Curiosidades sobre a série O Gambito da Rainha

A série O Gambito da Rainha (Netflix), que tem o título inspirado em uma jogada superestratégica no xadrez, contribuiu para aumentar a busca por informações sobre o jogo na internet.

O Gambito da Rainha está causando um verdadeiro boom na internet. Muita gente está interessada em saber mais sobre xadrez. De acordo análises do Google Trends, 73% do público feminino pesquisou sobre o jogo por influência da série.

Se você está entusiasmado com o triunfo da Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), vamos mergulhar ainda mais na excelente obra da Netflix. Seja baseado na história fictícia de um prodígio do xadrez até o conhecimento do significado de “gambito” da rainha, confira as curiosidades a seguir. 

O que significa “gambito” da rainha?

No xadrez, gambito é um movimento de abertura em que o jogador sacrifica peças para posteriormente ganhar uma posição vantajosa. A ideia de mexer a rainha é sacrificar temporariamente um peão para ganhar o controle do centro do tabuleiro. Essa é a jogada que Beth usa em sua última vitória contra Vasily Borgov, o campeão mundial russo. 

A série é baseada em uma história verdadeira?

Embora O Gambito da Rainha apareça como uma história esportiva inspiradora, é uma adaptação de um romance fictício de 1983 com o mesmo nome, escrito pelo romancista americano Walter Tevis (1928 – 1984).

Entretanto, Tevis era um jogador de xadrez e consultava mestres da vida real para garantir que representava com precisão as complexidades e regras do xadrez profissional.

Sendo assim, Elizabeth Harmon não é baseada em um verdadeiro prodígio do xadrez órfão dos anos 50 e 60. Mas se você está procurando jogadores de xadrez para se aperfeiçoar, aprenda com os melhores: Topalov, Geller, Bronstein, Alekhine & Morphy no livro Gigantes do Xadrez Agressivo.

Como a verdadeira mãe de Beth morre?

Quando Beth tinha 9 anos, Alice, sua verdadeira mãe, cometeu suicídio ao dirigir pra cima de um veículo que se aproximava. Antes, ela vai até a casa do pai de Beth, onde a nova esposa responde com seu filho pequeno. Alice pede ajuda a Paul para cuidar de Beth, mas ele a trata mal.

Paul diz que ela pode voltar outra hora e eles vão conversar, mas já se passaram cinco anos desde a última vez que se viram e ele claramente mudou. Sem ter para onde levar Beth, Alice tenta matar as duas no acidente. Beth sobrevive milagrosamente, mas sofre de problemas emocionais ao longo da vida.

Que comprimido Beth toma?

No orfanato onde ela cresce, as crianças recebem pílulas tranquilizantes. Quando uma lei que proíbe o uso da droga em crianças é aprovada, os comprimidos de Beth são retirados. Então, ela sofre abstinências e continua a lutar contra o vício da droga. Inclusive, mais tarde a moça também tem problemas com álcool.

Como a Sra. Wheatley morre?

Depois que o romance da Sra. Wheatley com o amigo de correspondência termina, ela não aparece para a partida de Beth com Borgov. Beth retorna ao quarto de hotel e a encontra morta. A mulher era alcoólatra e o legista diz que a causa mortis foi hepatite, uma doença inflamatória do fígado. 

Como Beth vence Benny Watts?

Na primeira vez que Beth enfrenta Benny Watts, o atual campeão dos EUA, ele a derrota. Mais tarde, com a ajuda do ex-campeão estadual do Kentucky Harry Beltik, Beth aprende a estudar os adversários e os grandes jogos de suas carreiras.

Ela compra um exemplar da Revista Chess Review com um artigo sobre Watts. Na partida final do Campeonato dos Estados Unidos em Ohio, o derrota rapidamente em 30 lances. A moça permite que ele faça o mesmo movimento que fez para derrotá-la da primeira vez (trocando rainhas). Só que dessa vez ela está preparada.

Os atores de O Gambito da Rainha jogam xadrez de verdade?

As sequências de xadrez altamente detalhadas foram montadas pelo treinador Bruce Pandolfini (que foi consultor no romance original), com participação do grande mestre russo Garry Kasparov. Eles provavelmente usaram mecanismos de xadrez, programas de computador que analisam as posições do jogo.

Por exemplo, a partida final de Beth e Borgov, até certo ponto, é baseada em um jogo entre o ucraniano Vasyl Ivanchuk e o americano Patrick Wolff no torneio de xadrez Biel Interzonal na Suíça em 1993, de acordo com um canal de xadrez do YouTube.

Enquanto o jogo terminou empatado, Beth acaba encontrando um lance diferente que o leva à vitória. A posição de Borgov para aplaudir Beth depois que ela venceu é uma referência a uma famosa luta entre o atual campeão russo Boris Spassky e o adversário americano Bobby Fischer no Campeonato Mundial de 1972 na Islândia.

Qual é a resposta da comunidade do xadrez?

Embora tenha recebido boas críticas de jogadores de xadrez, uma das observações feitas foi quanto ao uso exclusivo dos jogos masculinos como base para as competições ficcionais. “O Gambito da Rainha é tão brilhante, mas usar alguns jogos femininos teria sido incrível”, twittou Jennifer Shahade, ex-campeã feminina de xadrez dos EUA.

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Quem é Iepe Rubingh?

O Gambito da Rainha é dedicado a Iepe Rubingh, o inventor do boxe-xadrez, um esporte híbrido, no qual os jogadores competem em rodadas alternadas de xadrez e boxe. Ele morreu aos 45 anos de causas desconhecidas.

Haverá uma segunda temporada?

Beth supera os demônios para finalmente derrotar o seu maior rival. Isso leva a história para uma conclusão satisfatória. Ou seja, a série não parece se preparar para uma segunda temporada.

Embora os atores, incluindo Anya Taylor-Joy, tenham declarado que estão dispostos a trabalhar em episódios futuros, a adaptação termina no mesmo ponto do livro O Gambito da Rainha.

“Talvez possamos apenas deixar o público imaginar o que vem a seguir”, disse o produtor executivo William Horberg.

Amazon: ofertas relacionadas

Aqui você vai conferir a estratégia de cinco grandes enxadristas que empregaram o xadrez agressivo – estilo que é uma mistura de dinamismo, preparação e psicologia cujo objetivo é deixar o adversário sob constante pressão.
Passo a passo ilustrado com diagramas e figuras tridimensionais que ensina as regras e lances básicos. É ideal para iniciantes, mas também ensina jogadores mais experientes a melhorar as jogadas.
Teoria clássica, revisões, evolução moderna do xadrez. Confira os principais segredos da moderna estratégia de xadrez.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon
e isso não afeta o preço que você pagará no caso
de realizar uma compra por meio deles.
A administração do Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s