Como usar a criatividade para vender mais | Parte 1

“Fazer o simples parecer complicado é fácil, mas transformar o complicado em simples é criatividade”.

A maioria de nós se pergunta o que vai mudar nos próximos 10 anos no marketing digital, mas o que não vai mudar na próxima década? Sem dúvidas, a criatividade ainda será o combustível das vendas online. 

Criatividade: onde habita, do que se alimenta?

Ora, a criatividade se alimenta de simplicidade e ousadia. Um exemplo é a Lunya (foto), empresa americana de roupas de dormir que fabrica produtos especificamente para mulheres.

A equipe criou um formato específico de entrevistas com pessoas interessantes para gerar vendas no blog. Até aqui, nada de novo. O que a Lunya faz de diferente é mostrar os entrevistados vestidos com peças da marca. 

Enquanto o cliente lê o artigo, aprecia o modelo, é atraído a clicar no link e ir direto para a página do produto. Lá, ele pode aprender mais sobre a roupa ou então fechar a compra. É tudo muito sutil e perfeito. 

Dicas como rotina matinal de cuidados com a pele, playlist ideal no Spotify para relaxar o corpo e a mente, o que usar quando viajar e outras são usadas como vitrine para a venda de produtos nos posts.

É uma tática que combina recursos visuais com narrativa, ao mesmo tempo em que oferece informações práticas de valor genuíno. 

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Irreverência X Informação X Entretenimento

Denny´s, uma rede de restaurantes nos EUA, é famosa por produzir conteúdos divertidos e envolventes. Quem navega em suas redes sociais encontra imagens surreais como:

  • homem andando sobre um tapete de pão de forma;
  • abrigo de acampamento feito de casca de ovo;
  • batata inglesa em forma de abdômen definido;
  • ou um sanduíche que se chama Zuckerburger.

O canal no Youtube também desempenha um papel importante na história de sucesso de Denny nas redes sociais. Os vídeos de 30-40 segundos apresentam Panqueca, Salsicha, Ovo e Bacon como personagens em aventuras engraçadas enquanto fazem referências frequentes à cultura pop e eventos.

Tudo isso permite que a marca se conecte com usuários online de uma forma relevante e original. Não é de surpreender que os resultados sejam positivos: cada episódio recebe mais de 100 mil visualizações e uma extensa lista de comentários dos seguidores.

Assim, as plataformas digitais se tornam uma extensão online do que o consumidor espera nos restaurantes: um lugar acolhedor e confortável onde amigos, família ou completos estranhos podem ter uma conversa leve e descontraída.

Até hoje, poucas empresas adotaram uma personalidade tão segura de si e sarcástica nas mídias sociais. Isso porque, para desenvolver uma estratégia de marketing exclusiva, é preciso entender a voz da marca, identificar o DNA e a partir daí, ser ousado! Se a sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria? Já parou pra pensar nisso?

Conteúdo de sucesso é tudo, menos enfadonho

Quando a criatividade é o principal chamariz de uma plataforma, ela sinaliza boas oportunidades de negócio. Pensando nisso, muitas marcas descobriram que o Pinterest não é apenas outro canal de interação com seguidores, mas, sim, uma poderosa ferramenta de vendas, especialmente para compras por impulso.

De acordo com um estudo recente da Statista, mais de 32% dos usuários gostariam de aumentar seu tempo no site — antes, era em média de 14 minutos. Outra pesquisa revelou que 93% usa a plataforma para planejar futuras compras. 

A Aveda, indústria americana de salão de beleza, cria posts no Pinterest com base em três temas. O primeiro deles são postagens inspiradoras que incluem ideias sobre cores, estilos de cabelo e informações sobre os serviços da marca. O segundo tema é educacional, com apresentações de tutoriais, passo a passo do produto, dicas de como fazer uma massagem etc. 

A educação se sobrepõe ao terceiro tema, que é a resolução de problemas. Envolve a correção de dores específicas dos seguidores, como franja crescida ou raízes visíveis. Normalmente, os três temas são recorrentes, mas, no momento, a marca está focada em atender a demanda por resolução de problemas em consequência do fechamento temporário dos salões devido às recomendações de isolamento social.

Desde que ela impulsionou a estratégia no Pinterest em meados de março deste ano, os pins tiveram um aumento de 10% no engajamento. Certos posts, como massagens caseiras no couro cabeludo, curiosamente têm melhor desempenho no Pinterest que no Instagram.

É que as pessoas adoram salvar pins para rever em outro momento. Os pins têm vida útil mais longa em comparação ao post do Instagram, o que explica porque as pesquisas por “looks divertidos de maquiagem” aumentou 200% e “tutorial de maquiagem colorida para os olhos” 93% entre 11 e 23 de março deste ano.

*** Parte do artigo que escrevi para a capa da 5a edição da Rock Content Magazine, a revista digital e impressa da Rock Content, maior agência de conteúdo da América Latina.

Faça o download gratuito aqui!

📘 Rock Content Magazine 1a edição

📘 Rock Content Magazine 2a edição

📘 Rock Content Magazine 3a edição

📘 Rock Content Magazine 4a edição

Amazon: ofertas relacionadas

Confira o guia completo para incrementar seu marketing no Pinterest.

 

Conheça o caminho para uma comunicação original e atraente por meio de memes divertidos.

 

O que leva o consumidor a dizer “sim” a uma oferta e que técnicas exploram melhor esses fatores?

 

 

 

 

 

 

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon
e isso não afeta o preço que você pagará no caso 
de realizar uma compra por meio deles. 
A administração do Blog poderá receber 
uma pequena comissão pela venda.

2 comentários sobre “Como usar a criatividade para vender mais | Parte 1

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s