5 Dicas para descobrir se a notícia é fake + 1 conselho

Os últimos acontecimentos têm gerado um volume extraordinário de notícias falsas. Algumas são completamente toscas, como edição de imagens mal feitas. Mas, por que as fake news são tão convincentes para a maioria das pessoas?

Ora, estudos comprovam a existência do viés da confirmação. Um exemplo disso é quando alguém está diante de uma informação que reforça aquilo em que acredita e, em seguida, compartilha com outros nas redes sociais.

Já que isso pode acontecer comigo, com você ou seus amigos, vamos bater um papo sobre como não cair nessa roubada?

Afinal, por que devemos ficar preocupados com as Fake News?

Os impactos são enormes e o menor deles é a vergonha nacional: nos recentes debates entre os presidenciáveis brasileiros, um deles usou esse recurso para argumentar contra um candidato.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a divulgação das notícias falsas circula 70% a mais que as verdadeiras.

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. Essa frase foi dita por ninguém mais, ninguém menos que o ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbles.

Para você ter uma ideia, em 2014 uma mulher foi assassinada em São Paulo após o compartilhamento de uma foto que a confundiu com uma sequestradora de crianças. Pelo mesmo motivo, sete inocentes foram linchados em uma aldeia na Índia em 2017. Em 2016 um homem precisou se esconder porque uma corrente falsa de WhatsApp o acusou de estupro.

A seguir, confira 5 dicas para descobrir se a notícia é fake e 1 conselho útil se, por acaso, você for pego de surpresa.

1. Pense bem antes de compartilhar

Cuidado com a pressa: a notícia precisa ser repassada no mesmo segundo, como se você fosse um jornalista louco para dar um furo de reportagem? Desconfie de manchetes apelativas.

2. Pesquise outras fontes

Faça uma pesquisa rápida no Google. Existe outro veículo na imprensa falando sobre o assunto? Se não, isso pode ser um sinal de que a notícia é fake. Fique de olho!

3. Ligue a TV

Normalmente, as notícias de grande impacto são mostradas em tempo real na televisão e, sim, esse meio de comunicação ainda é confiável, principalmente porque os jornalistas apuram a informação antes de divulgá-la.

4. Use o Twitter

Os Trending Topics do Twitter são uma ótima maneira de conhecer os assuntos que estão bombando no momento. É possível ver as hashtags mais usadas e saber o que estão comentando a respeito de um tema.

5. Cheque o site boatos.org

O site www.boatos.org é um acervo com as principais notícias falsas que circulam na internet. As mais recentes são: Atentado contra Bolsonaro foi forjado porque não há manchas de sangue #boato; Homem que esfaqueou Bolsonaro aparece em foto com Lula e Gleisi #boato.

1 Conselho sobre fake news

Se você compartilhou algo de propósito, mesmo sabendo que a notícia é falsa, não tem conselho que dê jeito. Melhore. Agora, se repassou primeiro e só depois descobriu que é mentira, peça desculpas e apague o post do seu perfil para evitar a pulverização. Não se esqueça de que se a informação for caluniosa ou difamatória, isso pode resultar em processo mesmo que você não seja o autor, ok?

Como você viu, é possível não se deixar levar pelas fake news e minimizar os estragos causados pela divulgação de um acontecimento mentiroso.  Continue levantando a sua bandeira, defenda as ideias em que acredita, mas, acima de tudo, seja honesto.

 

Anúncios

Um comentário sobre “5 Dicas para descobrir se a notícia é fake + 1 conselho

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s