Duna, a história de ficção científica mais influente de todas

Um dos filmes mais esperados de 2020 é a adaptação do amado livro Duna, de Frank Herbert, para o cinema do diretor Denis Villeneuve. O cineasta pretende dividir o filme em duas partes, uma vez que, nas palavras dele: “o mundo de Duna é muito complexo”.

Embora a versão de David Lynch de 1984 tenha se tornado um clássico cult, a recepção na época foi negativa por parte dos fãs do romance, fãs do trabalho de Lynch e críticos. Confira o trailer oficial de Duna 2020, que tem data de lançamento prevista para 18 de Dezembro.

Elenco de Duna (2020)

O elenco é repleto de estrelas, liderado por Timothée Chalamet como Paul Atreides; Oscar Isaac ocupando o papel do duque Leto Atreides, o pai de Paul; Rebecca Ferguson como Lady Jessica, a mãe Bene Gesserit de Paul. Também: Jason Momoa como Duncan Idaho; Zendaya como Chani; Javier Bardem como Stilgar; Charlotte Rampling como Gaius Helen Mohiam; Dave Bautista como Glossu Rabban; David Dastmalchian como Piter De Vries; Chang Chen como Dr. Wellington Yueh; Stellan Skarsgård como o vilão Barão Harkonnen e Josh Brolin como Gurney Halleck.

O original Duna é um romance de ficção científica

O livro é de 1965 e foi escrito por Frank Herbert. É frequentemente citado como uma das inspirações originais de George Lucas para Star Wars e influenciou obras como Game Of Thrones. Né pouca coisa, não. 

A história foi publicada inicialmente como duas séries separadas na revista de ficção científica “Analog Science Fiction and Fact”. Uma em 1963 e a outra em 1965. Desde essa publicação, nasceram cinco sequências de Duna: Messias de Duna, Filhos de Duna, Imperador Deus de Duna, Hereges de Duna.

Embora Duna tenha ganhado dois prêmios de ficção científica de maior prestígio, não foi um sucesso comercial da noite para o dia. Sua base de fãs cresceu ao longo dos anos 60 e 70, circulando em diferentes espaços. Cinquenta anos depois, é considerado por muitos como o maior romance do cânone de ficção científica de todos os tempos e já foi lido por milhões em todo o mundo.

Saiba mais sobre o universo de Duna

O ano é 10.191. Casas nobres lideram uma sociedade feudal que se estende por muitos planetas. Os feudos são propriedades de terra mantidas com a condição de oferecer serviços a alguém superior. 

Paul Atreides é filho do duque Leto Atreides e Lady Jessica, uma assistente Bene Gesserit. As Bene Gesserit são uma seita religiosa matriarcal que exerce poderes aparentemente sobre-humanos obtidos após anos de treinamento físico e mental exaustivo. Elas têm as próprias motivações políticas e procuram adquirir mais poder.

Grande parte da população desconfia das Bene Gesserit e as chama de “bruxas” por causa de suas estranhas habilidades. No final das contas, as Bene Gesserits participam de um longo programa de melhoramento genético para dar à luz a uma figura semelhante a de Cristo, conhecida como Kwisatz Haderach.

Resumindo, Duna é a história de uma família traída por seus mestres e forçada a trabalhar com os nativos do planeta para sobreviver. A aventura foca principalmente em Paul e continua a incluir uma série de personagens estranhos e maravilhosos.

Duna na Amazon: entenda a ordem de leitura

Se você quiser uma base sólida de conhecimento sobre Duna antes do lançamento do filme, então o primeiro romance deve ser suficiente. 

O romance em si é dividido em três partes distintas: “Duna”, “Mua’dib” e “O Profeta” – enquanto o filme de Villenueve será dividido em duas. 

No entanto, se você estiver interessado em mergulhar mais fundo no mundo de Frank Herbert, há uma abundância de material para explorar. O autor faleceu após a publicação de Chapterhouse: Dune.

Duas décadas depois, o filho dele, Brian Herbert, junto com Kevin J. Anderson, escreveu uma sequência baseada nas notas deixadas por Frank Herbert.

Há muito material a ser ingerido e, se você decidir fazer isso, aqui está a ordem de leitura para abordar os livros.

1. Duna

Nas páginas de Dune, Herbert cria um mundo vasto, preparando o cenário para os próximos volumes, todos únicos por direito próprio. Uma história de intrigas políticas, personagens complexos, um clássico da ficção científica.

2. Messias de Duna

12 anos após os eventos de Duna, um grupo se forma para conspirar contra Paul para eliminá-lo. O tema principal do autor é a ideia do quão perigoso é canonizar um ditador. Uma história de fanatismo religioso, cuja figura central é ora conflituosa, ora vilão.

3. Filhos de Duna

Como o título entrega, o foco principal desse romance são as crianças. Os gêmeios de Paul, Ghanimma e Leto II começam a aprender manobras políticas após o exílio do pai. Anos se passaram e ambos estão sendo preparados para o poder.

4. Imperador Deus de Duna

3.500 anos após os eventos do romance anterior, Duna se transformou em uma terra verdejante com água corrente. Uma fera enorme reina sobre o planeta, criando sua própria religião e ameaçando os habitantes.Não há crimes, mas as facções tramam contra o Imperador Deus.

5. Hereges de Duna

1500 anos depois, a missão das Bene Gesserits é contnuar o Caminho Dourado de Leto II. O ponto central do romance é o retorno daqueles que participaram da fuga de Dune e o colapso da sociedade. A rivalidade entre Bene Gesserit e as Honradas Madres é um dos destaques.

 

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s