Quer saber o que Tom Holland está pensando?

Baseado em uma série de romances populares de ficção científica para jovens adultos, Mundo em Caos (2021), filme disponível no Prime Vídeo, foi escolhido para uma adaptação cinematográfica há uma década.

Várias reescritas depois, foi filmado em 2017 com um elenco brilhante, incluindo Tom Holland (o garoto aranha), Daisy Ridley, Mads Mikkelsen e outros. Mas as exibições de teste não se saíram bem e as refilmagens ficaram adormecidas até 2019 — Tom estava ocupando lançando teias em franquias maiores.

Tudo isso ajuda a explicar por que Mundo em Caos parece incompleto ou por que alguns personagens são desarticulados. Mas, considerando esse contexto, o filme é ocasionalmente encantador e, às vezes, emocionante. Isso não quer dizer que seja ótimo, mas também não é ruim.

Sinopse de Mundo em Caos

Todd (Tom Holland) vive em Prentisstown com seus pais adotivos, Ben (Demián Bichir) e Cillian (Kurt Sutter) e seu cachorro, Manchee. O mundo de Todd vira de cabeça para baixo quando uma jovem, Viola (Daisy Ridley) aterriza em Prentisstown. 

De repente, ele começa a questionar tudo o que considerava verdade. Afinal, cresceu acreditando que todas as mulheres foram mortas pelas espécies nativas alienígenas, e tudo o que resta dos humanos é uma pequena vila de homens. 

No faroeste de ficção científica, os colonos do Novo Mundo têm um trabalho complicado de guardar segredos. Isso porque algo sobre a atmosfera desse planeta distante interage com o cérebro humano, resultando em um fenômeno curioso.

Assim, o pensamento dos homens são ouvidos por todos ao redor. Todd faz o possível para controlar o “ruído” repetindo interiormente seu nome ou frases como “seja um homem”, uma técnica aprendida com seus tios.

Segundo o garoto, o padre acredita que as mulheres não têm pensamentos (ruídos) porque não têm alma. Mas o motivo do mistério é outro e está ligado com a extinção delas. 

livros da trilogia Mundo em Caos

Se você assistiu ao filme primeiro, uma leitura do livro enriquecerá seus conceitos e trará mais prazer ao filme após o fato. Se você era fã dos livros, provavelmente vai gostar de ver Mundo em Caos ganhar vida no Amazon Prime Video.

Entretanto, o filme parece ignorar muitos dos principais temas que fizeram os romances parecerem relevantes. O livro aborda discussões sobre masculinidade tóxica, colonização, o custo da guerra e a convivência com o trauma. 

Aqui, Viola tem um arco de história mais impressionante. Quando ela cruza o caminho de Todd pela primeira vez, fica completamente surpresa com o mundo em que pousou e oprimida pelo ruído. 

A moça não fala nos primeiros capítulos, mas à medida que o livro avança, começa a se tornar uma parceira de Todd e desafia seus pontos de vista e os de Prentisstown. Ela é muito mais complicada e desenvolvida no romance.

 

E aê, vai assistir ao filme ou prefere conferir a história original do livro Mundo em Caos? Se você gosta de ficção científica, aproveite para ler também: 7 filmes + 1 trilogia para amantes de ficção científica.

 

 

Além de Frete GRÁTIS ilimitado em milhões de produtos elegíveis, ao ser membro Prime você tem acesso a filmes, séries, músicas, eBooks, revistas, jogos e muito mais em uma única assinatura, por apenas R$ 9,90/mês. Assine agora mesmo!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s