Qual a diferença entre história em quadrinhos e graphic novel?

A narração de histórias recheadas de imagens torna fácil para o leitor entender e imaginar o significado do texto.

As histórias em quadrinhos fizeram parte da infância da maioria de nós: eu cresci lendo gibis da Turma da Mônica, Luluzinha e outros. Hoje, um estilo semelhante fez com que as editoras procurassem novas maneiras de contar histórias: graphic novel. Assim, duas tendências surgiram: adaptações fiéis de livros de listas conhecidas (particularmente séries) e reinvenções imaginativas de clássicos de domínio público.

De acordo com uma pesquisa da Northwestern University e da Cleveland Public Library, a leitura de graphic novel ajuda as crianças a dominar o sequenciamento e o pensamento linear, construir alfabetização visual, fortalecer a atenção aos detalhes e aumentar a compreensão da leitura (quando alguém vê uma imagem e lê palavras que a descrevem, lembra com mais facilidade).

No entanto, a leitura é recomendada para adultos também.

Por exemplo, a Meire, do Blog Salada Médica, mesmo já tendo lido os livros tradicionais, leu 1984 O Diário de Anne Frank no formato graphic novel, além de Lady Killer I, II , HQ´s da Biblioteca Gaiman e outros.

Eu comecei a ler Orgulho e Preconceito, depois peguei Fahrenheit 451 e não larguei mais.

Pra aproveitar o embalo, assisti ao filme Fahrenheit 451 de 2018 na HBO MAX e pretendo ver a versão de 1966 porque adoro comparar remakes.

Afinal, o que é graphic novel?

É um formato de leitura semelhante às histórias em quadrinhos porque também usa ilustrações para contar uma história. O estilo começou a ganhar força nos círculos literários no final do século XX e continua fazendo sucesso agora.

Ficção, não-ficção, literatura, fantasia ou qualquer coisa intermediária são parte dos gêneros encontrados. Muita gente se pergunta se a leitura de graphic novel tem qualidade. Ora, ler graphic novel ainda é ler.

Mesmo que o texto seja dividido em pedaços menores, os livros contêm palavras para o leitor decodificar como qualquer outra leitura. Além disso, palavras e imagens juntas proporcionam uma experiência de leitura ainda mais profunda e complexa que o texto.

Características de uma graphic novel

  • Tem começo, meio e fim claros;
  • Tem uma narrativa central (ou história A) complementada por histórias B opcionais;
  • Desenvolvimento de personagens e jornadas pessoais;
  • Mensagens temáticas;
  • Diálogo e narração precisos e cuidadosamente considerados.

Qual a diferença entre história em quadrinhos e graphic novel?

Embora um leitor destreinado possa não ser capaz de discernir uma história em quadrinhos de graphic novel, os fãs de ambos os formatos não devem ter problemas para fazê-lo. Como uma regra geral:

  • graphics novels são mais longas que os quadrinhos.
  • graphics novels cobrem uma ampla gama de gêneros e assuntos. Os quadrinhos também podem, mas os assuntos são frequentemente associados ou explicados por super-heróis ou realidades elevadas.
  • graphics novels contêm narrativas completas, sejam ou não parte de uma série maior.
  • As histórias em quadrinhos contêm trechos de narrativas serializadas. Pode ser difícil ler um quadrinho se você não leu o quadrinho que vem diretamente antes dele em série.
  • tanto os quadrinhos quanto as graphics novels podem conter personagens complexos com histórias de fundo detalhadas e conflitos internos.
  • as histórias em quadrinhos são produzidas com maior frequência do que as graphics novels, muitas vezes chegando em uma programação semanal ou mensal.
  • a ilustração em estilo de quadrinhos também é popular em outros países. Por exemplo, anime e mangá, ambos originários do Japão, são populares em todo o mundo. O anime é mais parecido com os quadrinhos, enquanto o mangá se alinha mais à graphic novel.]

 

5 Motivos para ter graphic novel em casa

Uma das preocupações de muitos pais é como incentivar os filhos a ler. Confira as vantagens da graphic novel:

As imagens dão uma visão geral da história, o que incentiva a criança a ler a coisa toda. Ao olhar para as imagens, elas podem ter uma noção imediata do que está acontecendo, particularmente bom para pequenos que estão desinteressados dos livros.

É uma leitura rápida. Para crianças com muita energia, desacelerar é um problema. Mas a graphic novel se move rapidamente, os enredos são emocionantes e muitas vezes há uma boa dose de ação ao longo da história.

As imagens reforçam e não substituem a linguagem. A princípio, pode parecer que este é apenas um livro de imagens, mas com uma graphic novel realmente boa, uma compreensão completa só é realmente alcançada quando as palavras e as ilustrações trabalham juntas.

A linguagem é de alta qualidade. Uma graphic novel combina ótimas ilustrações com diálogos claros, a linguagem e as imagens trabalham juntas para criar a história. Com tão pouco espaço para as palavras, elas são escolhidos com muito cuidado para causar impacto e aumentar o vocabulário do leitor.

Pode ser lida repetidas vezes. Como qualquer um que retorna a um velho favorito, a criança lê mais devagar e absorve tanto a linguagem, o enredo e os personagens com mais profundidade. Deixá-los ler algo que é familiar e divertido reafirmará que os livros são divertidos.

Graphic novel na Amazon

O conto da aia: graphic novel

Duna – Graphic Novel Volume 1

Sapiens (Edição em quadrinhos): O nascimento da humanidade

O velho e o marErnest Hemingway

Vidas secas (Graphic Novel)

O Meu Pé de Laranja Lima

Conto de escola em quadrinhos | Machado de Assis

Eu, Fernando Pessoa em quadrinhos

Os sofrimentos do jovem Werther

Frankenstein em quadrinhos

Gostou de conhecer a diferença entre histórias em quadrinho e graphic novel? Se você tiver uma assinatura Kindle Unlimited pode baixar vários livros de graça, mas o plano normal do Prime Video tem uma lista mais ou menos razoável.

Para receber outras novidades, me siga no Facebook, Twitter, Instagram ou assine a newsletter no final do post. Aproveite para ler também: 27 boxes de livros para presentear, ler, se apaixonar e colecionar.

2 comentários sobre “Qual a diferença entre história em quadrinhos e graphic novel?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s