7 Dicas para você se tornar um leitor assíduo

Ler com mais frequência é uma coisa que você promete que vai fazer, mas nunca faz? Se a falta de tempo é uma das suas desculpas, SEUS PROBLEMAS ACABARAM. Esse post é pra você.

Sabia que ler ensina valores sobre comportamento social, incluindo a importância de compreender aqueles que são diferentes de nós? Quanto mais você lê, mais descobre o quão ignorante é e mais inteligente se torna. 

O psicólogo Daniel Kahneman descreve a inteligência como: “não apenas a capacidade de raciocinar, mas de encontrar material relevante na memória e de desdobrar a atenção quando necessário”. 

É que ler nos torna uma pessoa perspicaz do tipo que sabe ‘ligar os pontos’, entende?

A seguir, confira as dicas pra você viajar no campo da leitura.

1. Antes de tudo, planeje o seu tempo

Se você é do tipo que se distrai fácil, vai acabar perdendo um tempo precioso no celular ou refazendo atividades. Para evitar esse problema, crie uma lista das coisas que precisa fazer durante o dia e reserve um horário X para a leitura.

É claro que criar um hábito nem sempre é fácil, mas é possível. Você que lute!!!

Algumas sugestões:

  • desabilitar as notificações do celular;
  • ler uma hora antes de dormir;
  • ler nos intervalos das refeições;
  • ler depois do treino da academia jogado(a) no sofá;
  • ler aos domingos (todo mundo tem pelo menos uma hora livre aos domingos);
  • substituir um filme na semana por uma noite de leitura.

O importante é começar a ler e adotar uma certa disciplina. 

2. Não torça o nariz para os livros digitais

Muitos leitores que afirmavam gostar apenas do livro de papel acabaram cedendo aos encantos do Kindle. É que o aparelho é capaz de armazenar centenas de títulos, pode ser transportado para qualquer lugar, é leve, prático e, além de tudo, dá para consultar o sinônimo das palavras com um clique, fazer marcações, entre outras vantagens.

Sem contar que existem inúmeros livros digitais gratuitos, tanto no formato Kindle como PDF disponíveis para leitura. Além de tudo, gostar mais de um meio não exclui o outro. Por mais que a tecnologia não consiga imitar o cheirinho bom de papel, podemos aproveitar os benefícios de ambos, concorda?

3. Uma dica óbvia: Escolha um livro

A melhor forma de escolher um livro é deixar que ele te escolha. Você pode fazer isso de várias maneiras: ir a uma livraria e passear pelas prateleiras, visitar uma biblioteca, ler um blog de resenhas, acessar a lista de livros mais vendidos da Amazon, entre outras ideias.

Leia um trecho dos títulos que chamou a sua atenção e veja qual vai te fisgar. A Amazon permite fazer o download gratuito das primeiras páginas do livro para o usuário experimentar a leitura antes de comprar.

4. Mantenha o foco na leitura

Ler e compreender o texto requer foco e concentração. Minimize ruídos externos e fique atento quando seus pensamentos divagarem. Se você notar que a sua atenção está fantasiando sobre outros assuntos que não seja o que está no livro, volte ao material.

Muitos leitores leem frases de forma passiva, mas acabam relendo para entender o contexto. É normal. Também leve em consideração que, se um determinado capítulo não te interessa, tudo bem se pular algumas páginas. Desde que não prejudique o entendimento do todo, a leitura deve ser prazerosa.

5. Ande SEMPRE com um livro físico ou digital

Certa vez eu fiquei presa por horas na fila de atendimento de uma agência bancária. Sem internet, a única opção foi me distrair com o joguinho do dinossauro no Google. Senti falta de aproveitar esse tempo para aprender alguma coisa útil além de como morrer sobre cactos e começar tudo de novo.

Agora, sempre ando com livros e revistas digitais exclusivos para me salvar nesses momentos e, mesmo que o local tenha wi-fi, evito navegar no Facebook. Primeiro porque acho essa rede social cafonérrima, e segundo porque é um desperdício de tempo enorme. No máximo, dou uma olhada básica nas notícias do Twitter.

6. Marque os trechos interessantes no livro

Independentemente de ser uma cópia física ou digital, marcar trechos no livro (sublinhado, realce, notas etc.) oferece vários benefícios. Se você precisar fazer alguma referência, os pontos principais já estão selecionados. Se ler o livro novamente, vai revisar o que chamou sua atenção da primeira vez.

Meire, médica, blogueira e leitora voraz, conta que usa as ferramentas de destaque e anotações nas versões para Kindle. “Quando o livro é uma edição de colecionador, tem capa dura ou é confeccionado com papel especial, colo post-it para anotar pontos importantes e uso separadores/marcadores autocolantes para destacar trechos”.

7. Junte-se a um clube do livro

Outra maneira bem legal de melhorar o hábito da leitura é se juntar a um grupo de leitores. É motivador ler com outras pessoas, ouvir a opinião delas e compartilhar o que você leu. Também é útil para manter o seu compromisso em ler de verdade, sem enrolação. 

O blog Carreira Literária tem um Clube de Leitura administrado pela Flávia Iriarte. Na primeira segunda-feira do mês, os participantes escolhem um livro por votação. Todos leem e o debate acontece na última segunda-feira do mesmo mês, sob a forma de uma live com transmissão ao vivo pelo canal do Carreira Literária no Instagram e no YouTube.

Percebeu que criar o hábito da leitura só depende de você? É importante seguir uma frequência porque o cérebro precisa ser treinado para receber as informações e se manter focado. Isso leva um pouco de tempo, esforço e dedicação. Pense nisso!

 

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon
e isso não afeta o preço que você pagará no caso
de realizar uma compra por meio deles.
A administração do Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda.

Um comentário sobre “7 Dicas para você se tornar um leitor assíduo

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s