitivas e desvalorize aqueles que podem ser deficientes, ou ter menos acesso à educação formal. E você, o que acha sobre o assunto? Deixe um comentário!


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
  • Por que The Housemaid terminou de forma trágica?
    Em The Housemaid (2010/Prime Video), ou A Empregada, em português, nos deparamos com a dinâmica complexa de uma família rica e seus empregados. O filme do diretor Im Sang-soo é um remake do original lançado em 1960 (com direção de Kim Ki-young), uma das obras mais importantes e influentes da história do cinema sul-coreano e… Leia »Por que The Housemaid terminou de forma trágica?
  • O Talentoso Ripley Final Explicado
    Nos últimos anos, uma onda de thrillers, dramas, comédias de humor ácido e estudos de personagens envolvendo pessoas queer em atividades criminosas tem conquistado os cinéfilos. Por exemplo, O Talentoso Ripley, filme de 1999 que agora está disponível no catálogo da Netflix, tem as mesmas características que resultou no sucesso estrondoso de Saltburn. O filme… Leia »O Talentoso Ripley Final Explicado
  • Quem é o assassino em A Estranha Perfeita?
    A Estranha Perfeita é um thriller psicológico de 2007 estrelado por Bruce Willis e Halle Berry disponível na Netflix. A premissa do filme envolve Rowena Price como uma jornalista que se disfarça para solucionar o misterioso assassinato de uma amiga de infância. A história brinca o tempo todo ao apontar os suspeitos, engana propositalmente o… Leia »Quem é o assassino em A Estranha Perfeita?
  • Desvendamos Rebel Moon Parte 1 e 2
    Uma narração lida por Anthony Hopkins logo no começo de Rebel Moon informa aos espectadores que o filme é basicamente Star Wars 2.0: “Um governante tirânico chamado Regente Balisarius do “Mundo Mãe” está tentando reprimir as forças rebeldes que ameaçam usurpar seu governo… No desfecho de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo,… Leia »Desvendamos Rebel Moon Parte 1 e 2
  • O Exorcista – O Devoto Explicado
    O Exorcista de William Friedkin, lançado em 1973, é um marco indiscutível do terror cinematográfico. Com uma bilheteria impressionante e influência que transcende gerações, o filme se tornou um clássico instantâneo. Agora, décadas depois, surge O Exorcista – O Devoto (2023/Prime Video), uma sequência que busca honrar o legado do original, mas parece falhar em… Leia »O Exorcista – O Devoto Explicado