Você sabe identificar o tema de um filme?

Alguns filmes costumam causar certa estranheza e, muita gente, com preguiça ou falta de paciência pra se questionar, acaba desistindo de assistir e rapidamente coloca aquela obra na lista de filmes ruins. Isso já aconteceu com você? 

Não é regra, mas não gostar de um filme muitas vezes significa “não entender o filme”. Um dos motivos pelos quais isso acontece é a dificuldade de enxergar além da narrativa. Por isso, hoje nós vamos bater um papo sobre tema.

Afinal, o que é o tema do filme?

O tema ou ideia central de uma história é a mensagem que o escritor/roteirista/diretor deseja que o público entenda depois de assistir ao filme. É o coração do filme. O filme é conduzido pelo tema. Na maioria das vezes é repetitivo para tornar a imersão do espectador mais significativa.

Os temas menores aparecem brevemente dando lugar ao tema central. Este evoca uma experiência humana universal e pode ser expresso em uma palavra ou frase curta, por exemplo: amor, morte, solidão, impermanência, traição, preconceito, vida moderna etc.

Por que o tema é tão importante?

O tema também é o elemento mais importante do roteiro. É a intenção motriz por trás do filme. É a mensagem que o criador tenta transmitir ao público que, quando comunicada de forma eficaz, o satisfaz completamente, sobretudo quando o espectador faz a descoberta sozinho. 

A ideia central define o universo em que a história acontecerá, bem como o filtro pelo qual todas as informações serão administradas. Em outras palavras, ela ajuda a colorir cada parte da história, desde os personagens, o enredo, as ações, tudo.

Além do mais, está diretamente ligada à jornada interna do protagonista. Conecta as preocupações e paixões do personagem, ao enredo externo, enquanto dá ao espectador algo para se preocupar e alguém por quem torcer. 

Como identificar o tema do filme?

Antes de tudo, você precisa ter a mente aberta pra olhar a tela sem preconceitos. Depois, prestar bastante atenção para entender o que a narrativa está querendo dizer. Estamos acostumados a assistir a filmes apenas para entretenimento. Acontece que, dessa forma, somos apenas meros observadores.

Quando vemos o filme como objeto de estudo, temos que ser mais detalhistas em como tratamos a obra. Um filme é algo que podemos ler tão cuidadosa e conscientemente quanto um livro ou poema. Assim, uma dica para aprender a “ler” um filme é assistir com caneta e caderno na mão, fazendo anotações sobre suas impressões. 

Procure por repetições que o indiquem sobre as coisas que o diretor pensa que são importantes. Existe uma canção recorrente, música, técnica de câmera, diálogo, efeito especial que adiciona um significado maior?

Pense sobre como suas observações se relacionam com as ideias gerais, problemas e temas do filme. Como esses detalhes ajudam sua compreensão do todo? Pense, observe, converse com seus amigos. 

Breve análise do tema de Boneca Inflável (2009)

Boneca Inflável (filme do aclamado diretor japonês Hirokazu Koreeda) conta a história de Hideo, um homem de meia idade que vive sozinho com uma boneca inflável chamada Nozomi. Ela ganha vida própria e sai pelas ruas para explorar o mundo, maravilhada com as coisas.

Apesar de parecer, o tema do filme não é exatamente sobre a boneca inflável, mas sobre o vazio, a solidão do ser humano. Isso fica evidente em vários pontos da narrativa, uma delas quando o idoso fala que as cigarras vivem um dia ou dois, depois ficam com o corpo vazio e morrem. Ele comenta que as pessoas também são assim.

Por que vocês constroem muros em vez de pontes? Essa é a pergunta retórica do filme, que tem pitadas de poesia, filosofia, existencialismo. Quem é mais vazio? A boneca inflável ou ou seres humanos reais? 

O mais incrível nessa obra é que ela tem um forte apelo de documentário, uma vez que os japoneses estão cada vez mais investindo no estranho relacionamento afetivo com bonecas infláveis fora das telas. Fica a dica pra assistir ao filme e refletir!

“Seguimos as nossas vidas individualmente, totalmente inconscientes de nós mesmos”

 

📍Com o Amazon Prime você aproveita Frete GRÁTIS ilimitado em milhões de produtos elegíveis e acesso a filmes, séries, músicas, eBooks, revistas, jogos e muito mais em uma única assinatura, por apenas R$ 9,90/mês. Saiba mais ou assine agora mesmo!

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon
e isso não afeta o preço que você pagará no caso
de realizar uma compra por meio deles. 
A administração do Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda.

 

 

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s