A literatura e o cinema adoram usar contos de bruxas em suas narrativas — para nossa diversão, é claro. Entretanto, poucas são as obras que focam na verossimilhança das histórias que ocorreram a partir do século XIII, pois preferem dar asas à imaginação da ficção.
Continue a leitura para saber por que Silenciadas (2021), filme que entrou no catálogo da Netflix recentemente, foge dessa regra.
Silenciadas, filme Netflix
O filme se passa em 1609 e segue a jornada de cinco mulheres que são falsamente acusadas de bruxaria e, como resultado, denunciadas para serem condenadas à morte. Então, elas elaboram um plano selvagem para escapar da fogueira ou, pelo menos, adiá-la, induzindo os inquisidores a testemunharem o Sabbah das Bruxas.
Tudo indica que o filme é parcialmente baseado em uma história verdadeira. Isso porque ele imita os eventos que aconteceram em Salem e ao redor do mundo, onde a prática da caça às bruxas se tornou frequente e, de fato, tirou a vida de muitas mulheres, crianças e até homens que se negaram a depor contra.
Saiba mais sobre as Bruxas de Salem
Dois erros: 1. Tomar tudo literalmente;
2. Tomar tudo espiritualmente.
Blaise Pascal
1692. Durante um inverno rigoroso em Massachusetts (EUA), a sobrinha de um pastor começou a se contorcer e a urrar. Na pequena comunidade de Salem, a epidemia se espalhou em outras jovens. Os principais “especialistas” da época eram os padres e os médicos cujo kit de socorros da época eram: sangue de besouro, pulmão de raposa, lesmas, salitre e outros.
Nesse cenário, o diagnóstico foi: bruxaria… As bruxas eram definidas como “alguém capaz de fazer ou parecer fazer coisas estranhas, para além do poder conhecido da arte e da natureza comum em virtude de uma confederação com maus espíritos”(*).
Os aldeões ficaram fascinados enquanto uma das meninas falava de cães pretos, gatos vermelhos, pássaros amarelos e um homem de cabelos brancos que a mandou assinar o livro do diabo. Havia várias bruxas não descobertas, ela disse, e ansiavam por destruir os puritanos.
Dezenove “bruxas” condenadas foram enforcadas. Um dos réus foi torturado até a morte enquanto se recusava a entrar com um argumento em seu julgamento. Cinco outras pessoas, incluindo uma criança, morreram na prisão. A partir daí, a caça às bruxas tomou conta de outros lugares no mundo todo.
“Prefiro acreditar que uma bruxa é uma mulher honesta
a julgar que uma mulher honesta é bruxa.”
Increase Mather
As melhores bruxas na Amazon
A jornalista Stacy Schiff, autora de ‘As Bruxas: Intriga, Traição e Histeria em Salem‘, o primeiro grande livro de não ficção sobre o tema em décadas, relata que, de acordo com o Malleus, ou Martelo das Feiticeiras, mesmo na ausência de um poder oculto, as mulheres eram “um antagonista da amizade, um castigo inescapável, um mal necessário, uma tentação natural, uma calamidade desejável, um perigo doméstico”.
Em Mulheres e Caça às Bruxas, Silvia Federici mostra como as acusações e a punição de ‘bruxas’ se repete hoje, no mundo atual, principalmente em países como Congo, Quênia, Índia, Gana e Nigéria. É difícil ser mulher em qualquer lugar. “No passado e no presente, mulheres são perseguidas, torturadas, aprisionadas e assassinadas como resultado direto ou indireto de práticas que ditam sua função”.
uma bela plantação (sim, sério),
eram culpadas e executadas.
Se elas afundassem e se afogassem, eram inocentes.
Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar qualquer compra por meio deles. O Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.
Palavras de Rose Marie Muraro:
“Assim, hoje as bruxas são legião no século XX.
E são bruxas que não podem ser queimadas vivas, pois são elas que estão a trazer pela primeira vez na história do patriarcado, para o mundo masculino, os valores femininos.
Esta reinserção do feminino na história, resgatando o prazer, a solidariedade, a não-competição, a união com a natureza, talvez seja a única hipótese que a nossa espécie tenha de continuar viva.
Creio que com isso as nossas bruxinhas da Idade Média podem considerar-se vingadas!”
CurtirCurtido por 1 pessoa
🙆♀️💜
CurtirCurtido por 1 pessoa