Como ler os livros de A Roda do Tempo na ordem

A série A Roda do Tempo (Amazon Prime Video) é baseada em um livro, ou mais precisamente, em vários livros. São 14 romances no total, sendo que o primeiro foi publicado em 1990 e o último em 2013. O autor Robert Jordan escreveu a maioria, mas após sua morte em 2007, Brandon Sanderson desenvolveu os três livros finais.

Sobre o que é A Roda do Tempo?

Moiraine (interpretada por Rosamund Pike) pertence a uma ordem de canalizadoras conhecidas como Aes Sedai. Mas, ao contrário de seus contemporâneos, ela está menos preocupada em buscar e desfigurar canalizadores do sexo masculino. Ela quer encontrar o “Dragão Renascido”, uma reencarnação profetizada de um indivíduo poderoso que poderia salvar o mundo … ou destruí-lo.

O potencial de grandeza (ou destruição) absoluta leva Moiraine e seu companheiro Guardião empunhando a lâmina, Lan ( Daniel Henney ) a uma vila remota onde quatro jovens adultos aparentemente se encaixam na descrição do Dragão Renascido e devem ser protegidos a todo custo do aparentemente todo-poderoso “Tenebroso” e suas hordas mortais.

Situada em um futuro possível, talvez daqui a milhares de anos, a humanidade já passou por uma ou duas reinicializações apocalípticas. A “Era” atual se parece muito com a Terra-média e Westeros, mas mais próxima de um período renascentista em termos de roupas, tecnologia e artes. Neste mundo, os seres humanos podem canalizar poderes mágicos incríveis, mas há um problema.

As mulheres podem aprender a controlar essas habilidades muito bem, mas os homens “enlouquecem” quando eles próprios tentam e, portanto, são considerados uma ameaça à sociedade.

Onde assistir?

Aqui está o link direto para a página de destino da série se você quiser marcá-la ou começar sua maratona de estreia agora mesmo.

Se não quer assistir ao desenrolar da fantasia épica em seu navegador, também dá pra ver pelo aplicativo Prime Video, disponível em telefones iOS e Android, tablets e Smart TVs selecionadas.

Não é assinante Prime Video?

A Amazon oferece um teste gratuito de 30 dias. Você pode cancelar a qualquer momento e, caso queira continuar com o serviço, a taxa mensal é de apenas 9,90 mês.

Além de Frete GRÁTIS ilimitado em milhões de produtos elegíveis, ser membro Prime dá acesso a filmes, séries, músicas, eBooks, revistas, jogos e muito mais em uma única assinatura, por apenas R$ 9,90/mês.

2a Temporada confirmada ✔

A segunda temporada de A Roda do Tempo está em andamento! Na verdade, já está acontecendo há um certo tempo. A série foi oficialmente renovada para uma segunda temporada em maio de 2021, antes mesmo que a primeira ganhasse um trailer.

Como ler os livros de A Roda do Tempo na ordem

Se você se apaixonar pelos livros, não pare de explorar — há um mundo inteiro de videogames, jogos de RPG e até trilhas sonoras para se perder.

Vamos mergulhar.

1. O olho do mundo

A jornada começa com O Olho do Mundo. Em uma vila pacífica chamada Campo de Emond, um misterioso viajante de nome Moiraine Damodred chega a procura do Dragão Renascido: um indivíduo destinado a enfrentar o Tenebroso, uma força malévola determinada a trazer o caos e a destruição para essas terras sonolentas.
Quando a vila é atacada por trollocs (soldados bestiais), Moiraine luta contra os agressores ao lado de um bando de moradores: Rand, Mat, Perrin, Egwene e Thom.
Para salvar sua aldeia de novos ataques, o grupo foge, apenas para ser separado ao longo da jornada perigosa.

2. A Grande Caçada

Por séculos, lendas se aglutinaram em torno do Chifre de Valere, um poderoso artefato que, quando explodido, convoca heróis mortos para lutar em nome da Luz. Em A Grande Caçada, quando o chifre é roubado, Rand se empenha em impedir que caia nas mãos do Tenebroso, mas primeiro ele terá que assumir seu destino como o Dragão Renascido e dominar as capacidades mágicas que nunca sonhou em dominar.

3. O dragão renascido


Rand foi declarado O Dragão Renascido, enquanto os povos devastados pela guerra clamam por sua ajuda. Mas antes que possa vir em seu resgate, ele deve completar outro teste: recuperar a mítica espada de cristal Callendor, que só pode ser empunhada pelo Campeão da Luz, de uma fortaleza temível conhecida como a Pedra do Rasgo. Viajando ao lado de Moiraine e outros aliados, a missão irá testar a coragem de Rand e iluminar a verdade sobre seu destino.

4. A Ascensão da Sombra

Em A ascensão da Sombra, Rand viaja para Aiel Waste, região desértica ocupada por uma misteriosa raça de guerreiros lendários. Ele espera ser ungido como seu líder profetizado, mas a jornada exigirá muito dele, forçando-o a reviver a história ancestral, descobrir o passado secreto de Aiel e dominar a forma de canalizar o Poder Único.

5. As Chamas do Paraíso


Temendo que algum Aiel renuncie à sua liderança e se alie aos seus inimigos, Rand reúne seguidores Aiel em defesa de Cairhien, uma cidade ameaçada por forças das trevas. Com os exércitos das trevas derrotados, em A Chama do Paraíso ele estabelece o controle da cidade e planeja vingar a rainha deposta. A batalha de Rand com seu assassino o leva ao mundo dos sonhos, onde ele busca eliminar um líder maligno de uma vez por todas.

6. Senhor do caos


Conforme a ameaça representada pelo Dark One aumenta, em O Senhor do Caos Rand começa a treinar uma nova legião de homens que podem canalizar o One Power. Enquanto isso, Cairhien recebe um visitante inesperado que busca controlar Rand, o que desencadeia intriga política.

Quando Rand é sequestrado e torturado por um agente das forças das trevas, seus seguidores pegam em armas na batalha culminante de Poços de Dumai, que termina com os rebeldes forçados a jurar fidelidade ao Dragão Renascido.

7. Uma coroa de espadas

Os amigos de Rand procuram a coroa de espadas, um importante artefato mágico com o poder de reverter as ondas de calor infinitas implementadas pelo Dark One. Enquanto isso, canalizadoras femininas (conhecidas como Aes Sedai) de diferentes terras se reúnem e Rand tenta conter uma rebelião entre os nobres em Cairhien.

8. The Path of Daggers (ed. em inglês)

Com a coroa localizada, as Aes Sedai tiveram sucesso em sua tentativa de reverter as manipulações climáticas do Dark One. Em outro lugar, Rand trabalha para repelir as forças invasoras e sofre um ataque de um inimigo traidor.

9. Coração de inverno

Enquanto Rand está em fuga, seus amigos fazem movimentos para ganhar poder e entrar em seus destinos. Mat sequestra a mulher com quem profetizou se casar, enquanto Perrin persegue o guerreiro que sequestrou sua esposa. Winter’s Heart culmina com uma grande virada de jogo quando Rand limpa a influência do Dark One (a dimensão masculina do Poder Único).

10. Encruzilhada do Crepúsculo

Enquanto Perrin não vai parar por nada para resgatar sua esposa sequestrada, mesmo torturando prisioneiros para obter informações sobre seu paradeiro, Mat corteja sua futura noiva, a Filha das Nove Luas, que pode canalizar o Poder Único. Em outro lugar, Rand é pai de gêmeos em segredo. As histórias convergem quando uma trégua exige que o Dragão Renascido se encontre com a Filha das Nove Luas.

11. New Spring (ed. em inglês)

Alguns fãs de A Roda do Tempo argumentam que você pode pular New Spring , uma prequela que ocorre vinte anos antes dos eventos de O Olho do Mundo. Mas foi incluído aqui para preservar a ordem de publicação da série, uma edição que vai fazer você retroceder no tempo. A história se concentra em Moiraine Damodred, rastreando como ela se tornou Aes Sedai e contando como testemunhou uma profecia do renascimento do dragão.

12. Knife of Dreams (ed. em inglês)

Jordan saiu com um estrondo em Knife of Dreams, a última parcela que ele conseguiu escrever antes de sua morte. Neste volume, o mundo está mudando: ataques incomuns de trolloc, aparições de mortos-vivos e ondulações no tecido do tempo indicam que a Última Batalha está se aproximando. Rand e a Filha das Nove Luas negociam uma trégua, mas as coisas fogem dos trilhos quando Lews Therin (alter-ego de Rand) assume o controle de saidin. O conflito que se seguiu custa a Rand sua mão esquerda; também aprendemos que o distúrbio mental que permite que ele se comunique com seu eu passado provavelmente o matará.

13. Memory of Ligth (ed. em inglês)

Jordan planejou para A Memory of Light , a última parcela da série, para seguir Knife of Dreams . Mas depois da morte de Jordan, ficou claro que A Memory of Light era muito vasto para ser publicado de uma vez; assim, foi dividido em três volumes, que Sanderson construiu a partir das extensas notas de Jordan.
Sanderson assume o volante com The Gathering Storm , preparando a luta clímax entre as forças da Luz e das Sombras. De acordo com a profecia, o Dragão Reborn deve lutar na Última Batalha para que as forças da Luz tenham uma chance de vitória, mas antes da batalha, Rand deve primeiro reunir as forças do mundo – e controlar sua sanidade.

14. Torres da meia-noite

Nos últimos dias antes da Última Batalha, o mundo se desfaz. Mat e Perrin devem alinhar seus seguidores para pegar em armas na última resistência da humanidade. Da mesma forma, eles devem abraçar seus destinos, canalizando as forças poderosas e misteriosas dentro de si para o bem do mundo. Enquanto isso, o poder e a loucura de Rand aumentam, enquanto um exército de Trollocs se espalha pela terra.

15. Uma memória de luz

Os exércitos do mundo se reúnem para o confronto cósmico entre Luz e Sombra. Tudo se resume a um duelo fatídico entre Rand e o Tenebroso, durante o qual Rand deve aproveitar todas as dimensões do Poder Único para aprisionar e derrotar o bicho.

Depois que a poeira assenta, Rand é considerado morto, mas seu círculo íntimo sabe que ele sobreviveu no corpo de um cúmplice do mal, galopando em segredo, embora ele não possa mais canalizar o Poder Único. Soa como alimento derivado, não é? Talvez quando você chegar ao livro quinze, você estará levando o bastão de Jordan e Sanderson.

 

 

 

 

 

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s