Como usar a criatividade para vender mais | Parte 3

Como desenvolver a criatividade na estratégia de marketing

A criatividade está no centro de todas as campanhas de marketing. No entanto, há um equilíbrio delicado entre buscá-la ao projetar a campanha e abordá-la de uma perspectiva empreendedora com foco nos resultados. Siga as dicas para ser bem-sucedido nessa jornada.

🗣 Encontre a voz da marca

Se você está tentando encontrar a voz ideal, pense com quem está falando. Sua marca deve ser sempre genuína e autêntica, mas precisa se comunicar de uma forma que se conecte com o público. Considere como essas pessoas falam, as palavras que usam, os desafios que enfrentam, que publicações leem. São influências que irão ajudar a encontrar uma voz na qual elas se identificam.   

✍️ Faça um teste

Peça ao maior número de pessoas possível para descrever a voz da sua marca. Inclua todos: desde o contador ao fundador da empresa. Quando você receber as respostas de volta, procure as informações em comum. Esse exercício também é útil para identificar as semelhanças na percepção da marca, bem como as discrepâncias de opinião que indicam um problema maior de branding.

🎯 Revise seu próprio conteúdo

Dê um mergulho profundo no conteúdo que você criou para examinar a maneira como a sua marca se comunica atualmente. Veja seus últimos 20 tweets, postagens em blogs, materiais de vendas, textos de newsletter etc. As linhas de assunto estão dialogando de acordo com a personalidade da marca? O blog contém dicas úteis? Geralmente essas linhas intermediárias contém pistas úteis para cristalizar a voz.

🕵 Aja como um detetive

O marketing criativo inspira você a abordar a experiência do cliente de forma holística, prestando atenção na experiência de ponta a ponta. Por isso, observe o produto ou serviço em relação ao processo de tomada de decisão do comprador, à sua capacidade de fornecer suporte para a compra e ao relacionamento de longo prazo com o cliente. É um estímulo para ser mais criativo e oferecer soluções para problemas estranhos.

👫 Tenha uma equipe criativa

Você não precisa carregar o fardo de ter ideias sozinho. Promova sessões de brainstorming com os colaboradores. Não tenha medo de perguntar dentro ou fora da empresa se outras pessoas têm ideias que gostariam de emprestar para suas futuras campanhas de marketing. A maioria das ideias são aplicáveis com alguns ajustes ou modificações.

🦸‍ Seja ousado

Nem todas as ideias ruins são realmente ruins. Pergunte a qualquer pessoa que surgiu com algo brilhante ou que desafia as normas. Ela provavelmente dirá que parecia loucura quando pensaram nisso. Em vez de jogá-las fora, mantenha-as por perto um pouco mais. Veja se é possível adaptá-las ou transformá-las em algo mais interessante. 

*** Parte do artigo que escrevi para a capa da 5a edição da Rock Content Magazine, a revista digital e impressa da Rock Content, maior agência de conteúdo da América Latina.

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