Guia do Spotify🎶 para iniciantes: músicas e podcasts na mão!

Perguntei a um grupo no WhatsApp como a galera faz pra ouvir música. A maioria disse que abre pelo YouTube, ninguém respondeu que escuta CDs e pouca gente usa o Spotify. 

Há, ainda, uma pequena parcela que faz download e armazena os arquivos no pendrive. Um amigo, assim como eu, pede pra Alexa tocar as músicas preferidas direto do Spotify e, às vezes, ele também ouve discos de vinil em uma vitrola moderninha.

Afinal, o que é Spotify?

O Spotify é um serviço de streaming que permite ouvir milhões de músicas em vários dispositivos (computador, smartphone ou tablet). Ou seja, você não possui as faixas, fica tudo na nuvem. O sistema é totalmente legal porque paga os detentores dos direitos.

Foi criado por uma startup na Suécia em 2008 e, desde então, mudou a maneira como muitas pessoas consomem música. Em 2017, os desenvolvedores anunciaram que os artistas podem fazer lançamentos de álbuns exclusivamente na plataforma por meio do serviço Premium. 

Como se inscreve no Spotify?

Abra o Spotify Web e faça login com sua conta do Facebook ou crie uma com seu endereço de e-mail. Se entrar com a rede social mas não quiser transmitir as músicas no Feed de notícias, desmarque a opção de compartilhamento.

Depois de concluir o processo de inscrição, escolha um plano de streaming do Spotify. O serviço de música oferece três opções com vantagens exclusivas:

Gratuito

Reproduz arquivos locais, permite compartilhar faixas e listas de reprodução com amigos e ouvir milhões de áudios instantaneamente. Tem limite para pular de música, mas nada dramático. 

Ilimitado

A assinatura ilimitada remove todos os anúncios e limites de tempo, além de dar acesso livre às músicas sempre que você quiser — mesmo offline. 

Premium

As principais vantagens da Premium são: acesso offline, músicas em uma taxa de bits de áudio mais alta, conteúdo exclusivo e outras. 

O Spotify também possui um Plano Família que inclui até seis pessoas que moram no mesmo endereço.

Como o Spotify funciona?

A “lista de reprodução assistida” apoiada por Inteligência Artificial usa o aprendizado de máquina para criar listas de reprodução cada vez mais personalizadas. 

Conforme você adiciona músicas à lista, o aplicativo altera as recomendações em tempo real para oferecer sugestões com base nos títulos já acessados.

Só tem música no Spotify?

Não. Além das músicas divididas por gênero, artista, década ou outros temas, o streaming de música queridinho do momento também tem um acervo bem variado de podcasts legais. As categorias estão separadas por notícias, cultura pop, humor, esportes, negócios, espiritualidade e muito mais. Confira alguns canais:

  • Cinema na Varanda
  • Confins do Universo
  • Maria Vai com as Outras 
  • Projeto Humanos
  • Autoconsciente
  • NerdCast – Jovem Nerd
  • Pretinho Básico
  • Filhos da Grávida de Taubaté
  • RapaduraCast

Como encontrar músicas no Spotify?

Pela página inicial

Para descobrir novas músicas, você pode tocar na guia PÁGINA INICIAL do Spotify, onde encontrará várias opções, ou ir até a guia “Pesquisar” para buscar novos conteúdos por categoria e gênero. 

Criar uma lista de reprodução é tão fácil quanto apertar o botão direito em uma música e clicar em “Adicionar à lista de reprodução” ou nos três pontos ao lado do título no aplicativo. 

Pegue suas músicas favoritas e, pouco a pouco, coloque-as em uma lista nomeada para ouvir em um dia especial. Depois de começar, você logo descobrirá que está seguindo playlists feitas por amigos ou com curadoria de artistas.

Na playlist Descobertas da Semana

A playlist DESCOBERTAS DA SEMANA ajuda você a encontrar novos artistas para ouvir com base em suas preferências musicais. É uma lista de reprodução gerada com exclusividade, atualizada todas as segundas-feiras.

Um dos principais recursos é sugerir apenas músicas que ainda não foram ouvidas no streaming. É a melhor lista de reprodução algorítmica que alguém pode desejar. Além de tudo, a idade da música não é levada em consideração.

Na playlist Daily Mix

As listas de reprodução do DAILY MIX são ligeiramente diferentes. Funcionam como uma estação de rádio que mistura suas músicas favoritas com músicas semelhantes que o Spotify acha que você vai gostar. As mixagens individuais são reproduzidas pelo tempo que você quiser ouvir e podem ser melhoradas ou removidas.

Como integrar o Spotify à Alexa?

Também é muito simples ouvir músicas e podcasts do Spotify na Alexa. Há duas vantagens de fazer isso: a primeira é que você não precisa apertar nenhum botão, basta pedir que a Alexa toca imediatamente.

A segunda é que a qualidade de som dos produtos Amazom Echo Dot são incríveis, principalmente o modelo Alexa Echo Studio Smart Speaker.

Por padrão, comandos de música genéricos usam Amazon Music em vez de Spotify, mas é possível alternar os serviços nas configurações do App Alexa. Se você tiver vários dispositivos, também pode aproveitar a funcionalidade de áudio para transmitir músicas do Spotify em vários ambientes da sua casa. 

Conectar e criar grupos para esses dispositivos e, em seguida, transmitir música ou uma lista de reprodução no Spotify com um simples comando de voz é tarefa simples e um dos benefícios de possuir um alto-falante inteligente alimentado por Inteligência Artificial. 

Saraiva oferece promoção de livros (desde R$ 9,90) - Ofertas do Dia

 

 

 

 

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique 
contém links afiliados da Amazon e isso não afeta 
o preço que você pagará no caso de realizar qualquer 
compra por meio deles. O Blog poderá receber 
uma pequena comissão pela venda.

7 comentários sobre “Guia do Spotify🎶 para iniciantes: músicas e podcasts na mão!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s