Como é possível ser a escolha dos consumidores quando eles têm inúmeras opções?

Se a concorrência está grande para todas as empresas que investem em empreendedorismo, imagina para quem não lê, não se informa, não procura melhorar? A internet está aí, abarrotada de conteúdo. Nunca se produziu tanto conteúdo para web como hoje. As vendas estão ruins? Joga no Google: Como melhorar as vendas, Como conquistar e reter clientes, Como vender na crise. Busque ajuda de uma consultoria, para te ajudar no planejamento das ações.

Para você ter uma ideia, reter clientes é muito mais barato e prático que conquistar novos – e a boa notícia é que uma coisa leva a outra. Enquanto as grandes marcas estão falando em customer experience, ou seja, potencializar ao máximo a experiência do cliente naquela empresa para que ele evolua como cliente e passe a ser um seguidor, um apaixonado incondicional, o nosso mercado por aqui está focando apenas na crise, principalmente a crise política.

Acompanhe uma lista básica com dicas de ações e comportamentos que a sua empresa precisa adotar se quiser ser a escolha do consumidor.

Capriche no atendimento

A sua equipe precisa estar bem preparada para receber o cliente e se relacionar bem com ele. Atendimento tem tudo a ver com relacionamento, porque é o nível de relacionamento que vai fazer com que o consumidor volte ou não a comprar de você, ou seja, o consumidor de hoje precisa sentir que existe uma vontade genuína da sua empresa em fazer o melhor para ele.

Seja simpático, cordial, prestativo

Receba o cliente como se ele fosse um amigo que acabou de chegar de viagem. Entre tantas opções no mercado, ele escolheu a sua empresa para fazer a avaliação de uma possível compra. Saiba ouvir as necessidades dele e seja prestativo em ajudá-lo na busca de soluções.

Sempre chame o cliente pelo nome

Memorize o nome dos clientes e chame-os dessa forma. É a regra mais simples que existe para conquistar pessoas nessa arte que é a comunicação. Repita o nome dele outras vezes durante a conversa. Você vai ver que, fazendo assim, ele se sentirá bem atendido – quem não gosta de exclusividade? Chamá-lo por “meu amor”, “meu bem” é um excesso que precisa ser evitado, principalmente se não existe nenhum tipo de intimidade.

Nunca tente empurrar um produto

Jamais fique insistindo que o cliente compre um determinado produto porque você quer, e não porque ele precisa. Você pode até ser persuasivo e conseguir fechar a venda, mas provavelmente ele não ficará satisfeito, perceberá a sua influência negativa e não voltará a comprar de você.

Cumpra os compromissos

Se o cliente escolheu um produto que não tem no estoque, mas você prometeu que conseguiria trazer em tempo hábil de outra filial: mova montanhas, mas cumpra o prometido. Caso ocorra algum imprevisto, entre em contato imediatamente com ele, relatando o fato e mostrando soluções. Nenhum acontecimento é pior que não dar atenção para o cliente.

Crie canais de comunicação

Com uma equipe pequena especializada em marketing digital e com um investimento mínimo por mês, a sua empresa poderá se relacionar muito melhor com o público. É preciso estar onde o consumidor está. Ele está acessando a internet de casa, do trabalho, no banco da praça, na fila do cinema, em todos os lugares.

Pratique pós-venda

A venda é um ciclo que não termina na compra do produto. Se o cliente for bem atendido, as chances de comprar novamente através de uma simples sugestão sua são inúmeras. Através de uma ligação, você pode perguntar se ele ficou satisfeito com o conjunto de sofá que comprou, o que achou do atendimento e se o prazo da entrega foi satisfatória. Com base nesse diálogo, você pode informar a chegada de novos itens, como almofadas decorativas, mesas de centro, cortinas, etc.

Esse tipo de estratégia é chamada de venda casada, muito trabalhada também no momento da compra. Acontece que, muitas vezes, os vendedores não têm experiência para oferecer outro produto sem que fique parecendo que o interesse é apenas vender. Quando o consumidor percebe que a empresa está querendo ganhar vantagem, ele não compra – mesmo se for uma boa ideia.

Um dos fatores que fazem com que muitas empresas cresçam, mesmo no período de crise financeira, é o fato de que elas estão tratando o cliente como um amigo. O cliente é a pessoa que precisa de ajuda para a resolução dos problemas. Não um zé mané, como muitas empresas veem.

O pós-venda pode ser muito bem utilizado também para quem trabalha com serviços. Quantos salões de beleza procuram seus clientes que acabaram de fazer um alisamento para oferecer uma promoção de hidratação completa? Toda mulher sabe que a química é agressiva para a saúde do cabelo. A necessidade de hidratar existe, a demanda também.

Ouça o seu cliente

Para que você continue mantendo um padrão de qualidade no atendimento, é interessante conversar com o seu cliente: ele é o bem mais precioso. Questione sobre os serviços prestados, o que mais ele gostou ou deixou a desejar. Ouvir é essencial para melhorar. Uma boa maneira de fazer isso é através da Pesquisa de Satisfação, um formulário com perguntas estrategicamente elaboradas para o seu tipo de público/negócio.

Seja um empreendedor insatisfeito!

Sabe por que a insatisfação deve ser uma característica de todo empreendedor? Porque quando estamos insatisfeitos, nos esforçamos para melhorar cada vez mais. Não se sinta confortável se a sua empresa estiver prestando um bom atendimento: busque sempre a excelência.

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monique-tmMonique Gomes é blogueira, jornalista freelancer certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

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