Afinal, o que é misoginia? O que a bíblia tem a ver com isso? Entenda essas e outras questões

A misoginia é definida como “antipatia, desprezo ou preconceito arraigado contra as mulheres”. Sempre existiu, mas está se tornando cada vez mais comum na sociedade como forma de marginalizar, degradar ou objetificar as mulheres.

Há muitos pensamentos, crenças e estudos sobre a misoginia. Por décadas, diferentes culturas tentaram entender as raízes do problema. Vamos parar para pensar em como tudo isso começou?

Eva, sua louca, por que comestes o fruto proibido?

A bíblia foi escrita por homens e, portanto, carrega uma overdose de misoginia a céu aberto.

Na metáfora da criação da humanidade, Adão e Eva são expulsos do paraíso por culpa de quem? Eva.

A mulher é seduzida pela serpente, desobedece as regras, morde a maçã e fode tudo.

O deus da bíblia, o deus do ódio, o deus vingativo, diz:

“Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua concepção; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” Gênesis 3:16

Milhares de mulheres foram torturadas e mortas por conta deste trecho na bíblia: “A feiticeira não deixarás viver.” Êxodo 22:18. Entende-se por feiticeiras as “bruxas” que conheciam o poder das ervas na cura de mazelas, as inteligentes, as ousadas, as videntes.

Continuando…

+ Misoginia na bíblia

Levítico 15:19,20 Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde. E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo.

Números 27:8,9 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha. E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos.

Provérbios 9:13 A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe.

1 Pedro 3:1 Vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos.

Provérbios 9:13 A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe.

1Timóteo2:11-13 A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva.

Levítico12:2-8 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda |…| Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.

Números 27:8,9 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha. E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos.

Os misóginos odeiam todas as mulheres ou certas mulheres?

A maioria acredita que as mulheres têm um “lugar” específico na sociedade e no mundo. O “lugar” implica trabalhar em casa como doméstica, ter filhos, cozinhar, limpar e manter seu “papel”.

Um misógino não expressará raiva ou hostilidade em relação às mulheres que se encaixam nas categorias acima, pois acham que estão de acordo com o que acreditam.

Ele tem maior probabilidade de expressar abertamente o ódio às mulheres que são modernas, sinceras, voltadas para a carreira ou avessas a terem filhos.

Há exceções, mas em praticamente todos os casos, os misóginos seguem padrões, comportamentos e modos de pensar específicos.

O homem casado pode ser misógino?

Embora alguns homens casados afirmem amar suas esposas, as ações de um misógino indicam exatamente o oposto. Eles podem parecer gentis e encantadores na igreja ou no escritório, mas levam uma vida dupla em casa.

Agem de forma gentil em parte do tempo e desrespeitosos e abusivos em outros momentos.

A mulher que vive com um misógino fica confusa com as mensagens incoerentes que recebe. Muitas vezes não é levada a sério por amigos, padres ou pastores quando descreve o que realmente acontece em casa.

Quando ela começa a duvidar de suas próprias percepções, se culpa pelos problemas,  trabalha ainda mais para agradar o agressor e obter sua aprovação.

Assim como os narcisistas, os misóginos muitas vezes tentam esconder sua verdadeira natureza, pelo menos no começo. Às vezes isso ocorre na forma de charme ou carisma, outras pode se manifestar como falsos discursos em apoio às mulheres.

Em sua essência, os misóginos veem os homens como superiores às mulheres. Isso, portanto, leva à crença de que o tempo das mulheres não é tão importante, crítico ou valioso quanto o tempo dos homens.

A maioria dos misóginos tem pontos de vista teimosos sobre gênero e como as mulheres devem se comportar. Essas ideias incluem mulheres em posições subservientes.

A maioria dos misóginos acredita que os homens devem ser agressivos e dominantes, enquanto as mulheres devem ser fracas, mansas e submissas.

Ficam irritados quando as mulheres desafiam suas expectativas ou se comportam de maneiras que se chocam com suas noções antiquadas sobre gênero.

Indivíduos com visões misóginas podem até chegar a atuar violentamente contra mulheres que não se comportam como eles desejam.

Quando o presidente Jair Bolsonaro chamou Jean Wyllys de “a menina que tá fora do Brasil”, além de demonstrar homofobia, perceba que o gênero feminino tem sentido pejorativo, desprezível, frágil, incapaz, menos, subalterno. Para ele, é um insulto ser mulher. O pior de tudo no misógino é que ele não se dá conta de que é misógino.

******************* Para entender isso melhor, leia também: Precisamos falar sobre a masculinidade tóxica

Qual a diferença de misoginia para sexismo?

Segundo Julie Bindel, jornalista e ativista:  “Quando um homem afirma que as mulheres são naturalmente maternais, ou são, por padrão, más condutoras de veículos, é sexista.

Se acrescentasse que as mulheres só são boas para uma transa e deveriam ser confinadas a servir homens e seus filhos, é misoginia. Os misóginos são sempre sexistas, mas os sexistas nem sempre são misóginos.

Por exemplo, se um homem disser de uma mulher: “Olhe para o estado daquela vaca gorda e feia, eu jamais pegaria”, então ele é um misógino. Entende-se que ele não respeita as mulheres como iguais e, portanto, também é sexista.

As mulheres também podem ser misóginas?

Embora a maioria dos misóginos seja do sexo masculino, existem alguns casos e exemplos de mulheres misóginas. Uma mulher que odeia outras mulheres exibe “misoginia internalizada”.

Segundo estudiosos, a misoginia internalizada é a existência da misoginia nas mulheres. As mulheres misóginas maltratam outras mulheres, desconfiam delas e favorecem os homens em detrimento das mulheres.

Pessoas assim tendem a ter doenças como: distúrbios alimentares, depressão, baixa autoestima e isolamento social.

 

 

* Monique Gomes é jornalista freelancer certificada em Marketing de Conteúdo, feminista, cinéfila e livre de glúten.

 

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s