Saiba como o marketing sensorial pode te ajudar a vender mais

Certamente você deve guardar na memória a lembrança de alguma empresa que exalava um aroma muito agradável no momento em que você estava escolhendo algum produto para casa e aquela sensação fez com que você se sentisse bem acolhido naquele ambiente. Essa estratégia faz parte do chamado marketing sensorial.

O conceito de marketing sensorial

Imagine como seria a vida se de repente as pessoas perdessem os sentidos do olfato, tato, paladar, audição e visão… parece cena de filme, não é? Nem conseguimos imaginar a nossa vida sem essas sensações que nos tornam humanos.

Atrair e estimular o consumidor através dos sentidos é a grande sacada do marketing sensorial. O objetivo é proporcionar uma conexão emocional com o consumidor, a ponto de fazer com que ele fique com aquela sensação registrada em sua memória, para causar proximidade, engajamento, empatia com a marca.

Os efeitos do marketing sensorial já foram comprovados em diversos testes, pois pode influenciar no tempo de permanência do consumidor na loja, na quantidade de vezes que ele frequenta ou efetua uma compra.

Conheça o impacto que essa estratégia pode proporcionar através de cada um dos sentidos:

Marketing sensorial através do olfato

O nosso cérebro recebe estímulos através das narinas. Além de fazer o cliente se sentir bem, os cheiros agradáveis que você mantém na sua empresa podem criar uma identidade forte com a sua marca, pois ao exalar um aroma específico, o cérebro associa a sensação ao momento vivido, e tudo fica registrado na memória.

Uma indústria de calçados muito famosa descobriu que os produtos deles vendem 80% a mais quando usam um aroma floral no ambiente (outros aromas também foram testados). Uma prova de que é possível estimular a venda com essa estratégia de marketing.

Marketing sensorial através do tato

O consumidor adora ver com as mãos, ou seja, tocar. Observe a disposição dos produtos em uma loja nos grandes centros urbanos. Geralmente as peças estão expostas em manequins ou penduradas em araras de fácil acesso. O contato com a textura do tecido, o toque, a prova, são experiências que o consumidor tem necessidade de vivenciar e pode influenciar muito na hora da compra.

Certifique-se de que o seu produto está visível e ofereça fácil acesso ao consumidor.

Marketing sensorial através do paladar

A experiência sensorial através do paladar, conhecida também como gustação, é a capacidade de reconhecer o gosto do alimento e, assim como os outros sentidos, causar emoção.

Essa estratégia pode ser trabalhada em restaurantes, praças de alimentação, sorveterias, entre outros, incluindo lojas que não necessariamente trabalham com alimentos. É comum algumas grifes oferecer petiscos, doces, balas, em dias especiais, para encantar o cliente.

Marketing sensorial através da audição

Um ambiente que oferece música agradável, causa a sensação de bem-estar no consumidor. Ao ouvir um som, o cérebro é estimulado por sensações que podem causar relaxamento mental e fazer com que o cliente dedique mais tempo no processo de escolha dos produtos.

A qualidade da música pode variar com o tipo do seu público, mas é importante não apostar em músicas excessivamente populares ou agitadas. Também é importante conservar o volume baixo.

Marketing sensorial através da visão

A visão é o principal estímulo sensorial trabalhado no marketing sensorial. O uso de cores e imagens é extremamente importante para causar impacto no consumidor. A estampa visual é responsável direta pelo reconhecimento da marca, como exemplo de McDonald´s e Coca-Cola, que têm uma presença muito forte.

Se você pretende conquistar o reconhecimento da sua marca, comece caprichando na identidade visual da sua empresa. A identidade é uma forma de você se comunicar e ser reconhecido. Priorize também a decoração do ambiente, a criatividade na disposição dos produtos e o layout da sua loja com cores alegres e vibrantes.

Deu para perceber que o marketing sensorial é uma experiência subjetiva e emocional que você pode proporcionar para os seus clientes?

monique-tmMonique Gomes é blogueira, jornalista freelancer certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

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