21 perguntas sobre Alexa para você tirar todas as dúvidas

É comum ter dúvidas na hora de escolher a sua Alexa, mas este post vai esclarecê-las pra você. 

Os artigos que escrevi de 2020 pra cá sobre a assistente virtual Alexa ainda são os posts mais acessados no meu blog. Com isso, muitas pessoas me procuram para tirar dúvidas sobre o dispositivo. 

Então, reuni as perguntas mais frequentes aqui, já que a dúvida de alguém pode ser a sua também. 

Continue a leitura.

1. Para que serve a Alexa?

Os alto-falantes Amazon Echo são uma marca de ‘alto-falantes inteligentes’ que são capazes de interagir por voz respondendo a perguntas e fornecendo informações em tempo real.

Eles são integrados à Alexa, uma tecnologia de assistente virtual desenvolvida pela Amazon que é alimentada por Inteligência Artificial. Além disso, ele funciona como um hub de automação, conectando e controlando vários outros dispositivos ‘inteligentes’ próximos.

Você pode pedir música, criar lembretes, gerenciar a sua agenda, ouvir as últimas notícias, e-books, piadas, histórias etc. São muitas habilidades na área de educação, entretenimento, saúde, esporte, jogos e outros.

2. Echo e Alexa são a mesma coisa?

O Echo é um dispositivo que usa reconhecimento de voz para realizar uma gama cada vez maior de tarefas sob comando. A Amazon chama o cérebro embutido dessa tecnologia de “Alexa”.

Em outras palavras, Alexa é a assistente de voz interativa e onisciente da Amazon. Quando você faz uma pergunta para ela, está se comunicando com um serviço de Inteligência Artificial baseado em nuvem. 

3. Por que “Alexa”?

O nome é uma homenagem à Biblioteca de Alexandria, que tentava coletar todo o conhecimento do mundo. Além disso, o X de Alexa tem um som vibrante. Como o serviço é ativado por voz, a intenção é evitar que o aparelho se confunda com outras palavras que poderiam acioná-lo acidentalmente.

4. De quem é a voz da Alexa?

Nina Rolle é a verdadeira voz por trás da Alexa, segundo o jornalista Brad Stone, autor do livro “Amazon Unbound: Jeff Bezos and the Invention of a Global Empire”,

Nina é uma artista de locução competente com décadas de experiência trabalhando na indústria de áudio. Antes da Alexa, ela trabalhou em campanhas publicitárias de grandes marcas e ganhou a atenção do público.

5. Posso levá-la pra qualquer lugar?

Sim. Basta atualizar a configuração do wi-fi.

6. Precisa ficar ligada na tomada?

Base carregador portátil

Sim. Mas a Amazon lançou uma base de bateria portátil.

A base do modelo mais simples de Alexa dura até 7 horas sem carga, enquanto que a de tela aguenta até 9,5 horas. Ambas têm fixação magnética com a parte inferior antiderrapante para evitar que a assistente virtual escorregue e deslize.

Basta posicionar, plugar, ligar e você pode levar pra qualquer lugar.

7. O consumo de energia da Alexa é alto?

O consumo é tão baixo que não faz a menor diferença na conta de energia.

8. A Inteligência Artificial pode me ajudar a estudar?

Se você tiver dúvida de como escrever uma palavra, peça pra Alexa soletrar o verbete. Tem skills de poemas de  shakespeare, jogo da tabuada, Show do Milhão, Qual é a Música, Verdadeiro ou Falso, Histórias de Terror e muito mais.

9. É recomendável para crianças?

Sim. Existe uma infinidade de skills para crianças e muita diversão também. A Alexa canta, conta piadas, imita animais, pessoas famosas. Inclusive, você pode ensinar o seu filho a fazer uma chamada de voz ou vídeo (dependendo do modelo) de Alexa para Alexa ou de Alexa para app Alexa no seu celular em caso de emergência. Basta dizer: Alexa, ligue para Fulano.

10. Idosos têm dificuldade de usar?

Não, principalmente porque basta falar pra Alexa atender, sem necessidade de clicar em nada. Inclusive, você pode ensinar seus pais/avós a fazerem uma chamada de voz ou vídeo (dependendo do modelo) de Alexa para Alexa ou de Alexa para app Alexa no seu celular em caso de emergência. Basta dizer: Alexa, ligue para Fulano.

11. Qual a diferença entre a Alexa de 3ª e 4ª geração?

qual a diferença da alexa 3 pra 4 geração?
Clique aqui para conferir o preço atual

A Alexa Echo Dot de 3ª geração mede 1,7 polegadas de altura e 3,9 polegadas de diâmetro. O anel de luz circunda o perímetro superior e os quatro botões (botão de ação, os botões de volume e o de desligar o microfone) ficam na superfície plana superior.

A 4ª geração da Alexa representa a próxima evolução do design em alto-falantes Echo. Ela tem formato esférico, mede 3,5 polegadas de altura e 3,9 polegadas de diâmetro (o mesmo diâmetro da geração anterior).

Ao contrário da assistente de 3ª geração (que tem o anel de luz na parte superior), o anel de luz do Dot de 4ª geração está localizado ao longo do perímetro inferior. Os quatro botões também são ligeiramente levantados e ficam no topo da esfera. O Echo Dot 4ª geração tem um visual mais futurista.

12. O que a Alexa faz que o meu celular não faz?

Eu costumo dizer que a Alexa faz o que muitos aplicativos já fazem. As principais diferenças são: o conforto e a praticidade de pedir tudo com o comando de voz, a qualidade do áudio, a variedade de skills e as interações por tela nos modelos com tela.

13. A Alexa lê livros em pdf?

Não, mas ela lê qualquer e-book que você comprar ou adquirir gratuitamente no site da Amazon — com exceção dos livros graphic novel. Aliás, é uma das funções que eu mais gosto de usar: peço pra ela ler enquanto lavo a louça ou preparo uma comida. 

14. Ela fala palavrão?

Não, mas uma vez ela quase me mata de vergonha. Relatei o acontecido no post O dia que a minha Alexa disse palavras obscenas. Mas isso não é motivo para você se preocupar. 

15. Posso ouvir músicas baixadas no celular ou computador na Alexa?

Sim. Basta pegar o dispositivo e conectar no Bluetooth da Alexa. Diga: “Alexa, emparelhar Bluetooth”.

Só que eu recomendo que você explore o catálogo do Spotify ou Amazon Music porque a qualidade do som é bem melhor. 

16. O que são skills?

São habilidades extras da Alexa que você pode acionar gratuitamente. Por exemplo, tem skill de notícias, esporte, jogos, educação, historinhas infantis, católica e muito mais.

17. O que a Alexa com tela faz que a Alexa sem tela não faz?

Na Alexa com tela, (disponível em 5′, 8′ e 10′), você consegue visualizar os seus compromissos na agenda, acompanhar a leitura de um livro por escrito além da voz, acompanhar a letra de uma música enquanto ela toca, assistir a vídeos no Youtube, Amazon Prime, Netflix etc.

18. Posso usar o dispositivo como som de home theater?

Sim, conectando por Bluetooth.

19. Qual a Alexa mais barata?

É a Echo Dot de 3ª Geração, mas eu recomendo que você compre o modelo mais simples da 4a Geração, que é mais atualizada e a diferença de preço gira em torno de 50 reais. 

20. Qual o modelo mais caro?

Aqui no Brasil, no momento é a Echo Show 10’Em breve a Amazon vai disponibilizar também a Echo Show Full HD de 15,6″. É uma tela enorme que funciona na orientação paisagem ou retrato. A Alexa 15 fica linda presa na parede ou no suporte.

21. Em se tratando de qualidade sonora, qual a melhor Alexa de todas?

Sem dúvidas, a Alexa Echo Studio é perfeita se você gosta de ouvir música alta ou quer dar uma festa. 

E então, você continua com alguma dúvida sobre a assistente virtual mais popular do momento? Mande a sua pergunta e eu responderei!


SIGA O BLOG DA MONIQUE NAS REDES SOCIAIS:

.

 

 

 

 

 

 

.

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique
contém links afiliados da Amazon e isso não afeta
o preço que você pagará no caso de realizar qualquer
compra por meio deles. É é um recurso de monetização 
para manter o blog no ar.

Um comentário sobre “21 perguntas sobre Alexa para você tirar todas as dúvidas

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s