Qual a tecnologia por trás da calcinha absorvente reutilizável?

Entre as mulheres existe o termo “calcinha da menstruação”, que é aquela peça íntima que perdeu a beleza depois de muitas batalhas contra o sangue… A invenção moderna vendida como “calcinha absorvente reutilizável”, por outro lado, é bem diferente.

É uma classe de roupa carregada de tecnologia que absorve líquidos sem vazar ou manchar, deixando a mulher mais confortável, seca e segura.

Continue a leitura para conhecer a história da menstruação, como a calcinha absorvente funciona, como lavá-la, quais os benefícios de usar, vantagens e desvantagens.

Breve História da Menstruação

Existe pouca ou quase nada de documentação sobre os períodos femininos na história antiga, provavelmente devido ao fato de que a maioria dos escribas eram homens que optaram por não registrar a menstruação.

O que sabemos é que as mulheres tiveram um ciclo menstrual mais leve do que hoje, em parte devido à desnutrição, além do período da menopausa que iniciava aos 40 anos. Hoje, normalmente essa fase chega por volta dos 50.

Os historiadores acreditam que as mulheres menstruadas eram associadas à magia e feitiçaria. O escritor e filósofo romano Plínio, o Velho, escreveu que uma mulher menstruada poderia impedir tempestades de granizo e relâmpagos, bem como matar plantações.

Embora esses mitos sejam de nosso conhecimento, ninguém sabe ao certo o que as mulheres usavam quando menstruavam nos tempos antigos.

Alguns pesquisadores acham que as antigas egípcias usavam absorventes feitos de papiro amolecido, as antigas gregas faziam absorventes com pedaços de madeira com fiapos enrolados em volta e as romanas, absorventes feitos de lã.

Em 1888 os primeiros absorventes descartáveis ​​chegaram ao mercado. Eles eram conhecidos como Toalhas de Lister e foram desenvolvidos pela Johnson & Johnson. Mais ou menos na mesma época, as mulheres começaram a usar curativos de polpa de madeira feito para enfaixar soldados feridos.

Como funciona a calcinha absorvente?

A calcinha menstrual é composta por três ou quatro camadas — depende muito da marca. A camada interna, a que é próxima à pele, é uma camada tricotada que absorve a umidade do corpo rapidamente.

Geralmente, tem um acabamento que a torna repelente de água, mas tem muitos canais que permitem a entrada de fluidos para passar por ele e se afastar do corpo.

Em seguida, vem uma camada intermediária superabsorvente. É um material que adora água, por isso é capaz de reter o fluido. Então, a parte externa é impermeável à água e, assim, evita o vazamento nas roupas. Ao mesmo tempo, todas as camadas são respiráveis.

Uma empresa sediada em Vancouver foi uma das primeiras a fazer calcinhas absorventes reutilizáveis ​​em meados da década de 1990, mas desde então a tecnologia já percorreu um longo caminho. Hoje, as peças vêm em todos os formatos e tamanhos: de tanga a cuecas até a cintura.

Como usar a calcinha menstrual?

A calcinha substitui o absorvente normal?

Cada corpo e fluxo são diferentes, mas a resposta curta é: sim, calcinhas menstruais podem substituir os absorventes tradicionais e tampões. Por causa da tecnologia usada para desenvolver o tecido que pode conter o fluxo, não há necessidade de usar nenhum acessório além da peça.

Benefícios

Um estudo CHOICE de 2016 descobriu que o coletor menstrual e a calcinha absorvente reutilizável têm um impacto mínimo no meio ambiente em comparação aos absorventes internos e externos.

Desde manter as roupas limpas até proteger o meio ambiente e economizar dinheiro, há uma grande variedade de benefícios em usar calcinha absorvente.

Além de tudo, ela elimina a preocupação de não saber exatamente quando você poderá menstruar ao longo do dia, bem como a necessidade de carregar absorventes na bolsa.

Vantagens e desvantagens da calcinha absorvente

Vantagens

  • É reutilizável ​​e tem impacto ambiental mínimo em comparação com alternativas descartáveis.
  • É mais absorvente que muitos absorventes tradicionais.
  • Os modelos tipo cueca são ótimos para proteger durante a noite.
  • É possível escolher diferentes estilos e níveis de absorção.
  • É adequado para uso pós-parto.
  • É adequado também para incontinência urinária.

Desvantagens

  • É preciso lavar a calcinha depois de usá-la.
  • Após a lavagem, o tempo de secagem é de 24 a 48 horas.
  • É preciso mais de 1 calcinha para passar pelo ciclo menstrual, que dura dias.
  • Não é mais ecológico que o coletor menstrual.
  • É importante comprar o tamanho certo para evitar o risco de vazamento.

Esta é apenas uma informação geral. Para obter conselhos pessoais detalhados, você deve consultar um médico qualificado que conheça seu histórico médico.

Onde comprar calcinha absorvente

Calcinha Absorvente Menstrual INCICLO – Clássica

A Calcinha Absorvente da Inciclo é feita com tecido 100% hipoalergênico, é reutilizável até 2 anos e funciona bem para todas as intensidades de fluxo menstrual. 

Calcinha Absorvente Pantys

A Calcinha Absorvente Pantys é indicada para fluxos moderados, é superabsorvente, tem secagem rápida, impermeável e respirável. É clinicamente testada.

 

Calcinha Absorvente Pós Parto Incont. Urinária

A Calcinha Absorvente Pós-Parto é confortável, segura e econômica, além do poder de absorver uma área maior de cobertura para mulheres no período pós-parto.

Kit com 3 peças

A calcinha/cueca da marca EXCEART tem capacidade de absorção, é respirável, tem bom acabamento e vem com 3 unidades.

Gostou de saber mais como é feita a calcinha absorvente? Qual desses modelos te passou mais confiança? Eu acho que você pode gostar de ler também: Por que todo mundo tá falando em ácido hialurônico? 

 

 

 

 

 

.

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique
contém links afiliados da Amazon e isso não afeta
o preço que você pagará no caso de realizar qualquer
compra por meio deles. O Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s