Pular para o conteúdo

Explicação de Bebê Rena “enviada do meu iPhone”…

Na série Bebê Rena (2024/Netflix), quando Martha (Jessica Gunning) entra no bar, sua tristeza evidente provoca a empatia de Donny (Richard Gadd), um barman que sonha ser comediante.

Donny lhe oferece um chá, pois ela sinaliza que não pode pagar por uma bebida. Quando Martha menciona que é advogada, ele imediatamente demonstra desconfiança, possivelmente a julgando pela aparência (ela é uma mulher obesa).

Mas a história muda quando descobrimos mais sobre ambos os personagens. Aqui, não existe vilão e mocinho. Todos são vítimas de traumas e, principalmente, de si mesmos.

O que você vai ler neste post:

  • Martha é uma stalker?
  • Por que Donny não luta contra Martha?
  • Por que Donny não assume o namoro com Teri?
  • Qual a grande revelação do Episódio 4?
  • O show de stand-up vira desabafo.
  • O que acontece com Martha Scott?
  • Como explicar a empatia de Donny por Martha?
  • Por que a série Netflix se chama Bebê Rena?
  • Qual o transtorno de Martha?
  • Bebê Rena é baseado em fatos?
  • Qual a explicação de Bebê Rena?
  • Qual a avaliação psicológica de Bebê Rena?

Martha é uma stalker?

Personagem principal de Bebê Rena Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique
Personagem principal de Bebê Rena Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique

Sim. Um “stalker” é o praticante de stalking, que envolve o ato de perseguir ou assediar alguém de forma persistente e ameaçadora.

Isso pode incluir: seguir a pessoa, monitorar suas atividades, enviar mensagens indesejadas, fazer ameaças ou até mesmo cometer atos de violência contra ela.

Martha começa a frequentar o bar constantemente e bombardear Donny com centenas de e-mails e mensagens por dia. No começo, ele se sente envaidecido com a atenção dela, por isso acaba cedendo e a levando para um café.

No entanto, à medida que o tempo passa, ele tenta expressar com delicadeza sua falta de interesse em um relacionamento amoroso. Em consequência disso, Martha tem uma explosão de raiva violenta.

Intrigado, ele faz uma simples pesquisa na internet e descobre que a mulher tem um histórico policial por perseguir outros homens.

Por que Donny não luta contra Martha?

Mesmo depois de saber que Martha é uma perseguidora serial, por que ele não avisa aos amigos sobre ela? Por que demora tanto para chamar a polícia?

Por que não a afasta da sua vida? Talvez a resposta para essas perguntas tenha sido respondida logo no primeiro episódio, quando ela o convida para fugir com ela.

“Quem te falou que eu estou a fim de fugir?”, diz ele. “Você já está fugindo. Algumas pessoas fogem saindo de casa, outras fogem ficando muito tempo no mesmo lugar”, rebate ela.

Nesse momento, entra a voz de Donny como narrador da própria história: “Tudo nela me intrigava. A autoconfiança adorável, a escolha estranha das palavras e a poesia surpreendente que escapava da boca dela”.

Por que Donny não assume o namoro com Teri?

Donny conhece várias mulheres por aplicativo, mas não se interessa de verdade por nenhuma, até que conhece Teri (interpretada por Nava Mau).

Teri é uma psicanalista extrovertida, inteligente e bem-resolvida. Apesar de ser apaixonado por ela, Donny não lida bem com o fato de ela ser uma mulher trans.

Ele tem vergonha de ser visto com ela, por isso mente dizendo que trabalha em outro lugar, para evitar que ela o procure. No metrô, quando Teri pede um beijo em público, ele a abandona.

Ainda assim, a moça demonstra uma notável paciência com o tempo dele. Essa capacidade de compreensão é prova de sua habilidade como terapeuta.

Mais tarde na série, Donny descobre que não consegue manter uma ereção sem pensar em Martha, apesar dos sentimentos por Teri.

Qual a grande revelação do Episódio 4?

Donny conhece um escritor de TV mais velho e bem-sucedido chamado Darrien (Tom Goodman-Hill) em Edinburgh Fringe. Darrien finge ser um mentor, prometendo fazer a carreira de Donny decolar.

Em vez disso, ele o vicia em drogas pesadas e álcool e, em seguida, abusa sexualmente de Donny durante apagões de intoxicação.

O ator Richard Gadd revela que o episódio tinha originalmente 60 minutos de duração – cerca de 15 a mais do que é agora – e “muito mais sombrio” antes de algumas cenas serem cortadas.

Na série Netflix, o agressor não é preso.

“Se você não está vivendo uma vida que valha a pena, alguém poderá arruiná-la?” Donny

O show de stand-up vira desabafo

Com o coração partido depois de perder Teri, Donny tem outro encontro com Martha no bar, e ela quebra um copo na cabeça dele. Mesmo assim, ele sobe ao palco em uma competição de stand-up comedy, mas em vez de comédia faz um desabafo chocante.

Donny fala sobre a agressão sexual que sofreu, a experiência de ser perseguido por Martha e o relacionamento fracassado com Teri.

Um espectador envia um vídeo do “colapso épico” do show, que viraliza na internet. A partir daí, a carreira dele é impulsionada imediatamente, ao mesmo tempo em que ele desiste da carreira como comediante.

O que acontece com Martha Scott?

O comportamento de stalking é considerado ilegal e pode ter graves consequências tanto para a vítima quanto o perpetrador, incluindo medidas legais como ordens de restrição e possíveis acusações criminais.

Depois que o pai de Donny revelou que também sofreu agressão sexual, o barman ficou mais próximo da família. Mas quando Martha finalmente consegue o número de telefone dele, deixa uma mensagem de voz ameaçando esfaquear seus pais até a morte.

Por esse motivo, ela recebeu voz de prisão por 9 meses.

Como explicar a empatia de Donny por Martha?

Quando a polícia recomenda a Donny ouvir as mensagens de Martha para identificar algo grave, ele começa a catalogar todas as emoções que ela sente diariamente em cada mensagem de voz, enquanto ignora suas ligações.

Com o tempo, ele se identifica com Martha. As risadas, reclamações e inseguranças dela se tornam a trilha sonora da vida dele. O nível de desgraçamento mental e carência afetiva é tão grande, que é bem possível que ele nunca tenha recebido o mínimo de atenção de alguém.

Quando vai ao julgamento e vê Martha arrasada na cabine do réu, de repente, ela se torna a rena bebê indefesa ao se declarar culpada das acusações de perseguição e assédio.

Donny fica sentado do outro lado da sala do tribunal, ouvindo tudo e visivelmente abalado, sentindo pena de Martha. Os olhos de ambos se encontram pouco antes de ela sair da sala.

Martha é condenada a nove meses de prisão e uma ordem de restrição de cinco anos é emitida.

Por que a série Netflix se chama Bebê Rena?

Na última cena da série, descobrimos que Martha chama Donny de “Bebê Rena” porque ele evoca lembranças de um querido bichinho de pelúcia que ela tinha na infância e ainda mantém consigo até hoje. Em áudio gravado, ela explica:

Eu tinha um brinquedinho fofinho quando era jovem. Foi comigo para todos os lugares. Acho que a lembrança mais antiga que tenho é da época do Natal. Essa foto antiga minha, sentada com um chapéu de papel na cabeça e uma rena bebê ao meu lado. De qualquer forma, essa rena era uma coisa fofinha. Tinha lábios grandes, olhos enormes e uma bunda pequenina e macia. Eu ainda tenho ela até hoje. Foi a única coisa boa da minha infância. Eu a abraçava quando eles brigavam. E eles brigavam muito, sabe? Bem, você é a cara daquela rena. O mesmo nariz. Os mesmos olhos. Isso significa muito para mim. Você… você significa muito para mim”.

Nesse momento, Donny chora e o barman pergunta se ele está bem. Donny percebe que esqueceu a carteira. Então, a série termina como começou: alguém entra no bar e o barman lhe dá uma bebida por conta da casa.

Qual o transtorno de Martha?

Em uma entrevista concedida ao GLOBO, a psicanalista Fabiana Guntovitch disse que é difícil realizar um diagnóstico de um personagem que não está em processo de análise.

Contudo, ela destaca que as características apresentadas por Martha sugerem duas possíveis hipóteses diagnósticas: Erotomania e Transtorno de Personalidade Borderline.

A Erotomania, também conhecida como síndrome de Clérambault, é uma condição delirante na qual um indivíduo acredita que outra pessoa, geralmente de um status superior, como alguém mais rico, atraente ou uma figura pública, está apaixonada por ele.

Os sintomas que apontam para o Transtorno de Personalidade Borderline são:

  • mudanças de humor abruptas em relação aos afetos;
  • incapacidade de lidar com perdas;
  • dificuldade no controle de impulsos;
  • obsessão;
  • dependência emocional;
  • episódios de agressividade;
  • baixa tolerância à frustração;
  • desespero para manter a relação;
  • medo exagerado de ser abandonado.

Bebê Rena é uma história real?

Sim. O thriller escocês de sete episódios é um relato baseado na história real do comediante Richard Gadd e sua experiência angustiante com uma perseguidora, junto com uma agressão sexual traumática que o deixou em um estado psicológico frágil e comprometido.

Qual a explicação de Bebê Rena?

Bebê Rena é como um acidente de carro, você não consegue parar de assistir. Numa narrativa de stalker mais tradicional, um indivíduo persegue outro vorazmente, tornando-se cada vez mais desequilibrado à medida que a vítima indefesa faz tudo o que pode para escapar.

Aqui, o amor não correspondido não é totalmente mútuo, mas nunca fica totalmente não correspondido. Talvez se Donny tivesse procurado terapia para lidar com o trauma, teria encontrado o próprio valor e conseguido evitar se envolver na bajulação doentia de Martha.

Em vez disso, agora ele se masturba diante da foto dela e ouve suas afirmações via correio de voz para adormecer à noite, como uma espécie de podcast

Qual a avaliação psicológica de Bebê Rena?

O psicólogo Filipe Colombini destaca que os perseguidores geralmente sofrem de transtornos psiquiátricos e apresentam déficits em habilidades sociais e de regulação emocional.

Ele observa que é comum que o stalking ocorra em pessoas com transtorno de personalidade narcisista, que alimenta um desejo obsessivo por admiração e reverência.

Além disso, a dependência extrema e o transtorno de personalidade borderline são fatores que podem levar alguém a se envolver em comportamentos de stalking.

Por fim, o profissional lembra a importância de buscar ajuda em casos de perseguição, contar com uma rede de apoio, procurar ajuda profissional através de terapia ou acompanhamento psiquiátrico, e, se necessário, acionar a polícia.

Gostou dos spoilers de Bebê Rena? Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.