Pular para o conteúdo

9 Declarações de uma psicoterapeuta sobre amor e sexo

A escritora e psicoterapeuta belga Esther Perel não mede as palavras quando fala sobre amor e sexo.

Ela diz que o amor assenta em dois pilares: entrega e autonomia. Ou seja, nossa necessidade de união existe juntamente com nossa necessidade de separação.

Parece um paradoxo, mas isso requer inteligência emocional, maturidade intelectual, capacidade de ser honesto sobre os próprios desejos e comunicação constante com o parceiro.

Abaixo estão 9 citações da especialista, autora do livro best seller Sexo no Cativeiro.

1. Definição prática de amor, segundo Esther Perel

“É um verbo. Essa é a primeira coisa. É um envolvimento ativo com todos os tipos de sentimentos – positivos, primitivos e repugnantes. Mas é um verbo muito ativo. E muitas vezes é surpreendente como isso pode diminuir. É como a lua. Achamos que desapareceu e de repente reaparece. Não é um estado permanente de entusiasmo.”

2. Ouvir é mais importante

“Ouvir. Apenas ouça. Você não precisa concordar. Veja se você consegue entender que existe outra pessoa que tem uma experiência completamente diferente da sua realidade.”

3. Argumentar de maneira inteligente

“É natural que as pessoas discutam. Faz parte da intimidade. Mas você tem que ter um bom sistema de reparo. Você precisa ser capaz de voltar, se você o perdeu, o que acontece, e dizer ‘Eu errei, me desculpe’, ou ‘Quer saber, percebi que não ouvi um único palavra que você disse porque eu estava muito chateado, podemos conversar sobre isso de novo?’”

4. Amor e sexo aproximam os casais

“Trabalhei com tantos casais que melhoraram dramaticamente na cozinha e não fizeram nada no quarto. Mas se você consertar o sexo, o relacionamento se transforma .”

5. Perspectiva da traição segundo a psicoterapeuta

“Uma das grandes descobertas e surpresas da minha pesquisa foi perceber que as pessoas chegavam e diziam: “Eu amo meu parceiro, mas estou tendo um caso”. Ás vezes as pessoas, mesmo em relacionamentos satisfatórios, também se desviam – não porque desejam encontrar outra pessoa, mas porque desejam se reconectar com uma versão diferente de si mesmos. Não é tanto que eles queiram deixar a pessoa com quem estão, mas às vezes querem deixar a pessoa que eles próprios se tornaram.”

Banner para acessar o guia completo para as mulheres sobreviverem aos homens

6. Sexualidade masculina

“Homens sexualmente poderosos não assediam, eles seduzem. São os homens inseguros que precisam de usar o poder para alavancar a insegurança e a inacessibilidade ou indisponibilidade das mulheres. As mulheres temem o estupro e os homens temem a humilhação.”

7. Vulnerabilidade masculina

“Nunca participei realmente da ideia de que os homens não falam, os homens não podem falar sobre as suas dores. Quero dizer, eles têm uma maneira diferente de fazer isso. Às vezes precisam de mais tempo, e você só precisa fechar a boca e esperar – ficar quieta. E se você não interromper, isso acontecerá.”

Veja também:

8. Segurança X Aventura

“No cerne da sustentação do desejo em um relacionamento de compromisso está a reconciliação de duas necessidades humanas fundamentais. Por um lado, a nossa necessidade de segurança, de previsibilidade, de fiabilidade, de permanência. Por outro lado, pela aventura, pela novidade, pelo mistério, pelo risco, pelo perigo, pelo desconhecido, pelo inesperado. Em vez de encarar essa tensão entre o erótico e o doméstico como um problema a resolver, sugiro que a veja como um paradoxo a gerir.”

9. Redes Sociais

“Se tudo mais falhar, saia das redes sociais por alguns dias… ou semanas. O tempo afastado o ajudará a perceber que lutar para ser outra pessoa é uma experiência frustrante. Em vez disso, concentre-se em ser a melhor versão de você e permanecer firme no aqui e agora da sua própria vida.”


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.